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Distribuidoras de insumos agrícolas, uma classe que se preocupa com o agronegócio e o futuro do país.

Investimento em insumos agrícolas: resultados a médio e longo prazo

O agronegócio tem grande representatividade no PIB brasileiro, com importante participação das distribuidoras de insumos agrícolas.

Uma parte dos recursos financeiros circula dentro da cadeia de distribuição. 

Pensando na relevância que esses distribuidores têm e no impacto que exercem na atividade produtiva, vamos explicar como funciona o trabalho deles. 

Somente em 2021, o crescimento da agricultura foi de 8,3%, levando a 27,4% no PIB brasileiro, o maior índice em quase 20 anos. 

Mas, afinal, qual é o papel das distribuidoras de insumos agrícolas? Quais são os principais desafios enfrentados por negócios desse segmento?

As respostas para essas perguntas você confere a seguir!

Como é o trabalho de uma distribuidora de insumos agrícolas?

Uma distribuidora de insumos agrícolas tem como função o fornecimento de produtos e serviços. No entanto, o trabalho também inclui a assistência técnica para produtores rurais

No Brasil, o setor de distribuição é composto de empresas que adquirem os insumos dos fabricantes e revendem para produtores agrícolas e pecuaristas. Além disso, existem os distribuidores menores. 

Tais empresas têm grande relevância para o mercado do agronegócio, pois atuam diretamente no crescimento do setor e contribuem para o desenvolvimento das propriedades rurais.

Tudo isso graças à sua capacidade de prestação de serviços, bem como disponibilidade de produtos, novas tecnologias, etc. 

Elas são responsáveis, por exemplo, por importar fertilizantes para que os produtores possam aplicar em suas lavouras e obter maior produtividade.

Com a pandemia e as mudanças em diversos setores, as distribuidoras passaram a incorporar cada vez mais serviços para auxiliar e facilitar a vida dos produtores. 

No país, há importantes representantes de insumos agrícolas, a exemplo da VN Insumos Agrícolas e da Lavoro

De acordo com a Markestrat, são esperadas uma transformação e uma integração tecnológica com a oferta de serviços. Além disso, de acordo com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), o setor movimenta R$ 160 bilhões e a tendência é de crescimento.

Apesar disso, o segmento ainda enfrenta alguns desafios que precisam ser vencidos para que seu crescimento seja ainda mais expressivo.

Quais são os principais desafios na distribuição de insumos agrícolas no Brasil?

Apesar da transformação do mercado agrícola nos últimos anos, com maior especialização e inovação no setor, é fato que uma distribuidora de insumos agrícolas ainda enfrenta grandes desafios.

Aliás, não só ela, mas também os profissionais que atuam em suas dependências. 

A seguir, vamos explicar melhor alguns dos principais.

Fortalecimento das relações comerciais 

A manutenção de uma postura passiva em relação à apresentação dos produtos ao consumidor final pode trazer prejuízos para a distribuidora de insumos agrícolas. 

É preciso evitar isso e procurar uma participação mais ativa com a sua rede de revendas, implementando ações promocionais e de visibilidade da marca. 

Fortalecer laços com os fornecedores também é crucial para assegurar os seus processos logísticos, ou seja, é necessário aprofundar relacionamentos.

Produção contínua

Os picos produtivos e as necessidades logísticas são alguns dos principais desafios para uma distribuidora de insumos agrícolas. 

A estratégia de aumento da previsibilidade dos negócios é uma das soluções para antecipar informações sobre produtividade. 

Portanto, é essencial estar em constante contato com o campo para entender a sua demanda e conhecer os insumos mais importantes para a manutenção da produtividade da safra. 

Outra medida interessante é explorar tanto o modelo B2B quanto o B2F (business to farmer, ou negócios para produtores rurais). 

Este último, por exemplo, é quando há um volume de compra por grandes produtores e que representam uma boa lucratividade para o negócio. 

Com isso, a distribuidora consegue estabilizar melhor a renda e, assim, tornar o planejamento estratégico e financeiro mais acertado.

Nivelamento das tecnologias

Outro desafio para as distribuidoras está relacionado ao nivelamento das tecnologias

E o que isso significa, exatamente? Bem, há uma maior similaridade nos produtos e tecnologias oferecidas, o que cria uma espécie de comoditização, sem grandes inovações. 

Consequentemente, mais distribuidores conseguem oferecer tais recursos aos compradores. 

Isso acaba baixando os preços do mercado e levando à queda da margem de lucro. 

Portanto, uma tarefa importante para mudar essa realidade é que as distribuidoras trabalhem em conjunto para criar novas soluções e oferecer ao mercado serviços com maior valor agregado. 

Recorrência de compra

Outro ponto importante, mas ao mesmo tempo desafiador, é manter a recorrência de compra dos produtores de determinada região. 

Hoje, os compradores estão mais exigentes, e, com isso, as empresas precisam direcionar esforços maiores para manter um bom nível de recompra de insumos. 

Consolidar os dados e entender as necessidades no presente e até no futuro ajudam a equipe comercial em sua abordagem

Fique atento, por exemplo, se clientes com alta recorrência de compra não retornaram na última safra; isso pode indicar insatisfação e isso deve ser revisto na estratégia comercial. 

Centralização de informações

Uma questão que ainda atrapalha o desenvolvimento de ações pelas distribuidoras de insumos agrícolas é a centralização de informações. 

Há muitos dados, pesquisas e tecnologias disponíveis, mas não são todos os produtores e distribuidoras que têm acesso a essas informações. 

Para isso, é importante contar com apoios, como é o caso da Andav e da Agrodistribuidor, que reúnem, em seus portais, informações relevantes sobre como se encontra o setor de distribuição. 

Disponibilidade de crédito 

A oferta de crédito rural ainda é um grande desafio para os distribuidores de insumos agrícolas.

Com as incertezas econômicas, o processo se torna mais oneroso para os produtores, o que afeta diretamente a compra dos insumos. 

Quando as financeiras disponibilizam crédito, os compradores se sentem propensos a investirem mais recursos em novas máquinas e mais insumos, o que tem reflexo direto nas distribuidoras. 

Estas, por sua vez, passam a ter maior fluxo de caixa circulando, permitindo novos investimentos e desenvolvimento do setor. 

Concessão de crédito e o mercado de insumos agrícolas

Um dos principais desafios para o mercado de insumos agrícolas é a concessão de crédito, como mostramos no tópico anterior. 

Tal fator é um dos principais limitantes ao crescimento do setor no país. 

Não por acaso, é comum que os empresários do segmento destaquem a necessidade de ampliar e otimizar o acesso ao crédito no campo. 

Uma das maneiras de fazer isso seria por meio da digitalização da esteira de crédito rural, focando melhorias gerenciais e controle de operações de concessão. 

Isso levaria as empresas a terem mais oportunidades e estruturas para a captação desses recursos. 

Vale lembrar que a tecnologia tem um papel crucial nessa jornada, indo muito além das vendas online

Com o auxílio das ferramentas certas, é possível ter um avanço na digitalização da concessão de crédito, monitorar o desenvolvimento da lavoura, sistematizar os modelos de concessão e ainda reduzir os riscos à reputação.

Conclusão

De maneira geral, as distribuidoras de insumos agrícolas desempenham um papel importantíssimo no agronegócio, ajudando diretamente a impulsionar o setor. 

No entanto, desafios são o que não faltam em seu dia a dia. Com isso, é necessário um bom planejamento de ações. 

Como visto, uma propriedade promissora e que contribui para o desenvolvimento do agronegócio precisa de recursos.

Se você precisa de crédito, conte com a TerraMagna! Nós oferecemos soluções de crédito rural para você investir em insumos agrícolas para a sua propriedade. 

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