Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Efeito de bacterias em raizes da lavoura

Bactérias e agricultura: nem sempre é preciso combatê-las

As bactérias são um tipo de microrganismo presente em praticamente todo lugar. Apesar de terem uma fama negativa (em razão das doenças), nem sempre elas significam um problema. 

Por exemplo, nos corpos dos seres humanos, há bactérias que ajudam na digestão. 

Da mesma forma, outros processos da natureza acabam sendo beneficiados pela presença de bactérias específicas.

É o caso da produção agrícola: da mesma maneira que alguns tipos de bactérias e fungos podem ser prejudiciais, outros acabam beneficiando a plantação. 

Entenda mais sobre o assunto e veja por que é importante investir em tecnologia e informação!

Entendendo as bactérias

As bactérias são um tipo de organismo microscópico presente em praticamente todo ambiente. São unicelulares e não possuem núcleo definido nem organelas membranosas. 

Também podem ser de diferentes formas; a esférica, a bastão e a espiralada são as mais comuns. 

Existem diversos tipos, e cada uma delas pode ou não causar algo no local em que está presente. 

No caso das bactérias infecciosas para humanos, podem levar a alguma doença, por exemplo. Mas muitas podem simplesmente não causar nada de mal, enquanto outras podem até ajudar. 

Da mesma maneira ocorre com as plantas: algumas bactérias presentes podem causar problemas, mas outras podem beneficiar a produção agrícola. 

Muitas bactérias são responsáveis pela decomposição de matéria orgânica, por exemplo, além de outras serem aplicadas até no setor alimentício (como em iogurtes). 

Por que nem sempre são prejudiciais?

As bactérias, assim como os outros microrganismos, têm suas funções na natureza; por isso, não devem ser consideradas sempre como algo negativo. 

Assim, muitas vezes, elas podem colaborar com o ambiente, ajudando na biodiversidade, na manutenção de um ambiente mais fértil, entre outros fatores. 

A falta de conhecimento sobre a importância das bactérias é um dos fatores para que o uso delas na agricultura não seja tão comum no Brasil. 

Porém, outro aspecto é o fato de a maior parte dos produtos que contam com as bactérias serem importados, afastando potenciais compradores pelo valor do dólar e pela dificuldade em encontrá-los. 

Dessa forma, fornecedores de insumos agrícolas encontram nessa lacuna uma grande possibilidade de atender um público carente de bons produtos que fazem a real diferença na produtividade da lavoura.  

Ou seja, é preciso investir em conhecimento agrícola para entender o uso das bactérias, mas também é imprescindível que fornecedores enxerguem, nesses produtos, um bom espaço de investimento. 

A longo prazo, o processo é benéfico para todo o agronegócio, que passa a ter uma produtividade maior e com mais segurança, mesmo considerando os obstáculos do trabalho. 

Cuidados necessários

Um ponto que vale a pena ser comentado é que não são todas as bactérias que podem ser benéficas. 

Isso não quer dizer que o agricultor deve simplesmente deixar de combater as bactérias, uma vez que alguns tipos podem, sim, ser muito prejudiciais para as plantas. 

Por isso, é importante continuar tomando cuidado com o manejo das culturas, fazendo a higienização correta das máquinas e investindo em insumos de combate às pragas

As bactérias boas para a plantação são específicas, e é preciso entender seu uso, seus benefícios e se aprofundar no assunto para ter os resultados esperados. 

Uso de bactérias na agricultura

No caso do setor agrícola, é comum que muita gente ache que as bactérias precisam ser combatidas a todo custo. 

Porém, isso pode estar prejudicando mais do que ajudando a plantação. Muitas bactérias podem ser benéficas para a cultura, dependendo de sua ação. 

O nitrogênio, por exemplo, é um elemento pouco encontrado em muitos solos e que faz toda a diferença na produtividade, pois auxilia na fertilidade da terra. 

Algumas bactérias, por exemplo, são capazes de fixar o nitrogênio nas raízes, auxiliando muito no desenvolvimento da cultura de maneira geral.

Outras bactérias também são capazes de dissolver o fósforo presente na terra, o que também é positivo para as plantas, que dependem do elemento para terem uma melhor qualidade. 

O solo brasileiro (tipo latossolo), de maneira geral, é considerado pobre em nitrogênio e em fósforo, o que isso acaba sendo compensado pelos agricultores com fertilizantes, que podem custar caro. 

Uso na prática

Um exemplo disso é a produção de hortaliças, que exige atenção especial para que não cause problemas na hora do consumo, gerando um grande desafio para os agricultores. 

Isso porque não é possível utilizar agrotóxicos nem adubos solúveis, fazendo com que seja necessário, então, produzir mudas mais resistentes a doenças e pragas. 

Uma das maneiras encontradas pela Embrapa Agrobiologia para isso é a utilização das bactérias pseudomonas. 

Elas auxiliam no desenvolvimento da planta e atuam contra um fungo que causa o tombamento das mudas e atrapalham seu desenvolvimento. 

Além disso, também contribuem com a produção de ácido indolacético (AIA), um hormônio do crescimento presente nas hortaliças, o que faz com que a produtividade agrícola seja muito maior. 

Apesar de todos esses pontos positivos, aqui no Brasil não é comum o uso desse e de outros tipos de bactérias na agricultura. 

E os motivos para isso vão desde a desinformação até a falta desse tipo de produto no mercado brasileiro, seja de importação ou de mercado nacional. 

Benefícios das bactérias para a produtividade agrícola

Como foi visto, o uso de bactérias na agricultura não é tão comum por causa do valor a ser investido, falta de produtos específicos e também falta de informação. 

Porém, quando bem aplicadas, podem trazer resultados surpreendentes para a produtividade agrícola. 

Veja alguns desses benefícios a seguir.

Ajudam na regeneração do solo

Ao lado de fungos e leveduras, as bactérias são responsáveis por fornecer nutrientes para o solo e decompor material orgânico, principalmente depois da colheita. 

Sem as bactérias o solo não conseguiria se regenerar da melhor maneira, fazendo com que perdesse cada vez mais seus nutrientes.

A longo prazo, o resultado disso é um solo pobre, que exige muito mais manutenção e aplicação de produtos caros.

Se o combate das bactérias fosse feito da maneira certa, não haveria necessidade disso. Por isso, a importância de entender o solo e todos os microrganismos presentes nele. 

Ajuda no desenvolvimento de hortaliças

Como vimos, as hortaliças são um dos maiores desafios da agricultura, pois exigem cuidados especiais. 

Sabendo como utilizar as bactérias pseudomonas, esse tipo de plantação pode ser muito beneficiado, já que aumentará sua produção.

As bactérias contribuem com um hormônio de crescimento importante para o desenvolvimento, fazendo com que as mudas cresçam mais fortes e resistentes. 

Reduz o estresse hídrico em milho, soja e trigo

Outro uso muito indicado das bactérias na produção agrícola é a manutenção da produtividade de culturas de commodities, como milho, soja e trigo

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities, mas nem todos os produtores utilizam as bactérias para aumentarem sua produtividade e venderem produtos com cada vez mais qualidade. 

No caso dos grãos, o principal foco é tornar a plantação mais resistente às secas. Algumas bactérias conseguem aumentar a retenção de água nas raízes, o que possibilitaria grãos de maior qualidade e em maior quantidade. 

Esse tipo de uso ainda está em estudo no Brasil, mas é visto como um divisor de águas, principalmente considerando que grande parte da plantação acaba sendo prejudicada por alguma intempérie do tempo. 

Assim, os produtos brasileiros conseguirão driblar alguns dos maiores problemas da produção agrícola, como a infertilidade do solo, além de manter as raízes hidratadas. 

Investindo em tecnologia e conhecimento

Como foi visto, são muitos os pontos positivos que o uso das bactérias certas pode trazer para a plantação. Da mesma maneira, é preciso saber combater aquelas que podem ser prejudiciais. 

Esse tipo de conhecimento é imprescindível para todos os envolvidos no setor agrícola, tanto o agricultor em si quanto quem trabalha com fabricação de insumos, por exemplo. 

Isso porque é a partir de conhecimento, estudos e pesquisas que uma lavoura pode se destacar e aumentar muito sua produtividade, já que foram aplicadas as técnicas corretas e os produtos ideais. 

Por isso, entender sobre as bactérias e seus usos na agricultura é para todos aqueles que trabalham com esse setor. 

Existem cursos específicos e de especialização apenas para entender pragas e microrganismos benéficos, e vale a pena investir nisso. 

No caso dos fornecedores, entender como as bactérias são utilizadas a favor da lavoura fora do Brasil é um dos caminhos para trilhar uma estratégia e trazer essa possibilidade também para os agricultores brasileiros. 

Existe uma lacuna de conhecimento e de produtos referentes às bactérias que pode ser muito bem aproveitado para evoluir ainda mais a qualidade brasileira. 

Claro, para fazer tudo isso, é preciso investir de verdade em pesquisa e conhecimento sobre as bactérias no campo. Por isso, muitas vezes o crédito agrícola pode ser sua melhor opção!

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides