Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Barter, uma operação que não deixa sua produção parar!

Barter Soja – A produção não pode parar!

Barter soja ou operação de Barter é uma negociação financeira que produtor rural pode fazer, onde ele pega os insumos agrícolas de uma distribuidora e só paga no final da safra, com parte da produção.

Neste artigo você encontra os benefícios e os riscos desse acordo que é firmado através de uma CPR – Cédula do Produtor Rural, devidamente registrada em cartório e que traz todos os detalhes da operação.

A operação de Barter, que antigamente era conhecida como Soja Verde, vem ganhando popularidade no meio agronômico, devido a facilidade e rapidez de negociação.

Ela traz muitos benefícios como a possibilidade de comprar insumos a prazo sem tirar dinheiro do bolso, e ainda pagar com sua própria produção, isso sem se comprometer com financiamentos burocráticos onerosos.

Como funciona o Barter Soja?

Já imaginou pegar insumos e só pagar com parte da produção de soja lá no final da safra? Com o Barter isso é possível, vamos te explicar como funciona:

  1. O produtor rural se encontra no início de safra, precisa de insumos agrícolas, não deseja processos burocráticos e não tem tempo a perder.
  2. Ele procura uma distribuidora de insumos que faz um acordo, formaliza-se uma CPR.
  3. A distribuidora fornece os insumos que ele necessita do plantio à colheita: adubo, herbicida, entre outros.
  4. No final da safra o produtor paga tudo que ele pegou com parte da safra de soja.
  5. A distribuidora vende essa soja para uma trading ou consumidor de grãos.
  6. A trading lucra comprando e vendendo ações, matérias-primas ou moedas, dependendo da condição do mercado internacional.

O Barter Soja é bom pra quem?

A operação de barter apresenta benefícios, onde ambas as partes têm a ganhar tanto a curto, como a longo prazo.

Benefícios do Barter para Produtor Rural

O produtor rural se livra da espera pela concessão de crédito rural, que pode chegar até seis meses e pode comprar insumos a prazo, isso sem precisar tirar dinheiro do bolso no início de safra.

Além de tudo, tem a oportunidade de pagar a dívida gerada com sua própria soja.

Garante ainda a chance de se levantar de momentos de crise, mesmo com a produção servindo de garantia em outras operações.

Benefícios do Barter para Distribuidora de Insumos

As distribuidoras de insumos garantem a venda facilitada, visto que mesmo que seja a prazo, tem juros e dependendo do momento do mercado, lucra muito.

Além do mais, ela tem a grande chance de estreitar laços com seus clientes, possibilitando melhores condições, promovendo uma relação de confiança e fidelidade.

Benefícios do Barter para Tradings

Como diz o ditado: “Trem bão é coisa boa”, e para as tradings não é diferente, elas conseguem mais uma forma de adquirir soja por um preço menor e vender por um preço maior.

São as tradings que decidem o preço de acordo com o que acontece no mercado internacional.

Barter Soja e o Mercado

Com a dificuldade do produtor em ter acesso ao crédito rural, visto que 38%,  de acordo com a CNA, nunca tiveram acesso ao crédito rural, surgiu a opção de se fazer Barter.

Três peças super importantes nesse triângulo perfeito: PRODUTOR – DISTRIBUIDORA – TRADING.

Um marco sem dúvida foi quando a New Holland, em 2015, começou a financiar colheitadeiras em troca de sacas de soja, e em apoio com a Cargill, que adquire essa soja para processar ou exportar, virou o “casamento perfeito”.

De acordo com Jefferson Kohler geralmente o produtor entra com soja para arcar 10% do valor do maquinário, mas houve casos onde chegou a 40%.

Para realizar esse tipo de operação, o produtor necessita de um avalista de uma CPR do valor do volume da soja, isso em até US$ 250 mil, se passar tem que dar uma garantia da terra (hipoteca).

O crescimento do Barter é devido a estarmos vivendo um momento de safras recordes no Brasil, e através do Barter Soja, o produtor trava o preço no início, se garantindo contra variações de preço.

Barter seguro é possível?

Uma operação de Barter pode ser complicada e o produtor deve tomar muito cuidado para não trazer inúmeros prejuízos.

Nossa empresa, a TerraMagna, trabalha com análises de dados seguras e altamente confiáveis, com alto índice de precisão.

Possuímos uma inteligência artificial exclusiva que ajuda a interpretar dados governamentais, análise de imagens de satélites e muito mais.

Converse hoje mesmo com um especialista: Quero falar com um especialista em Crédito Rural e Barter!!!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides