Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Um agricultor tranquilo com a emissao ccir em dias

Emissão do CCIR: veja a importância do documento e como fazê-lo

Quem tem um imóvel rural sabe quantos documentos são necessários para deixar tudo em dia com as burocracias; fazer a emissão do CCIR é um desses processos. 

CCIR é a sigla para Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, um dos documentos mais importantes, pois é uma comprovação de que o imóvel está legalizado e de acordo com todos os trâmites necessários. 

Entenda mais sobre esse documento, sua importância e como emiti-lo de um jeito fácil e rápido. 

O que é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)?

O CCIR nada mais é do que um documento que certifica e atesta que um imóvel rural está com seu cadastro em dia com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

É emitido também pelo Incra e precisa ser solicitado anualmente, comprovando os pagamentos e as atualizações cadastrais daquele período.

Esse cadastro só é feito mediante a apresentação de documentação e comprovantes dos pagamentos de impostos. 

Por isso, a existência do cadastro demonstra que os documentos do imóvel estão corretos e atualizados, comprovando a regularidade do imóvel. 

Na prática, usa-se essa certificação para garantir que tudo está em ordem, já que, para emiti-la, também é feita a conferência dos dados do imóvel. 

No certificado, é possível encontrar informações diversas sobre o imóvel rural, tais como:

  • dados do titular do imóvel rural;
  • dimensões do local;
  • localização exata;
  • de que forma é feita a exploração da terra; 
  • classificação fundiária; 
  • informações sobre o pagamento de impostos;
  • outras informações que indiquem a regularidade do local. 

Vale lembrar que os dados presentes na emissão do CCIR são os informados no momento do cadastro com o Incra, não servindo como um certificado que comprove a posse, mesmo que haja essa informação. 

Para essa comprovação, existem outros documentos e certificados, como a matrícula do imóvel rural. 

Para que serve o CCIR e qual é a importância de emiti-lo?

O CCIR é um dos documentos mais relevantes para os proprietários de bens rurais, pois com ele é possível realizar diversas atividades, tarefas e transações envolvendo o imóvel. 

Sem esse certificado, o proprietário fica impossibilitado de realizar transações possíveis ou até mesmo de investir na própria terra. 

Por isso, é indicado emitir o certificado assim que ele é liberado anualmente, para já tê-lo em mãos caso precise. 

A emissão do CCIR é indispensável para os seguintes objetivos:

  • vender, comprar ou transferir um imóvel;
  • arrendar um imóvel rural;
  • fazer a hipoteca;
  • desmembrar as terras;
  • fazer a partilha (por divórcio ou por herança, por exemplo);
  • solicitar crédito rural do Estado;
  • solicitar crédito rural de instituições financeiras;
  • solicitar financiamento para investir na propriedade
  • realizar a contabilidade rural da maneira correta.

A emissão do CCIR e os impostos de imóveis rurais 

Como falamos anteriormente, o CCIR também é um certificado do pagamento de impostos, que, no caso dos imóveis rurais, é chamado de Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR)

Nem todo dono de imóvel rural precisa pagar esse imposto, pois isso depende de algumas características das terras, como as mencionadas a seguir:

  • ter 30 ha ou menos (imóveis situados em qualquer localidade);
  • ter 50 ha ou menos (localizados no Polígono das Secas ou na Amazônia Oriental);
  • ter 100 ha ou menos (os que estão na Amazônia Ocidental ou no Pantanal);
  • serem pertencentes a ONGs, cultos ou partidos políticos;
  • serem utilizadas pelos assentamentos da reforma agrária;
  • serem pertencentes a comunidades quilombolas.

Porém, mesmo que não seja preciso pagar o imposto, é obrigatório o registro no banco de dados do Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir), do Governo Federal.

Por isso, mesmo assim, é possível e necessário fazer a emissão CCIR da mesma maneira que os imóveis pagantes do ITR. 

Isso porque o certificado garante que todos os outros dados estão atualizados e será pedido também em casos de transação, da mesma forma que os outros pagantes de impostos. 

Como fazer a emissão do CCIR?

A emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é feita para os imóveis com registro no Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel Rural (SNCR) do Incra. 

Esse cadastro também é obrigatório e, por isso, é o primeiro passo caso as terras ainda não estejam com os documentos em dia. 

Cadastrando o imóvel rural no Incra

O cadastro do imóvel rural no Incra é uma obrigatoriedade, tendo em vista que a instituição está relacionada com o acompanhamento do uso de terras no Brasil. Por isso, esse é um dos primeiros passos para a regulamentação. 

Para fazer o cadastro no SNCR do Incra, é preciso:

  • acessar o site oficial;
  • preencher os dados solicitados de acordo com a matrícula do imóvel; 
  • enviar a solicitação;
  • realizar o pagamento da taxa de serviço;
  • pegar a Declaração de Cadastro (outro documento importante). 

Além do cadastro no Incra, vale lembrar também do cadastro do Cafir, que também deve ser feito, pois são diferentes e têm objetivos distintos. 

Emissão do CCIR

Com o cadastro do SNCR do Incra feito, já é possível realizar a emissão do CCIR diretamente no site oficial do Incra. 

Também é possível emiti-lo pelo aplicativo SNCR-Mobile, disponível tanto no Google Play quanto na Apple Store. 

Os certificados dos apps têm a mesma validade dos do site, já que esse formato foi criado para dar mais praticidade caso o proprietário necessite dessa informação na hora e não tenha como acessar o site diretamente. 

O processo é todo feito pela internet, sendo necessário o pagamento de uma taxa de serviço cadastral, feito logo após o envio da solicitação que valida o documento. 

Para emitir o CCIR, é preciso:

  • acessar o site do SNCR;
  • abrir a aba de emissão de CCIR;
  • informar os dados solicitados: código do imóvel rural, estado e município-sede do imóvel, documento de pessoa jurídica ou física e CPF do titular declarante;
  • enviar a solicitação de emissão. 

Perceba que é necessário ter todos esses dados em mãos para que o CCIR seja emitido. Caso não disponha de alguma dessas informações, o próprio site do Incra indica a procura de uma rede Incra de atendimento para consultá-las. 

O mesmo deve ser feito caso a solicitação dê erro. Provavelmente algum dado não foi confirmado ou houve algum problema referente ao cadastro. 

Validação do CCIR

Além de solicitar a emissão do CCIR, é preciso validá-la. Para isso, deve-se fazer o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). 

O pagamento é solicitado logo após a emissão do certificado e, sem ele, o documento não é válido. O imóvel rural passa a ser considerado regular diante do Incra apenas após o pagamento. 

O GRU é mais uma das contribuições que donos de imóvel rural precisam fazer para os órgãos reguladores. Por causa desses valores, muita gente deixa de atualizar os dados ou emitir o certificado. 

Porém, por ser um documento imprescindível e que pode ser pedido nas mais diferentes situações, vale a pena constar esse valor no planejamento financeiro. Assim, você deixa tudo em dia para quando precisar. 

Como consultar o CCIR do seu imóvel?

Fazer a consulta do seu CCIR é um processo simples e fácil. O ideal mesmo é sempre
tê-lo em mãos em momentos de negociação, por exemplo. 

Mas, caso não tenha, é possível utilizar o sistema do SNCR do Incra (site oficial ou aplicativo) para realizar seu cadastro no banco de dados do instituto. 

Por lá, você tem acesso a todas as informações do cadastro de imóvel rural, inclusive aquelas presentes no Cafir. 

Lembre-se de que o CCIR precisa ser emitido anualmente; então, se uma estiver com o prazo vencido, não é considerada durante os processos; apenas a tirada recentemente.

Assim, caso o prazo de validade já tenha expirado, é preciso solicitar uma nova emissão, o que também pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo oficial.

Crédito rural para colocar a documentação em dia

Como foi possível notar, a emissão do CCIR é um passo fundamental para manter os documentos em dia. Porém, esse processo depende de muitos outros documentos, validações e pagamento de impostos. 

Por isso, apesar de ser algo que precisa ser feito anualmente, é comum que muitos proprietários de imóveis rurais deixem os documentos atrasados, pois não têm como arcar com as taxas ou pagar para algum profissional realizar o processo. 

Deixar o imóvel rural sem a documentação, entretanto, pode trazer muitos outros problemas legais, de modo que vale a pena investir na atualização dos documentos ou pagar alguém especializado para colocar tudo em dia. 
E, nesse sentido, o crédito rural pode ajudar você tanto a fazer a emissão CCIR quanto a ficar em dia com as burocracias.

Quer saber se você pode ser beneficiado com um crédito rural?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides