Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Correta utilização dos fertilizantes e eficiência do solo

Ao longo da civilização, o homem vem cultivando a terra para a produção de alimentos. Com o passar dos anos, sendo desenvolvidas técnicas e o conhecimento foi se aprimorando. As descobertas cientificas permitiram a ampliação do estudo do solo, e as tecnologias ajudam nesse conhecimento, aumentando os espaços destinados à agricultura no mundo. O uso de adubos foi um passo importante para melhorar a qualidade das terras agricultáveis.

Recentes pesquisas da Embrapa mostraram como a adubação correta é indispensável para a melhoria da produtividade. Também são importantes conhecimentos sobre as quantidades de nutrientes que devem ser aplicadas no solo para o desenvolvimento das plantações, o momento adequado da aplicação, bem como a época e a dose de cada nutriente para o equilíbrio nutricional da planta, com finalidade de obtenção de elevada produtividade e maior desempenho do cultivo do solo.

Ampliar a produtividade tem sido uma das principais metas e desafios do campo, visto que a demanda por alimentos tem aumentado. A produção das lavouras precisa atender a essa necessidade crescente, o que é possível com o uso correto dos fertilizantes. A eficiência do solo é aprimorada à medida que as orientações técnicas são realizadas. De acordo com orientações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais
(Emater-MG), é necessário fazer as correções necessárias de acordo com cada cultura após a análise do solo.

Enfatizando a importância da fertilização do solo, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar) divulgou uma nota técnica sobre o uso racional de fertilizantes. O documento destaca que a correção da acidez do solo e a adubação são as práticas que, historicamente, proporcionaram maiores incrementos na produtividade da maioria das culturas nessas condições.

A interação do fertilizante adequado com o solo aliada a práticas de manejo leva a lavoura a ter uma melhora na sua performance. Além disso, aumenta-se a produtividade, e a aplicação equilibrada de nutrientes possibilita a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma exigência do mercado atualmente.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides