Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

DRONES PARA A APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES

Aproveitar melhor os insumos e usar processos que ajudem o agronegócio a alcançar resultados melhores faz parte da agricultura 4.0, e nessa área estão os drones, veículos aéreos não tripulados (Vant) que vêm ganhando espaço nas atividades agrícolas no Brasil.  Desde que o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou as regras para operação desse tipo de equipamento, cresce a busca pelos serviços que podem ser feitos no campo. Os drones que realizam essas atividades precisam estar regulamentados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Outras vantagens são sensoriamento remoto, acompanhamento da lavoura, demarcação da área de plantio, levantamento do número de plantas em determinada plantação, detecção de pragas, aplicação e monitoramento do sistema de irrigação.

Contudo, os usos mais procurados são pulverização e aplicação de defensivos, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.

A eficiência dos drones foi comprovada por estudos dos pesquisadores da Embrapa Soja Paraná. A pulverização com os equipamentos fez a diferença no controle de pragas das lavouras (percevejo e lagarta), pois os drones atingem partes das plantas que os meio tradicionais não conseguem. Tais ações ocorrem em situações adversas, após intensas chuvas que impedem o trator de percorrer a lavoura, por exemplo.

Entre as desvantagens no uso dos drones, estão fatores que limitam o trabalho na lavoura como ventos e tempestades, pois não é possível voar nessas condições. Acesso à internet é um limitador, e a presença intensa de pássaros também é um fator limitante.

Os serviços aeroagrícolas com drones chegaram para melhorar o uso e a aplicação de insumos nas lavouras, uma realidade que já é usada em larga escala em países como a China e os EUA, o que evidencia uma tendência por aqui. A modernização da agricultura no Brasil ainda depende de acesso a financiamentos e linhas de crédito, mas os produtores estão alinhados com as tendências, e muitos sabem que os trabalhos realizados pelos drones vão potencializar ainda mais a produtividade das lavouras.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides