Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

A importância da preservação ambiental

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação do setor rural e um auxiliador na obtenção de crédito para o agronegócio. Os cuidados com as áreas de reserva, floresta e biomas nativos estão incluídos nas atividades ligadas à produção de alimentos. Com a intensificação de ações como o plantio associado a práticas de conservação da vegetação nativa, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentou, no seu relatório sobre o estado das florestas do mundo em 2022, que a produtividade agrícola pode aumentar em 1 bilhão de hectares se 1,5 bilhão de hectares e terras que foram danificados e perderam sua capacidade produtiva forem recuperados com ações como o plantio de árvores.

Também faz parte da regularização ambiental cuidar das áreas privadas de preservação onde as lavouras estão inseridas; trata-se de uma exigência legal na hora de tomar algum tipo de financiamento.

Assim, cada vez mais é preciso investir na preservação e na recuperação de áreas degradadas. Para que isso ocorra, são necessárias várias ações, entre as quais estão fazer o controle de erosão, proteger nascentes e cuidar da vegetação nativa. Para essas práticas, é preciso fazer compras de insumos, sementes e outros produtos que são de responsabilidade do dono das terras a serem conservadas; em suma, é necessário investir capital.

Para incentivar o setor do agronegócio a cuidar e a recuperar áreas que estão degradadas, o Plano Safra 2022/23 lançou uma linha de crédito especial para as práticas de preservação ambiental: um montante de R$ 6,19 bilhões, com taxas de 7% ao ano em casos de  recursos para recomposição de reserva legal e Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Assim, investir para preservar ou recuperar uma área degradada é também uma forma de estar em conformidade com a legislação ambiental, o que, no médio e longo prazo, entra no atrativo mercado de crédito de carbono, uma opção de negócio em expansão no país.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides