Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Fintechs do agro: o que são e que soluções trazem?

Com o avanço das novas tecnologias, os produtores rurais passaram a ter um aliado no setor de crédito: as fintechs, modalidade que chegou ao agronegócio nos últimos anos. Podemos afirmar que uma fintech é um banco digital com mais tecnologias e burocracia reduzida em relação ao restante do mercado de crédito agrícola.

Um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra o crescimento da atuação das fintechs; em 2019, eram 24  startups financeiras atuando no setor dos agronegócios. Essa pesquisa, denominada Radar Agritech e realizada com parceiros em 2020/21, mostrou que o número aumentou: foram registradas 43 startups com atividades voltadas para crédito, análise, comercialização e serviços financeiros para atender à rede de negócios que integra as atividades ligadas à agropecuária.

Há uma demanda grande por recursos para a agricultura, que está em um momento favorável para expansão, mas que, para crescer, precisa de dinheiro a fim de custear as atividades. Com taxas de juros mais atrativas que as dos bancos tradicionais, as fintechs têm atraído cada vez mais o produtor rural e  também os distribuidores de insumos.

Com mais agilidade, facilidade na liberação dos créditos e análise tecnológica, a rapidez em disponibilizar os financiamentos tem sido um diferencial competitivo. As taxas de juros são outro atrativo que tem intensificado a busca por crédito nas fintechs. Um exemplo foi o Programa Nacional de Fertilizantes TerraMagna, considerada uma das maiores fintechs do agronegócio na América Latina, que disponibilizou R$ 500 milhões para as distribuidoras de insumos de todo o Brasil. O programa auxiliou o setor em um momento delicado em virtude da guerra no Leste Europeu, que trouxe risco de escassez de insumos, além da alta nos preços.

Assim, o mercado das fintechs para o agro se mostra promissor, com uma demanda crescente que tem necessidade urgente de disponibilidade de crédito para sua expansão.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides