Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Maos pegando solo com adubo mostrando uma planta

Adubo: nutrindo todas as plantações

Um dos segredos para uma plantação nutrida e forte é a adubagem, pois o uso de adubo pode ajudar no crescimento e desenvolvimento saudável das plantas!

Existem adubos para diferentes necessidades, ou seja, para cada demanda que sua plantação tiver, você pode recorrer a uma opção diferente.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente o Brasil ocupa a 4ª posição mundial no consumo global de fertilizantes e adubos!

Isso mostra que os produtores brasileiros são fãs desse recurso. Se você é um deles e quer aprender mais sobre os benefícios do adubo, como usá-lo e quais os melhores tipos, continue lendo!

O que é adubo?

O adubo é um produto de origem orgânica ou sintética (também conhecida como mineral) usado para nutrir as plantas, visto que é rico em nutrientes.

O adubo orgânico tem origem na decomposição de plantas, folhas, frutas, vegetais, esterco, etc. É encontrado também no solo das florestas, devido à formação de húmus gerada pelas folhas e frutas. 

O adubo sintético ou mineral é produzido por indústrias químicas e de fertilizantes, e é muito usado para tratar deficiências nutricionais causadas pelo uso excessivo do solo ou erosão.

Para que serve o adubo?

Sabemos que o solo é a base da agricultura; é nele que as plantas encontram as condições necessárias para crescer e se desenvolver.

Uma notícia triste é que, de acordo com uma estimativa da Embrapa, 33% dos solos do mundo estão degradados e, por ser um recurso finito, a perda e degradação podem não ser recuperáveis em um curto período.

No Brasil, os principais problemas de degradação enfrentados são erosão, perda de carbono orgânico e o desequilíbrio de nutrientes.

Apesar desse dado alarmante, é possível agir para conservar e restaurar esse recurso, e é nesse momento que o adubo entra em cena!

O adubo serve para restaurar e possibilitar o desenvolvimento de micro-organismos benéficos, o que aumenta ainda mais a qualidade das condições do solo.

O adubo orgânico, por exemplo, é rico em nitrogênio, fósforo e potássio e em macro e micronutrientes, como ferro, boro, cobre, enxofre, cálcio, magnésio e zinco.

São muitos os benefícios proporcionados pela prática de adubação. Além da nutrição, ela:

  • dá força e rigidez aos caules;
  • facilita a floração;
  • aumenta a frutificação;
  • acelera a maturação;
  • intensifica a resistência;
  • contribui para o desenvolvimento e a saúde geral das plantas.

Agora que você conhece os benefícios e para que serve o adubo, vamos partir para uma explicação mais aprofundada sobre os tipos existentes!

Quais os tipos de adubo?

Como mencionamos, os dois tipos principais de adubos são os orgânicos e minerais. A seguir, vamos explicar mais detalhadamente o que você precisa saber sobre ambos:

Adubos minerais

Também conhecido como adubo inorgânico ou sintético, esse tipo de adubo é obtido, em geral, a partir de extração mineral ou refino do petróleo, como fosfatos, cloretos, etc.

Um ponto importante a ser considerado na adubação mineral é que ela deve ser feita após uma análise do solo em laboratório, para assim identificar as necessidades específicas.

E por que isso deve ser feito?

Nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio atuam de formas diferentes na terra e têm funções específicas no desenvolvimento da planta, portanto usá-los de forma equivocada pode trazer prejuízos para as plantações.

Um exemplo de plantação com necessidade de fertilizante mineral é o milho, pois ele remove grandes quantidades de nitrogênio e frequentemente requer o uso de adubação nitrogenada para que cresça produtivamente.

Vale ressaltar que o fertilizante mineral ou inorgânico, no geral, não é indicado para plantações caseiras, visto que precisa de estudos do solo e de cálculos precisos sobre a quantidade que se deve usar em cada plantio.

Adubos orgânicos

Os adubos orgânicos são popularmente conhecidos e feitos a partir de matéria de origem vegetal ou animal. Em sua composição, são ricos em nutrientes, e costumam ter um custo relativamente mais baixo. 

É importante estar ciente de que, para grandes plantações, as fontes orgânicas não contêm todos os nutrientes em quantidades balanceadas, ou seja, pode ainda ser necessário usar o adubo mineral.

Um adendo relevante é que o adubo orgânico precisa ser aplicado com 15 dias de antecedência ao plantio, para que o solo dê conta de absorver todos os nutrientes.

Já para plantações caseiras, ele acaba sendo um recurso muito eficiente, pois é fácil de encontrar e de aplicar.

Vantagens e desvantagens de cada tipo

Além dos pontos que citamos, cada tipo de adubo tem suas vantagens e desvantagens, conforme segue:

Adubos minerais

Vantagens:

  • Maior precisão e quantidade de nutrientes a serem fornecidos;
  • Maior velocidade de resposta produtiva;
  • Maior facilidade de aplicação e armazenamento;

Desvantagens:

  • Fontes não renováveis (como fósforo e potássio);
  • Alto custo de produção;
  • Empedramento quando mal armazenados;
  • Alteração das condições de pH e salinidade do solo.

Adubos orgânicos

Vantagens:

  • Fonte de macro e micronutrientes;
  • Composto condicionantes de solo;
  • Produção fácil e acessível;
  • Reaproveitamento de resíduos de outras cadeias;

Desvantagens:

  • Exige muita mão de obra;
  • Pode causar microrganismo de doenças quando mal processados;
  • Menor concentração de nutrientes.

Quantas vezes é necessário fazer adubagem?

Diferentemente do que muitos produtores acreditam, a adubação contínua não é sinônimo de produtividade, de acordo com o que uma pesquisa realizada pela Embrapa comprovou.

Embora o uso de corretivos e adubos representem, em média, 30% dos gastos com sistemas de produção, foi comprovado que é possível reduzir ou adubar menos algumas safras, sem perdas significativas de produtividade.

Assim, a adubação otimizada representa uma economia grande no uso de fertilizantes.

Qual a diferença entre adubo e fertilizante?

Após aprender os principais pontos sobre os adubos, é importante entender qual a relação dele com fertilizantes, visto que isso causa muitas dúvidas.

O primeiro ponto que precisa ser esclarecido é que os dois não são sinônimos, apesar de terem a mesma função: enriquecer e nutrir o solo.

Os adubos, no geral, são feitos de material orgânico, com substâncias que são encontradas na natureza, enquanto os fertilizantes são materiais sintéticos produzidos em laboratório.

Outro ponto é que tanto adubos quanto fertilizantes devem fornecer macronutrientes, porque são necessários em maiores quantidades, e micronutrientes, necessários em quantidade menor.

Como usar o adubo?

Você já sabe que exagerar na aplicação não é o ideal, então apresentamos a seguir os principais métodos de aplicação de adubos:

Lanço

Nesse método, a dose calculada do produto é aplicada por toda a plantação durante as fases de desenvolvimento, de maneira superficial no solo.

A operação pode ser feita com discos ou equipamentos parecidos que joguem o adubo de forma bem distribuída nos locais estabelecidos.

Semeadura

Nessa aplicação, o fertilizante é incorporado ao solo antes do plantio e deposita os nutrientes um pouco abaixo do nível da semente.

Apesar de garantir uma boa disponibilidade no início do desenvolvimento das plantas, é necessário o esforço da adubação ao longo do ciclo por outros métodos de aplicação.

Irrigação e pulverização

Para adubos líquidos de solo ou foliares, existem ainda a irrigação e a pulverização. Em ambos os métodos, os nutrientes são diluídos em água e podem ser aplicados ao longo das fases da plantação.

No caso da pulverização, é necessário utilizar um adubo com ação foliar.

Para ajudar na escolha dos adubos e no modo de aplicação, você pode consultar as leis gerais da adubação.

As leis gerais da adubação

As leis da adubação explicam como esse processo impacta a produção das lavouras, por isso conhecê-las é fundamental!

Lei do mínimo

A lei do mínimo afirma que a produção de uma cultura é limitada pelo nutriente que está em menor disponibilidade no solo, ainda que todos os outros elementos estejam disponíveis.

Por exemplo, uma adubação de nitrogênio e potássio não traria aumento na colheita se o elemento mais limitante do solo fosse o fósforo. Assim, apenas depois da aplicação do fósforo é que o nitrogênio e o potássio poderiam ser aumentados.

Lei dos incrementos decrescentes

Segundo essa lei, ao se adicionar doses crescentes de um nutriente, o maior incremento em produção é obtido com a primeira dose. Com aplicações sucessivas do nutriente, os incrementos de produção são cada vez menores.

Em resumo, a primeira dose é a que tem maior eficácia econômica. Doses muito maiores tendem a trazer prejuízos!

Lei do máximo

Na lei do máximo, é observado que o aumento ainda maior de doses de um nutriente faz com que os rendimentos da produção comecem a cair. Nesse caso, o excesso limita e até prejudica a produção.

Em outras palavras, a dose de um nutriente específico pode estar tão alta que leva à toxidez dele ou inibe a ação de outros nutrientes, prejudicando a produtividade da cultura.

Isso é bastante conhecido quando há aplicação de fertilizantes sem conhecimento prévio da real necessidade dele em determinada área de plantio.

Como escolher o melhor tipo de adubo? A gente explica!

Para escolher o adubo ideal para suas plantações, é fundamental considerar alguns pontos importantes para obter sucesso e bons resultados:

  • As condições apontadas pela análise do solo;
  • As necessidades da cultura;
  • A tecnologia de aplicação;
  • A qualidade do produto;
  • Os custos envolvidos com o produto, desde o frete até a aplicação.

Fique atento e pesquise sobre os principais adubos disponíveis no mercado, avaliação dos consumidores e forma de aplicação. Todos esses aspectos são essenciais para evitar prejuízos!

Esperamos que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre os adubos! Quer se aprofundar um pouco mais?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides