Barter soja ou operação de Barter é uma negociação financeira que produtor rural pode fazer, onde ele pega os insumos agrícolas de uma distribuidora e só paga no final da safra, com parte da produção.
Neste artigo você encontra os benefícios e os riscos desse acordo que é firmado através de uma CPR – Cédula do Produtor Rural, devidamente registrada em cartório e que traz todos os detalhes da operação.
A operação de Barter, que antigamente era conhecida como Soja Verde, vem ganhando popularidade no meio agronômico, devido a facilidade e rapidez de negociação.
Ela traz muitos benefícios como a possibilidade de comprar insumos a prazo sem tirar dinheiro do bolso, e ainda pagar com sua própria produção, isso sem se comprometer com financiamentos burocráticos onerosos.
Índice de conteúdo
ToggleComo funciona o Barter Soja?
Já imaginou pegar insumos e só pagar com parte da produção de soja lá no final da safra? Com o Barter isso é possível, vamos te explicar como funciona:
- O produtor rural se encontra no início de safra, precisa de insumos agrícolas, não deseja processos burocráticos e não tem tempo a perder.
- Ele procura uma distribuidora de insumos que faz um acordo, formaliza-se uma CPR.
- A distribuidora fornece os insumos que ele necessita do plantio à colheita: adubo, herbicida, entre outros.
- No final da safra o produtor paga tudo que ele pegou com parte da safra de soja.
- A distribuidora vende essa soja para uma trading ou consumidor de grãos.
- A trading lucra comprando e vendendo ações, matérias-primas ou moedas, dependendo da condição do mercado internacional.
O Barter Soja é bom pra quem?
A operação de barter apresenta benefícios, onde ambas as partes têm a ganhar tanto a curto, como a longo prazo.
Benefícios do Barter para Produtor Rural
O produtor rural se livra da espera pela concessão de crédito rural, que pode chegar até seis meses e pode comprar insumos a prazo, isso sem precisar tirar dinheiro do bolso no início de safra.
Além de tudo, tem a oportunidade de pagar a dívida gerada com sua própria soja.
Garante ainda a chance de se levantar de momentos de crise, mesmo com a produção servindo de garantia em outras operações.
Benefícios do Barter para Distribuidora de Insumos
As distribuidoras de insumos garantem a venda facilitada, visto que mesmo que seja a prazo, tem juros e dependendo do momento do mercado, lucra muito.
Além do mais, ela tem a grande chance de estreitar laços com seus clientes, possibilitando melhores condições, promovendo uma relação de confiança e fidelidade.
Benefícios do Barter para Tradings
Como diz o ditado: “Trem bão é coisa boa”, e para as tradings não é diferente, elas conseguem mais uma forma de adquirir soja por um preço menor e vender por um preço maior.
São as tradings que decidem o preço de acordo com o que acontece no mercado internacional.
Barter Soja e o Mercado
Com a dificuldade do produtor em ter acesso ao crédito rural, visto que 38%, de acordo com a CNA, nunca tiveram acesso ao crédito rural, surgiu a opção de se fazer Barter.
Três peças super importantes nesse triângulo perfeito: PRODUTOR – DISTRIBUIDORA – TRADING.
Um marco sem dúvida foi quando a New Holland, em 2015, começou a financiar colheitadeiras em troca de sacas de soja, e em apoio com a Cargill, que adquire essa soja para processar ou exportar, virou o “casamento perfeito”.
De acordo com Jefferson Kohler geralmente o produtor entra com soja para arcar 10% do valor do maquinário, mas houve casos onde chegou a 40%.
Para realizar esse tipo de operação, o produtor necessita de um avalista de uma CPR do valor do volume da soja, isso em até US$ 250 mil, se passar tem que dar uma garantia da terra (hipoteca).
O crescimento do Barter é devido a estarmos vivendo um momento de safras recordes no Brasil, e através do Barter Soja, o produtor trava o preço no início, se garantindo contra variações de preço.