Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Ajuste de garantia em tempo safra evita R$900 mil de prejuízo

Financiar e a área da garantia não ser plantada com a cultura correta é uma fraude comum para quem opera no agronegócio. Porém, visitar 100% de suas garantias – cada talhão de cada fazenda – é inviável com equipes de campo.

Nesse artigo, mostro como se proteger contra fraudes durante o plantio.


Depois de mostrar como evitamos o desvio de mais de 5 mil sacas de soja no Pará durante a colheita de uma garantia da Albaugh, vou abordar outra forma comum de fraude no agronegócio: o não plantio de uma área em garantia.

Sobre a Araguaia

Araguaia é uma grande empresa brasileira atuando na produção de fertilizantes e produtos agropecuários, com presença focada no Centro-Oeste, principalmente em Goiás e Mato Grosso.

Com uma ampla rede de lojas que visa aproximar seus produtos e serviços do mercado consumidor levando o que há de melhor em qualidade de produtos e serviços aos seus clientes, a Araguaia conta com uma estrutura ampla e planejada em cada detalhe. Suas unidades produtivas somadas entre si são capazes de produzir em um só turno mais de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes por ano.

Para uma empresa grande e ainda crescendo como a Araguaia, operações de concessão de crédito em barter – atreladas à entrega de parte da produção em prazo safra – são essenciais.


A garantia que não foi plantada

A Araguaia fiscaliza a lavoura de suas concessões em prazo-safra com equipes de campo apoiadas por informações do FIDES.

Acompanhando as lavouras através da plataforma FIDES, eles constataram que uma área em garantia em Cocalzinho de Goiás – GO, responsável pela produção de 14 400 sacas de soja, não fora plantada.


O alerta de ausência de plantio

Com base nos alertas de ausência de plantio do FIDES, a Araguaia solicitou a verificação in loco a seus agrônomos, que confirmaram que a garantia estava vazia.

O Departamento de Crédito da Araguaia renegociou a garantia, montou então uma estratégia de acompanhamento mais intenso para esse cliente específico – visitas periódicas a fim de acompanhar o desenvolvimento da safra – e garantiu o recebimento de toda garantia.

Ou seja:

  1. FIDES apontou o não-plantio de uma garantia que escapou à atenção das equipes terrestres e
  2. os recursos da empresa foram racionalmente empregados com base no insight fornecido pelo FIDES.

Informação que evita fraudes

Ajustar uma garantia em tempo de safra é essencial para que uma dívida expressiva não seja rolada para o próximo ano, como é tão comum no agronegócio. Mais fácil dito do que feito: você precisa saber o mais rápido possível, dentro da safra, que a garantia é vazia, a fim de que saiba que tem que renegociá-la.

A vigilância via satélites forneceu essa informação em tempo hábil para que a Araguaia não rolasse uma dívida de R$900.000 para próxima safra. Você também pode evitar esse tipo de prejuízo.

Na sua empresa

Não são somente os grandes players do agronegócio que têm acesso a tecnologia.

Queira você potencializar seu setor de recebimentos, aumentar sua carteira no agronegócio ou se proteger melhor, o FIDES fornece a segurança que você precisa. Se quiser saber mais sobre o que a plataforma oferece, recomendo checar os seguintes artigos:

Quer saber mais sobre como funciona o nosso trabalho? Fale com um de nossos especialistas.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides