Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

O que são insumos agrícolas? Venha descobrir nesse artigo a base fundamental do agro.

Investimento em insumos agrícolas: conheça todos os resultados

Alguns produtores ainda têm certas dúvidas sobre o que são insumos agrícolas ou qual é a importância deles na agricultura

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, os insumos agrícolas não são apenas defensivos. 

Na verdade, os insumos têm diferentes origens e são usados para aumentar a qualidade da produção agrícola de maneira geral.

Dessa forma, os insumos servem para que a lavoura seja mais produtiva e colaboram para que o agronegócio tenha melhores resultados. 

Assim, os produtos entram no processo de criação e ajudam a cuidar da produção para reduzir perdas e aumentar a qualidade. 

Ou seja, os insumos agrícolas têm um papel fundamental na agricultura pois contribuem com a produtividade, qualidade e segurança das lavouras. 

É um item indispensável e, por isso, é importante entender o que são, como funcionam e quais tipos podem ser utilizados. Acompanhe para entender melhor!

Afinal, o que são insumos agrícolas?

Insumos agrícolas é o nome dado a tudo o que é utilizado para melhorar uma produção agrícola, considerando as necessidades daquela plantação especificamente. 

Desse modo, podemos dizer que entram nesse grupo diferentes produtos, como:

  • fertilizantes;
  • defensivos agrícolas;
  • inseticidas;
  • maquinário para produção e colheita;
  • equipamentos de uso direto (sprays, dispersores, equipamentos de regas, estufas, etc).

Nesse sentido, os insumos não são apenas produtos químicos, como muita gente pensa, mas tudo aquilo o que é necessário para que a plantação cresça com produtividade e qualidade. 

Investimentos indiretos

Aqui, se encaixam também o trabalho humano e o investimento financeiro indireto

É preciso considerar, portanto, o valor pago aos trabalhadores da lavoura, estabelecendo quantas pessoas são necessárias para que toda a empresa agrícola funcione. 

O investimento indireto é aquele que não é aplicado diretamente na plantação, mas que traz resultados a ela. 

Por exemplo, contratar um profissional especializado, treinar trabalhadores, capacitar funcionários e mais.

Agora, a implementação da tecnologia na lavoura também está sendo considerado um insumo, pois equipamentos tecnológicos contribuem muito com o controle da produção. 

Além disso, vem se tornando cada vez mais comum o investimento em pesquisas e estudos específicos para uma plantação, visando aumentar cada vez mais a produtividade dela.   

Segundo o Eliseu Alves, fundador da Embrapa, o conhecimento pode ser considerado um dos insumos agrícolas mais valiosos, pois sem investimento nele, a produção pode se estagnar e não acompanhar as mudanças do mundo. 

Quais são os principais tipos de insumos agrícolas?

Os insumos são classificados em três tipos ou categorias: os insumos biológicos, químicos e mecânicos. 

Cada um deles têm suas particularidades e, dentro de suas classes, trazem diversos benefícios para a lavoura e têm impacto direto na produção. 

Insumos biológicos

A Embrapa ressalta que as tecnologias sustentáveis estão sendo uma opção cada vez mais comum. 

Assim, há um aumento no uso de bioinsumos e redução na utilização de insumos sintéticos, o que garante também maior segurança de produção e alimentar. 

Podemos enquadrar aqui:

  • sementes específicas que aumentam a produtividade;
  • adubos com base natural;
  • fertilizantes naturais;
  • insetos polinizadores, quando mantidos na lavoura (como as abelhas);
  • restos de colheitas que adubam o solo (necessidade de planejamento);
  • esterco  animal e outros produtos.

Insumos químicos

Diferentemente dos insumos biológicos — que são orgânicos — os insumos químicos são materiais que incluem adubos químicos, defensivos agrícolas (inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, etc) e elementos vindos de rochas e minerais, entre eles o calcário.

Entretanto, é necessário capacitar produtores rurais sobre o uso seguro dos insumos químicos, como aponta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.   

Até 2026, o ministério pretende capacitar mais de 2 milhões de agricultores para tornar a aplicação de insumos biológicos mais segura. 

Esse é o objetivo do programa Aplicador Legal, feito pelo próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos

Insumos mecânicos

Por fim, temos os insumos mecânicos, que são constituídos pelos equipamentos, máquinas, implementos agrícolas, metodologias e tecnologias aplicadas ao campo

Entre os mais comuns e funcionais podemos citar:

  • semeadeiras;
  • tratores;
  • pulverizadores;
  • drones;
  • equipamentos de irrigação;
  • equipamentos de acompanhamento de temperatura e ventos;
  • equipamentos tecnológicos para análise.

Qualquer implemento agrícola que ajude na execução das atividades rurais e tenha resultados como aumento de produtividade, mais rapidez, agilidade nos processos e melhore a rentabilidade pode ser chamado de insumo mecânico. 

Qual a importância de utilizar insumos agrícolas?

Levando em conta que o termo “insumo agrícola” refere-se a diversos elementos necessários para a agricultura, é correto dizer que, sem os insumos agrícolas, simplesmente não há produção. 

Além disso, a escolha dos insumos agrícolas e o investimento feitos nesse sentido influenciam diretamente no crescimento do negócio e na geração de lucros. 

Toda produção agrícola precisa de insumos, uma vez que a lavoura só se desenvolve com a aplicação de fertilizantes e defensivos agrícolas. Aliás, até mesmo o uso de tecnologia é enquadrado como insumo. 

Além disso, a escolha dos insumos define se a produção será mais econômica e sustentável

A partir da utilização correta e direcionada dos produtos, o agronegócio consegue melhorar seus resultados e ter uma produtividade mais elevada. 

Além dos insumos: o que são os implementos agrícolas 

Os implementos agrícolas são um tipo de insumo agrícola, mas não se encaixam na definição de maquinários. 

São peças e outros itens que contribuem com a produção e com o próprio maquinário. 

Muitos agricultores acabam não investindo tanto nessas peças, colocando o dinheiro nas máquinas mais pesadas. 

Entretanto, com as peças certas, é possível melhorar a agilidade, contribuir com a rotina dos trabalhadores e muito mais. 

Um estudo recente realizado na Índia mostrou que o investimento nesses implementos pode aumentar muito a produtividade, apesar de nem todo mundo querer investir na peça certa. 

Os principais implementos agrícolas são: 

  • arados: melhoram a qualidade do solo ao movimentá-lo. Existem diferentes tipos, cada um indicado para tipos de plantação específicas; 
  • subsolador: quebra as camadas compactadas do solo, melhorando a qualidade do solo e aumentando a produtividade. Um bom investimento para as lavouras que usam maquinário pesado. 
  • niveladores de solo: também ajudam a tornar o solo mais propício à plantação, facilitando a passagem dos maquinários e evitando perdas nos processos de colheita, por exemplo. 
  • pulverizadores: importantes durante todo o processo, existem vários tipos e vale a pena investir naquele mais indicado para a plantação em questão, pois pode fazer toda a diferença na produtividade.

Vamos mudar a sua produção agrícola!

Conseguir todos os insumos agrícolas necessários para manter a produção agrícola produtividade e com qualidade não é algo barato

Entretanto, esse tipo de gasto precisa ser visto como um investimento, pois traz retornos a médio e longo prazo que podem mudar a realidade da empresa agrícola. 

O investimento em maquinário, por exemplo, é um dos mais importantes, pois pode diminuir o tempo de colheita ou do trato com a lavoura, o que a longo prazo significa muito mais produtividade.  

Nesse caso, o crédito agrícola pode ser a melhor opção para conseguir os melhores insumos agrícolas e melhorar cada vez mais seu negócio agrícola. 

Se está em dúvida sobre o retorno do investimento e a possibilidade de crédito, Fale com nossos especialistas e entenda como isso pode ajudar na compra de insumos!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides