Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Demanda por fertilizantes e segurança alimentar

A guerra entre Ucrânia e Rússia trouxe a insegurança alimentar. Para a Unicef,  caracteriza-se por um estado de incerteza sobre a capacidade de obter alimentos. O consumo e a produção de alimentos estão em desarmonia.

Duas grandes empresas mundiais do setor de alimentos se pronunciaram com relação à oferta e demanda de alimentos no mundo. A ADM (Archer Daniels Midland Company), com sede nos EUA e uma das maiores empresas de nutrição animal, divulgou em seu relatório trimestral que à medida que a demanda por alimentos cresce há uma oferta cada vez mais apertada.

A Bunge, outra gigante global no fornecimento de alimentos, também apresentou uma demanda mundial crescente com uma oferta insuficiente por conta do conflito no Leste Europeu, como consta em seu relatório trimestral.

As duas empresas, embora concorrentes, mostram situações semelhantes que ajudam a entender a alta nos preços. O mercado de grãos sofreu o impacto da guerra.

A interrupção no fornecimento de milho e trigo teve impacto na comercialização mundial. De acordo com dados publicados pela Forbes, Rússia e Ucrânia são responsáveis por 80% do óleo de girassol comercializado no mundo. Juntas, fornecem um quinto do milho e um terço do trigo consumido no mundo.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) apresentou em suas previsões que a safra de 2022/2023 deve aumentar sua área plantada de grão. A estimativa é que o total chegue a 92,26 milhões de hectares.

No Brasil, de acordo com o 7º levantamento da safra de grãos 2021/2022, divulgado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção deve atingir 269,9 milhões de toneladas. Um aumento de 5,4%, ou seja, são 13,8 milhões de toneladas a mais que na safra anterior, de 2020/2021.

Sendo assim, a demanda por fertilizantes também deve aumentar e, para ter acesso aos produtos, distribuidoras e produtores precisam planejar as compras.  

Para atender essa demanda crescente por alimentos, o plantio não pode esperar. São necessárias ações planejadas e antecipadas de compras para que o produtor tenha no momento correto os fertilizantes que são fundamentais na produtividade.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides