Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

 

A cada dia, o consumidor mais está preocupado com a forma como a comida que ele compra está sendo produzida. O respeito ao meio ambiente está entre os fatores que influenciam as decisões de consumo no mundo moderno.

A agricultura sustentável passou a ganhar mais espaço e precisa alcançar ainda mais produtividade para atender à demanda por comida e, ao mesmo tempo, pensar nos impactos ambientais da atividade. 

Nesse sentido, é importante entender que o produtor rural brasileiro é um provedor de saúde quando produz grãos e proteínas animais. As mudanças na forma de nutrir o solo passam pelo avanço das tecnologias e por práticas desenvolvidas para tornar a produção mais eficiente. A melhoria na produção de alimentos do país só foi possível porque, ao longo dos anos, o produtor rural passou a usar os fertilizantes com orientações técnicas, o que fez com que o solo aumentasse sua produtividade, e também porque está aplicando cada vez mais a sustentabilidade na hora de produzir.

O tema é tão importante que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) desenvolveu um programa permanente de formação on-line, chamado Educa+, voltado para a educação ambiental. O programa tem 50 mil inscritos, e seus cursos e palestras já foram visualizados mais de 24 mil vezes, o que demonstra um interesse com relação ao tema. Um esforço intenso tem sido feito para que cheguem ao campo temas como desmatamento, uso consciente da água, emissão dos gases de efeito estufa e produção saudável. É crescente o interesse do setor pelos créditos de carbono e pela maneira como as práticas abrem um novo mercado para o agronegócio.

No entanto, de acordo com dados do MMA, no país, aproximadamente 180 milhões de pessoas vivem distante da realidade rural, já que 85% da população vive na área urbana. Assim, faz-se necessário um programa de educação ambiental que leve o debate e o assunto da sustentabilidade para as escolas inseridas nas cidades, a fim de que os estudantes entendam com mais profundidade, por exemplo, que, por meio do uso racional de fertilizantes na agricultura, o produtor rural consegue diminuir a degradação do solo e, ainda, conservar a qualidade dele.

É com sustentabilidade que o agronegócio vai continuar a ser robusto e atender à demanda crescente por alimentos que se intensifica a cada dia em todo o mundo.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides