Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Antecipação de recebíveis possibilita que distribuidores vendam mais na safrinha 2021

O Brasil tem um cenário extremamente favorável para a safrinha 2021. O aquecimento da demanda nacional e internacional estimula o setor, que deve alcançar uma produção recorde.

A produção de milho, uma das principais culturas da safrinha, está em um momento positivo. No final de outubro, a saca de milho atingiu, pela primeira vez na história, o valor de R$81,48 pelos indicadores Esalq/BM&FBovespa.

Com o aumento da demanda internacional, principalmente devido ao interesse da China nesta commodity, no final do primeiro semestre deste ano, 40% da produção do milho safrinha 2021 no Mato Grosso já estava comercializada, segundo o IMEA (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária). De acordo com especialistas, cerca de 35% de toda a produção futura dessa cultura em território nacional já foi comercializada, sendo que a média para a época é de 10%.

Essa alta de preço e de demanda estimulou o produtor a aumentar sua área de plantio. Segundo projeção feita em outubro pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção 2021 da safrinha de milho deve chegar a 76,7 milhões de toneladas, 2,3% acima da 2020.

Devido ao aquecimento de mercado, a demanda de insumos para esta safrinha estará em alta, tanto para o início da produção, quanto para o desenvolvimento da lavoura. E é exatamente nesse momento que os distribuidores receberão uma demanda muito grande.

Atendendo à alta demanda de insumos

Boa parte das compras de insumos no agronegócio brasileiro é realizada pela operação de barter, um viabilizador comercial onde o produtor paga a compra de insumos para o distribuidor com parte da sua futura produção. A operação está sendo cada vez mais procurada e os distribuidores de insumos, de certo modo, ficam “presos” nesse tipo de transação pois, ou fazem isso, ou tem a chance de perder vendas para os concorrentes.

Sendo assim, como os distribuidores podem captar recursos para poder comprar os insumos para vender ainda nesta safrinha?

Uma das formas mais eficientes é a antecipação de recebíveis. O serviço funciona da seguinte maneira: as CPRs e títulos recebidos pelos distribuidores são analisados com o uso de tecnologias, como a de análise por inteligência artificial e cruzamento de dados. Após se certificar sobre o risco que a operação envolve, esses recebíveis são negociados com o mercado de capitais, onde um fundo de investimento “compra” o título e paga diretamente para o distribuidor.

Vantagens da antecipação para os distribuidores 

A segurança e saúde financeira que a antecipação de recebíveis traz para os distribuidores são inegáveis. No entanto, essa operação também pode ser usada de maneira pró-ativa, para garantir mais vendas.

Para atender produtores que precisam de uma grande quantia de insumos, em especial aqueles que normalmente são comprados à vista, como sementes e fertilizantes, o distribuidor precisa ter caixa disponível para fazer essa compra na indústria. Caso não tenha, o distribuidor ou perde a oportunidade, ou tem que buscar recursos com taxas pouco atrativas em fontes como bancos e financeiras, que muitas vezes não estão dispostas a conceder crédito para essas operações.

Com a antecipação de recebíveis, o distribuidor tem uma nova alternativa de financiamento. Com a TerraMagna, por exemplo, ele pode reunir as CPRs ou duplicatas de seus produtores para gerar recursos para viabilizar essa venda através da antecipação. Analisamos os recebíveis com nossa tecnologia de monitoramento via satélites e análise de dados, conectamos os títulos ao mercado de capitais e os “vendemos” para investidores especialistas em comprar dívidas a longo prazo. Fornecemos então o dinheiro ao distribuidor para que ele efetue a compra diretamente com a indústria e possa vender os insumos aos produtores.

Fazendo essa compra à vista, o distribuidor consegue descontos com seus fornecedores que, em muitos casos, se equiparam às taxas de custo da antecipação. Ou seja, a antecipação funciona como um método efetivo de realizar vendas maiores que, de outra maneira, poderiam ser inviáveis.

Além de viabilizar essa negociação, o distribuidor ainda trabalha com uma operação que é segura, sem possibilidade de não recebimento e sem parcelamento.

Se você tem interesse em saber mais sobre como aproveitar a antecipação de recebíveis para vender mais insumos ainda nesta safrinha, visite nosso site e confira nosso e-book sobre o tema.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides