TerraMagna Logo
Portal do
produtor rural

Distribuidor de insumos: descubra como melhorar as suas vendas

A venda de insumos é desafiadora, principalmente, porque os produtos são muito semelhantes tanto nos preços quanto na qualidade. Contudo, se o distribuidor estiver capitalizado, consegue negociar com as indústrias melhores condições que são repassadas aos clientes, tendo possibilidade de oferecer opções de escolha ao agricultor.

Com um mercado cada dia mais competitivo, as revendas precisam desenvolver estratégias de gestão e vendas, um gargalo que desafia o setor e que precisa alcançar cada vez mais resultados. Para se ter uma noção desse mercado, a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) reúne mais de 2.000 empresas registradas e certificadas.

Para auxiliar essas empresas, os especialistas em estratégias de negócios afirmam que, para alavancar as vendas, além do proprietário da distribuidora de insumos, toda a equipe precisa ser informada e estar entrosada; esse é o primeiro passo. Em seguida, é preciso observar e manter uma rotina de constantes treinamentos. Também é necessário que o administrador das distribuidoras tenha cursos para estimular e orientar os responsáveis pelas negociações de insumos sobre o relacionamento com consumidores, ações que precisam estar alinhadas com a elaboração de um planejamento estratégico personalizado, funcional e eficaz. Para os gestores, é importante criar um ambiente de confiança, oferecer produtos de qualidade, ter um estoque que atenda às diferentes demandas que oscilam entre o período de plantio e colheita e observar o mercado externo no caso dos fertilizantes. 

Entre as dicas dadas por profissionais de marketing para melhorar o engajamento entre a revenda e o produtor estão conhecer bem os clientes, personalizar o atendimento, implantar programas de fidelidade, medir resultados e investir em canais de comunicação.

Em um mundo cada vez mais digital, o agronegócio ainda se mantém tradicional e as relações pessoais ainda pesam na hora de fechar um contrato. Por isso, se faz necessário implementar ações que levem à fidelização dos clientes. Também é preciso, todavia, ficar atento às relações comerciais on-line, de forma a não deixar de atender àqueles que preferem as compras com as facilidades da tecnologia. Garantir uma boa gestão do negócio é sinônimo de vender ainda mais diante de um mercado tão competitivo.

Procurando um tema específico?

Gostou do artigo?

Receba gratuitamente conteúdos exclusivos e inéditos por e-mail, feitos pelos especialistas da TerraMagna.

Veja também

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Crédito seguro para o agronegócio

Av. Anchieta, 1078 – Jd Nova America

São José dos Campos – SP

Contato

 (12) 3923.3355

 [email protected]

(65) 9 9639.1505

Acompanhe as novidades