Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Agronegócio e a sustentabilidade

Recentemente, eu falei em outro artigo sobre a necessidade da Agro 4.0 para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Precisamos produzir cada vez mais para atender à demanda do crescimento da população mundial. Mas esse processo precisa estar aliado à sustentabilidade, assunto que merece destaque e reflexão.

Percebe-se que o agronegócio está adotando, cada vez mais, práticas responsáveis com foco na preservação ambiental.

A menos de dez anos do prazo estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o setor tem investido fortemente em ferramentas e metodologias que auxiliam no cumprimento das metas relacionadas, e que agreguem valor a todos os elementos da cadeia produtiva.

Entre várias práticas adotadas, podemos destacar a redução de adubos químicos, a utilização da água da chuva para irrigação, técnicas de reciclagem e a ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), método de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área, trazendo benefícios como ciclos biológicos mais otimizados, recuperação de áreas degradadas e maior produtividade.

Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que a utilização de energia e água de forma consciente é destaque para os modelos produtivos mais bem vistos no Brasil e que podem servir de exemplos para outros países.

A agricultura sustentável, que prima pelo respeito ao meio ambiente, tem agregado recursos tecnológicos que alinham responsabilidade social e crescimento econômico. A importância é tamanha que mais de R$56 bi do Plano Safra para o biênio de 2020/2021 são voltados para investimento em infraestrutura.

São exatamente os recursos tecnológicos que ajudam de forma direta nas novas práticas sustentáveis, preservando o planeta além de aumentar a produtividade. Tecnologia, inovação e meio ambiente são assuntos que cada vez mais precisam ser empregados no campo, para que o agronegócio do Brasil continue em crescimento e se destacando no cenário mundial.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides