Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Insumos sendo carregados representando o distribuidor

Distribuidor de insumos: entenda a área e por que ela é importante

O mercado de agronegócio é um dos mais relevantes para a economia brasileira hoje em dia, mas o que nem todo mundo sabe é que outros profissionais além do produtor, como o distribuidor, também fazem parte disso. 

Isso porque, para que o agro esteja em seu pleno funcionamento, são vários os setores envolvidos, e a distribuição de insumos é um dos mais importantes. 

Saiba mais sobre essa área de atuação dentro do agronegócio e o quanto ela impacta a produtividade do setor!

O que é ser um distribuidor? 

Uma distribuidora, ou um distribuidor, é uma empresa responsável por fazer a venda de produtos, geralmente para uma região específica. 

Ou seja, o cliente faz a compra com esse distribuidor em vez de ter de entrar em contato com uma indústria ou fabricante diretamente. 

Esse é um processo completamente normal. Por exemplo, os supermercados são distribuidores de produtos, pois o cliente não precisa comprar direto com a fábrica. Imagine fazer isso para todos os produtos da sua lista de compras. 

Da mesma maneira, um distribuidor de agronegócio oferece produtos específicos (de acordo com a área de especialização) para que os produtores e outros profissionais tenham acesso ao que precisam. 

Um distribuidor também é responsável, geralmente, por vendas em lotes de produtos, que podem ir direto para outras empresas (como as fazendas) ou para outras lojas varejistas menores, que venderão em unidades. 

Outro ponto dos distribuidores é que eles conseguem chegar a locais em que a logística de uma indústria muitas vezes não chega. 

Assim, o distribuidor consegue se tornar o principal responsável pela chegada de um produto a determinada região, por exemplo. 

Sem esse tipo de serviço, o mercado de agronegócio como um todo acabaria prejudicado, pois exigiria uma logística muito maior, o que poderia encarecer os produtos. 

Distribuidor autorizado

Um distribuidor autorizado é aquele certificado pelo fabricante para fazer a venda de um produto – no caso, os insumos agrícolas

Essa é uma garantia de que o produto é verdadeiro e fabricado seguindo todas as normas de segurança e de qualidade. 

Também é uma garantia de que o produto está vendido pelo valor dentro da margem correta; assim, o comprador sabe que está pagando o valor justo pelo produto. 

Para ser um distribuidor autorizado, é preciso atender a alguns requisitos definidos pelas próprias indústrias fabricantes. 

Isso é feito para garantir a qualidade do início ao fim do ciclo de compra de um insumo, e muitas empresas prezam por isso, para garantirem sua relevância no mercado. 

Dessa maneira, é comum que os fabricantes peçam estruturas específicas de armazenamento de um produto ou até mesmo realizem um treinamento de vendas. 

Representantes comerciais

Outra função que se assemelha muito ao do distribuidor, mas que conta com diferenças significativas, é a de representantes comerciais. 

O representante comercial é responsável por fazer as vendas dos produtos diretamente para o fazendeiro e ganhar uma comissão por isso. 

No caso do agronegócio, o representante visita as fazendas e empresas do setor oferecendo o produto de uma fabricante. Ou seja, representa esse fabricante na hora da venda. 

Assim, a principal diferença é que o representante tem a função de vender da indústria direto para o cliente, seja em grandes lotes ou não. 

O representante comercial pode trabalhar apenas para uma empresa ou pode atender diferentes fornecedores, assim como a distribuidora. 

Porém, quando se é distribuidor autorizado, geralmente pede-se exclusividade para um fornecedor específico. 

O representante, portanto, nada mais é do que um profissional autônomo, que recebe sua venda de acordo com sua comissão. 

O que é ser um distribuidor de insumos?

Quando se fala em agronegócio, os insumos agrícolas são fatores determinantes para a produtividade e o desenvolvimento. 

O termo refere-se a tudo o que é necessário para que o mercado de agronegócio funcione, desde os produtos utilizados (como fertilizantes, pesticidas, etc.), maquinário, até prestação de serviços. 

São considerados insumos:

  • fertilizantes;
  • inseticidas;
  • defensivos agrícolas, no geral;
  • maquinário para produção e colheita;
  • equipamentos de uso direto (sprays, dispersores, equipamentos de regas, estufas, etc.);
  • instrumentos tecnológicos; 
  • biotecnologia e outras pesquisas;
  • profissionais da área, focados em melhorar a produção. 

No caso, o distribuidor de insumos é responsável por oferecer esses produtos necessários para a produção agrícola e agropecuária. 

Esse é um setor muito importante para o agronegócio e em pleno crescimento, pois todo produtor precisa de insumos. 

É bastante comum, inclusive, que um distribuidor seja especializado em um tipo de produto. Por exemplo, venda só maquinário ou só produtos químicos diversos. 

Ou seja, é uma área com diversas possibilidades de atuação, pois são muitos os tipos de insumos que podem ser comercializados. 

Por que a área de distribuição para agronegócio é tão importante?

Com um país do tamanho do Brasil, o crescimento do agronegócio não seria possível sem os distribuidores de insumos. 

Por serem uma ponte entre os fornecedores e os produtores, conseguem estar mais perto das fazendas agrícolas e de agropecuária

Assim, têm um contato muito maior com o cliente e facilitam a chegada dos insumos no local, já que a logística é feita direto para o produtor. 

Ou seja, o fornecedor manda seu insumo para o distribuidor, e este manda para o produtor. Essa quebra na logística é o que permite que muitos produtos cheguem “mais longe”. 

Por isso mesmo, geralmente os distribuidores estão focados em vender para uma região específica, como uma cidade ou estado, para que os produtos cheguem mais rápido e com menos problemas. 

Dessa forma, os distribuidores de insumos têm um papel importante na manutenção do abastecimento de insumos em todo o Brasil. 

Além disso, também garantem a maior quantidade de opções para os produtores por preços mais justos e com segurança, algo benéfico em toda a cadeia de produção. 

Também servem como uma fonte de inovação, já que os distribuidores geralmente são os responsáveis por trazer novidades em insumos, ajudando o agronegócio brasileiro a avançar cada vez mais. 

Assim, um distribuidor de insumos é importante para muitos pontos, como:

  • oferta de diferentes insumos;
  • oferta de insumos mais seguros e tecnológicos;
  • levar produtos inovadores para os produtores;
  • garantir a qualidade do produto;
  • melhorar a distribuição regional; 
  • facilitar a logística de entregas de insumos; 
  • oferecer as melhores opções para o produtor, de acordo com sua área;
  • e muitos outros pontos importantes.

Assim como o produtor agrícola e agropecuário, o distribuidor faz parte de toda a cadeia do mercado de agronegócio e, por isso, tem tanta importância quanto os outros serviços relacionados. 

É, inclusive, uma ótima área de atuação, considerando que está entrando ou deseja fazer parte do mercado de agronegócio. 

O futuro do setor de distribuição

Mais do que apenas fornecer um produto ou facilitar o acesso a ele, a distribuição de insumos atualmente também está voltada a trazer cada vez mais inovação para o agronegócio. 

Por isso, um distribuidor não fica responsável apenas pelas vendas de algo, mas também por encontrar os produtos e projetos inovadores que possam ajudar seus clientes. 

Com isso, consegue oferecer sempre o que há de mais novo a ele, pensando em trazer maior produtividade para o produtor. 

E isso vale para tudo: desde produtos mais seguros até automação de maquinário e uso de outras tecnologias na agricultura. 

Por isso, tudo indica que o futuro da distribuição estará sempre voltado à inovação, principalmente tecnológica, para que os produtores tenham acesso ao que há de mais novo. 

Assim, quem trabalha com produtos precisa estar sempre informado sobre biotecnologia e novidades no setor, principalmente voltado à segurança alimentar e sustentabilidade, dois temas que estão cada vez mais em alta. 

Em questão de maquinário e outros setores relacionados com a tecnologia motora, é importante ficar atento a inteligência artificial, automação, robótica e outros temas semelhantes, que mudarão os rumos do agronegócio no futuro. 

Entrando para o setor de distribuição de insumos

Como vimos, ser um distribuidor de insumos é algo que pode trazer muito retorno financeiro, pois todos os produtores necessitam dos produtos e precisam de maneiras fáceis de adquiri-los.

Além disso, o mercado do agronegócio é o que mais cresce no Brasil atualmente e ainda tem muito potencial de desenvolvimento, tendo em vista o crescimento da produção. 

Também é o mercado com maior impacto na economia, sendo responsável por 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Desse modo, aqueles que desejam entrar para esse mercado encontram espaço fértil para crescimento e retorno financeiro, pois ele movimenta cerca de 100 bilhões de dólares anualmente, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq-USP

Tornar-se um distribuidor de insumos, portanto, pode ser uma ótima maneira de entrar para o mercado e aproveitar todo esse crescimento. 

Para isso, claro, é preciso investir na regulamentação da empresa, fazer os ajustes necessários (em caso de se tornar um distribuidor oficial) e fincar bases sólidas para conseguir atender cada vez mais clientes. 

Sabendo disso, hoje existe também o crédito agro focado no distribuidor, para que ele crie ou desenvolva seu negócio cada vez mais.

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides