Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Antecipação de crédito: uma alternativa para os distribuidores de insumos 

Com oferta cada vez mais restrita e juros mais caros, o agronegócio busca alternativas para ter capital e levar os negócios adiante. Os subsídios financeiros oferecidos ao setor por meios tradicionais não têm atendido às necessidades; somado a isso, os custos de produção têm aumentado.

Uma das maneiras encontradas para obter crédito são as operações de Barter, que tornam viável a compra de insumos, pagos futuramente com parte da produção agrícola. Entretanto, essa operação oferece riscos por causa das questões ligadas ao clima, como geadas e secas.

Para evitar esses riscos, os distribuidores de insumos passaram a buscar a antecipação de recebíveis. Ao receber Cédulas de Produto Rural (CPRs), o distribuidor negocia com o mercado de capitais, que “compra” essas CPRs e paga à vista.

Assim, os fornecedores de insumos passam a ter dinheiro em caixa no início da safra, podendo negociar com autonomia e liberdade para ter mercadoria de várias marcas de insumos, oferecendo mais opções aos produtores e garantindo descontos que podem chegar a 15%. Além disso, evita-se totalmente o risco caso aconteça alguma quebra de sabra ou qualquer outra questão relacionada à inadimplência do pagamento.

A operação melhora a relação entre as partes, fortalecendo o agronegócio e as transações financeiras. Todo o procedimento é realizado com total segurança e acompanhamento para garantir tranquilidade a todos os envolvidos. Buscar alterativas para ter crédito no agronegócio é a garantia de que o setor continuará em desenvolvimento constante, sendo referência não só no Brasil, como também no mundo.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides