Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Os exemplos da agricultura sustentável podem nos dar o norte necessário para começar!

Agricultura Sustentável

Nesse artigo você confere o que há de melhor em termos de Agricultura Sustentável.

Em pleno século XXI ainda existem pessoas que associam o agronegócio com a destruição do meio ambiente, com causadores do efeito estufa e com outras situações.

Fato que não retrata a verdade, visto que com a implementação da agricultura sustentável associada a tecnologia, é possível reduzir os gastos com insumos agrícolas em cerca de 23% segundo a CNA Brasil.

O que é agricultura sustentável?

Agricultura Sustentável é um conceito que associa a sustentabilidade e o agronegócio de uma maneira que seja viavelmente lucrativo, preservando o meio ambiente.

Assim, não é necessário aplicar defensivos agrícolas em excesso, nem abrir novas áreas na intenção de aumentar a produtividade. Pois os mesmos resultados são obtidos se aplicar algumas técnicas que iremos abordar a seguir.

Técnicas de Agricultura Sustentável

Agricultura Orgânica ou Biológica

Usa práticas agrícolas preventivas a fim de conservar a saúde do solo e de toda a produção, como exemplos o manejo ecológico de doenças e pragas, adubação orgânica e rotação de culturas.

Irrigação com sistema de gotejamento

Aqui acontece uma vazão lenta e constante da água, dessa forma é possível reduzir o consumo, diminuir a contaminação por fungos, melhorando o rendimento da cultura e a qualidade do recurso em questão.

Sistema de energia solar

Produtor rural, nessa técnica os painéis solares convertem energia produzida pelo Sol em calor, onde esse processo apresenta um custo baixo de manutenção quando comparado a outros. 

Cogeração de energia

Nesse caso, é produzida a energia elétrica e térmica através da biomassa ou do gás natural, tendo os custos reduzidos, não necessitando de um distribuidor de energia, ocasionando um menor impacto no ambiente.

Compostagem

Nessa estratégia, ocorre o aproveitamento de resíduos orgânicos e a produção de um adubo, que reduz os gastos financeiros e eleva a produtividade.

Sementeiro de cultura para adubação verde

Através da agricultura, as plantas podem ser transformadas em uma massa verde, que ao ser colocada no solo, deixa ele mais rico em termos de sais minerais e teor de matéria orgânica.

Essa técnica ajuda a prevenir lixiviação e erosão depois de colher.

SAFs – Sistemas agroflorestais

Os sistemas agroflorestais são consorciação de culturas com árvores de extrato de folhagem baixo, médio e alto para a cultura plantada a se desenvolver.

Recuperando assim áreas degradadas e restaurando florestas, ainda permite o plantio de várias culturas ao mesmo tempo, proporcionando renda ao produtor todo mês.

Plantação de Sebes

Uma excelente ideia é plantar sebes nas bordas do campo ou coberturas do solo entre as linhas. Assim você estará fornecendo um habitat para os pássaros e insetos que predam as pragas.

Plantação Variável

Nesse caso, o que acontece é que as pragas se desciam e ficam confusas com toda a diversidade.

Agricultura Biodinâmica

Nesse exemplo utiliza-se conhecimentos astronômicos no agronegócio e interação de energias com os seres vivos, tudo através de uma busca pela integridade da exploração agrícola.

Agricultura Natural

Esse é um método de produção onde se busca imitar a natureza, sem muito manejo do solo.

Reciclando o máximo possível dos recursos e mantendo o solo saudável por meio de um ciclo, criando harmonia entre o homem e o meio ambiente.

Permacultura

Técnica também conhecida como agricultura permanente, baseia-se na forma de vida natural e procura desenvolver juntamente com a natureza, projetos de ecossistemas agrícolas sustentáveis e produtivos.

Aqui, objetiva-se não desperdiçar energia, poupando recursos e dinheiro, podendo unir o meio ambiente as pessoas, os animais com a terra e seus recursos.

O fato é que…

O mundo está mudando e precisamos acelerar para poder acompanhar.

Venha com a gente, a TerraMagna enxerga lá na frente e pode te mostrar isso e muito mais.

Fale hoje mesmo com um especialista!!!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides