Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

trator pulverizando excalia max

Excalia Max: saiba mais sobre esse poderoso fungicida

O Excalia Max é um novo fungicida que promete eficiência no controle de doenças que acometem a soja, garantindo maior segurança e produtividade.

O produtor agrícola sabe bem que gerenciar doenças agrícolas requer muito mais do que apenas evitar a exposição a elas.

É preciso sempre estar atento às práticas que ajudam a adequar a planta ao local, reduzir o desgaste do solo e manter a vegetação saudável. 

Isso inclui selecionar variedades de sementes resistentes, combinar as condições do local, utilizar fertilizantes quando necessário e irrigar com a frequência adequada. 

Além de todas essas ações, um bom manejo também envolve o uso de fungicidas, quando necessário. 

Os fungicidas são pesticidas que previnem, matam, enfraquecem ou atenuam fungos nas plantas. Porém, eles não são úteis contra infecções virais, bacterianas ou nematoides.

Com os avanços em pesquisas que saem a cada ano, novos produtos são lançados no mercado. O mais recente desses é o Excalia Max, o fungicida sobre o qual falaremos neste artigo.

O que é o Excalia Max?

O Excalia Max é um fungicida sistêmico que oferece proteção para as lavouras contra as principais doenças da soja.

Ele foi desenvolvido a partir dos investimentos da Sumitomo Chemical em produtos e tecnologias para maximizar o potencial das capacidades produtivas de cada cultura.

Esse fungicida é eficaz principalmente contra as seguintes doenças agrícolas que atingem a soja:

  • ferrugem asiática;
  • mancha-alvo;
  • mancha parda;
  • crestamento foliar de cercospora, ou mancha púrpura.

O objetivo desse produto é permitir que os produtores agrícolas extraiam todo o potencial de suas colheitas.

Doenças como a mancha púrpura, causada pelo fungo Cercospora kikuchii, costumam atacar o fim do ciclo da soja, causando perdas de 20% do rendimento.

Já a mancha-alvo, provocada pelo fungo Corynespora cassiicola, gera dificuldades de manejo, podendo causar prejuízos de 40% na produtividade da lavoura.

A pior de todas as doenças, a ferrugem asiática, é a mais agressiva. Nos 21 anos de registro de sua presença no Brasil, já causou prejuízos de 90%. 

Dessa forma, com o Excalia Max, há uma maior prevenção e controle de doenças que afetam a soja, protegendo o potencial produtivo da lavoura. 

E esse fungicida tem como diferencial uma rápida absorção de seus componentes pelas folhas, além de ser resistente às chuvas.

Sobre a Sumitomo Chemical

A gigante Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Foi fundada em 1913 e opera em mais de 180 países.

Ela faz parte de um conglomerado de empresas japonesas, batizadas em homenagem a seu fundador, Masatomo Sumitomo, que iniciou em 1630 com a venda de livros e remédios.

O principal objetivo da Sumitomo Chemical é fornecer soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental que visam promover o bem-estar e o bem-estar humano em geral. 

A empresa também atua na América Latina, declarando estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Diferenciais do Excalia Max

Fonte: Sumitomo Chemical

Excalia Max é rapidamente absorvido, levando cerca de 1 a 4 dias.

Fonte: Sumitomo Chemical.

A abordagem única criada pela Sumitomo Chemical para o Max Excalia combina os compostos impirfluxam e tebuconazol.

O novo ingrediente ativo impirfluxam foi registrado como marca Indiflin. Este é um inibidor de succinato desidrogenase, ou SDHI, que impede que fungos patogênicos produzam energia.

Esses agentes, pesquisados desde 2008, atuam para criar um produto revolucionário para o manejo das principais doenças da soja.

Devido à sua ação sistêmica, em vez de ser localizado, o Excalia Max se move pelo interior da planta para protegê-la da maioria das ameaças. 

Ele é rapidamente absorvido pelas folhas. Isso o torna resistente à lavagem da chuva, permitindo ainda mais proteção para toda a planta.

O Excalia Max é eficaz no controle das principais doenças da soja, o que é uma boa notícia aos sojicultores que sofrem com a redução da produtividade.

Para extrair o máximo potencial do fungicida, é preciso seguir algumas recomendações que envolvem o bom manejo da lavoura.

Além disso, deve ser respeitado um prazo máximo de 14 dias de intervalo entre cada pulverização.

Ademais, as aplicações devem se iniciar preventivamente ou assim que observado o surgimento da doença. Preferencialmente, em combinação com fungicidas multissítio.

Não deixe de ler atentamente a bula do Excalia Max para seguir todas as recomendações e orientações do uso, além do armazenamento do produto. Assim, você pode extrair dele todo o seu potencial e usar corretamente.

Como agem os fungicidas?

Há uma abundância de usos para fungicidas como o Excalia Max. Eles são usados ​​para matar vários tipos de esporos e fungos nas plantas, bem como bolor, mofo e ferrugem. 

De modo geral, a ação desses pesticidas danifica as células dos fungos, interferindo na produção de energia, levando-as à morte.

O uso adequado de fungicidas requer a adesão a um conjunto de regras, seguindo suas instruções de uso e medidas de segurança.

Antes de usar um pesticida, determine a causa raiz da doença diagnosticando-a corretamente para ter certeza do que se trata.

Se a doença é fúngica, identifique sua origem e como ela está sendo propagada. É essencial saber qual é o tipo de fungo e como ele infecta e se infesta.

Outro fator importante para ter resultados efetivos é o momento da aplicação do fungicida. 

Sempre siga as instruções ao usar o fungicida recomendado para um problema específico da planta. 

Os rótulos dos produtos contêm informações sobre o uso recomendado, ingredientes e como o produto funciona.

Seguir essas instruções garante segurança para todos. Isso não apenas protege as plantas contra danos, mas também protege sua saúde e o meio ambiente. 

Além disso, sempre use o equipamento e a taxa de aplicação adequados ao aplicar fungicidas.

Como identificar uma doença fúngica na soja?

Os recentes aumentos da área semeada, bem como a disseminação de novas tecnologias para incrementar o rendimento das culturas, aumentaram o alerta sobre as doenças.

Muitas infestações por fungos reduzem drasticamente a quantidade de colheitas que os agricultores conseguem extrair a cada safra.

Esse contexto exige o desenvolvimento contínuo de novos métodos de gestão e o uso de novas tecnologias devido à crescente necessidade de conhecimento sobre como trabalhar com fungicidas.

Antes de criar um plano abrangente de controle de doenças, é fundamental identificar o problema especificamente. 

Além disso, também é essencial registrar o histórico das doenças que ocorreram anteriormente na área.

Isso ocorre porque cada doença tem um conjunto específico de sintomas que devem ser percebidos desde o início. 

Também é importante agir rápido para gerenciar a infecção eficazmente. As áreas afetadas precisam ser monitoradas regularmente pelo produtor, que precisa passar tempo no campo. 

O produtor deve alertar as autoridades quando encontrar características de plantas manchadas, com folhas murchas, caules deformados ou galhos mortos.

Além disso, se você encontrar folhas pintadas com manchas pretas, vagens manchadas, ou plantas com problemas de desenvolvimento, procure imediatamente um
engenheiro-agrônomo.

Um agrônomo experiente é necessário para diagnosticar adequadamente uma doença e instituir medidas eficazes de gestão e controle. 

Isso é necessário devido às consequências que um patógeno pode criar para uma cultura de soja, podendo se tornar um problema epidêmico, afetando toda uma região.

Como a ferrugem asiática compromete a soja?

A ferrugem asiática da soja é uma doença grave que ameaça a sustentabilidade da cultura. 

É causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que pode causar perdas significativas de produtividade de até 90%.

Em 2001, surgiram relatos da doença no Brasil, na região oeste do estado do Paraná. 

Em três anos, devido à sua rápida propagação, a doença logo se espalhou por toda a América do Sul.

Entretanto, a origem do fungo data de 1902, quando foi descoberto no Japão, e logo em seguida identificado em toda a Ásia tropical, subtropical e Oceania. Foi nomeado Uredo soyae.

O fungo permanece regularmente durante o ano e causa epidemias no país. Medidas regulatórias substanciais foram implementadas para limitar a disseminação do fungo entre as safras.

Os sintomas da ferrugem incluem manchas acastanhadas na parte inferior das folhas. Verrugas geralmente aparecem na camada mais externa das folhas e caules.

Essas verrugas são, na verdade, os urediniósporos por onde o fungo libera seus esporos. Essa é a forma como ele se prolifera pelo ar.

Como resultado, o baixo rendimento devido à desfolha prematura e a diminuição do tamanho dos grãos estão associados a essa doença.

As condições climáticas ideais para a cultura da soja favorecem o desenvolvimento e o crescimento da doença, o que torna a planta a hospedeira ideal.

O fungo infecta plantas quando sua temperatura varia de 10 °C a 27,5 °C, 20°C a 23 °C, considerada a temperatura ideal. 

Além disso, o fungo cresce de forma ideal quando as plantas têm contato com orvalho e chuvas.

Sua parceira no manejo da soja

Fungicidas não agem sozinhos. Um bom manejo de doenças de plantas requer primeiro a promoção do crescimento saudável da sua cultura

Certifique-se de que o solo, a luz e a água que sua planta recebe antes do plantio sejam ideais. 

Após o plantio, mantenha a higiene e a fertilização perfeitas para melhorar a saúde da sua cultura. 

O Max Excalia é um fungicida que proporciona um controle poderoso, inovador e consistente das principais doenças da soja. 

Ele também age proporcionando segurança, confiança e satisfação aos produtores brasileiros desta cultura.

O crédito também é parte essencial do manejo de uma lavoura. Por isso, a TerraMagna apresenta várias soluções para o produtor rural e distribuidores de insumos.

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides