Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Evento debate sobre o Fiagro: “O canal que faltava entre o campo e a área financeira”


O evento aconteceu na última quarta-feira (06/07) e foi transmitido ao vivo na internet, de forma gratuita. Pessoas de várias regiões do país acompanharam, por cerca de uma hora, explicações sobre Fiagro, lideradas por Bernardo Fabiani, CEO da TerraMagna e especialista em concessão de crédito para o setor, e David Télio, diretor de Novas Estruturas Financeiras da empresa. A moderação ficou a cargo de Vinícius Gregório, head de Desenvolvimento de Negócios da TerraMagna.

Desde o início, o debate mostrou que o Fiagro é um mecanismo importante para conectar os investidores com o campo. Uma ferramenta extremamente flexível, utilizada para realizar financiamentos e adquirir insumos para aumentar as vendas, participação de empresas e até mesmo imóveis.

Explorando experiências anteriores, os especialistas comentaram que as pessoas que se acostumaram às operações com os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e financiamentos do mercado, tinham de conviver com obstáculos, com algumas travas e principalmente com as condições inflexíveis. Já com o Fiagro, a situação é diferente, pois é uma operação mais flexível, que atende às necessidades do campo e consegue realmente ajudar quem precisa mais e onde existe maior volume de alavancagem no campo.

Durante o evento, foi exposto que o Fiagro também é uma operação que otimiza a captação de recursos, de forma significativa, podendo contribuir diretamente com os índices econômicos e financeiros de um distribuidor. É uma possibilidade de comprar mais fertilizantes, sementes e defensivos à vista e conseguir descontos que podem chegar a 5%. Com mais crédito, é possível adquirir mais insumos e, assim, aumentar as vendas.

Devido ao acesso que o Fiagro traz, foi ressaltado o aumento da participação de investidores do mercado financeiro no setor, abrindo cada vez mais as portas para o agronegócio. Com o Fiagro trazendo o modelo de um FII para o segmento, quem sempre investiu no mercado imobiliário passou a perceber como o agronegócio brasileiro apresenta uma oportunidade única de rentabilidade escalável, sempre batendo recordes de produtividade.

Finalizando o evento, a mensagem foi que o Fiagro chega como o canal que faltava entre o campo e a área financeira. Bernardo Fabiani concluiu: “não vai ser surpreendente se, daqui a dois ou três anos, existir um mercado em torno de 150 bilhões ou mais nesse tipo de operação”.

O evento “Fiagro: Oportunidades de Crescimento para 2022”, foi realizado pela TerraMagna e teve apoio do Conacredi.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides