Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Grafico financeiro e elementos de tecnologia representando as fintechs

Fintechs: a revolução do agro no Brasil

O mundo do agronegócio é grandioso, e muitos produtores e distribuidores de insumos têm dificuldade de acessar o crédito rural. As fintechs suprem essa demanda com processos mais eficientes, acessíveis, confiáveis, versáteis e rápidos. 

Em um banco tradicional, o financiamento rural pode demorar mais de 30 dias. Com a chegada das fintechs, a solução para esses problemas sai em até dois dias. Com as fintechs, os processos são todos online e digitalizados, desde o cadastro até a liberação do capital. 

O produtor não precisa sair de casa nem para assinar os contratos. Estudo recente, feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entrevistou 4.336 pessoas e validou que 38% dos produtores nunca tiveram a oportunidade de conseguir acesso a nenhum tipo de crédito. 

Um dos principais impeditivos relatados é o excesso de “papelada”, processos burocráticos, garantias exigidas, lentidão na liberação do capital e falta de clareza nas informações.

Em razão disso, as fintechs e agfintechs vêm crescendo de forma exponencial, inclusive no Brasil. Neste post, abordaremos cada detalhe sobre o assunto.

Se você quer entender melhor como pode se beneficiar dessas inovações, continue lendo.

O que são fintechs?

As fintechs são startups que trazem inovações de serviços financeiros para o mercado.

Esse modelo é baseado completamente em tecnologia, beneficiando várias indústrias, assim como o agronegócio, e facilitando crédito rural para distribuidores de insumos.

O nome surgiu da junção de duas palavras inglesas: finance (finanças) e technology (tecnologia), formando, assim, a palavra fintech.

A ideia é trazer uma nova forma de enxergar as dores do dia a dia de pessoas e empresas.

Basicamente, são startups que trabalham para otimizar o processo tradicional dos serviços financeiros e solucionar os desafios com tecnologia.

São produtos altamente tecnológicos que resolvem problemas de uma forma simples, rápida e eficiente. Veja a seguir algumas das áreas de atuação das fintechs:

Fintechs de agfintechs

Os especialistas erraram feio; a transformação digital chegou com força aos campos brasileiros também. 

Essas soluções de tecnologia estão cada vez mais presentes no dia a dia do agricultor, contribuindo para aumentar a produtividade das lavouras.

Análise de dados, agricultura de precisão, GPS e satélite, VAR drones e outras techs estão conectando as soluções dos mercados financeiros nas fazendas ao redor do mundo.

Diante desse cenário, as agfintechs os e negócios que estão revolucionando e inovando o setor do agronegócio por meio das tecnologias modernas têm ganhado bastante destaque.

Quando falamos de agfintechs, temos diferentes tipos de modelos, pontos de vista, com teses divergentes, e todas elas têm o objetivo de trazer eficiência por meio da tecnologia para o distribuidor de insumo e produtor rural. 

Fintechs de crédito e empréstimo

Você já imaginou unir aqueles que precisam de dinheiro a quem tem a possibilidade de emprestar dinheiro a uma taxa de juros mais baixa? 

Essa é uma das principais realizações das fintechs de crédito e empréstimo.

Fintechs de investimento

As fintechs de investimentos vieram para facilitar e fazer o dinheiro das pessoas e empresas ter mais rentabilidade, oferecendo a melhor experiência digital de investimentos.

Fintechs de pagamento

As fintechs de pagamento vieram para facilitar a vida das pessoas.

São diversos tipos de soluções, como cartão de crédito, maquininha de cartão, contas digitais sem taxas e anuidade, que cobram juros abaixo da média do mercado.

Fintechs de crowdfunding

Ter uma iniciativa comercial é simples. A parte mais difícil é tirar essa ideia do papel e levantar o capital necessário para que isso aconteça. 

As empresas fintechs ajudam nesse processo de financiamento coletivo. 

Fintechs de bitcoins

Com o bitcoin em alta, as fintechs facilitam as operações dos investidores que usam várias criptomoedas e sistemas que funcionam em estruturas com tecnologia em blockchain.

Fintechs de controle financeiro

Manter as finanças organizadas é trabalho para fintechs de gestão financeira. Elas ajudam a acompanhar os custos via celular, permitindo a construção de categorias de gastos e o estabelecimento de metas. 

Como é a operação das fintechs?

A operação de uma fintech se resume a utilizar uma tecnologia para reduzir a burocracia existente no mercado de crédito tradicional; assim, o agricultor ganha tempo, eliminando o desgaste e o trabalho que os bancos tradicionais demandam.

Além disso, o produtor ainda pode fazer tudo direto da sua fazenda, pelo seu aparelho eletrônico, sem atrapalhar a rotina da lavoura.

As maiores fintechs do Brasil

Alguns dados interessantes foram levantados a partir de um estudo feito pelo Distrito Dataminer, segundo o qual a crise econômica da pandemia não interferiu no setor das fintechs.

Aliás, teve um dos melhores resultados da história – com uma captação de 1,9 bilhão de dólares.

Os negócios que fazem parte dessa categoria, em tese, devem continuar crescendo.

Segundo o estudo, são 49,6% de fintechs fundadas no período de 2016 a 2019. São 14 categorias de fintechs diferentes. As de maior representatividade são:

  • 16,4% fintechs pagamento – serviços e produtos que ajudam nos meios de pagamentos;
  • 15,8% fintechs crédito – concessão de crédito;
  • 15,1% fintechs backofficesoftwares que ajudam a gerenciar a vida financeira de pessoas e empresas.

Nubank

O Nubank é um banco digital sem agência física. No início, o foco era solucionar problemas de crédito, e hoje se tornou um dos maiores bancos digitais para pessoas físicas. 

Banco Inter

O Banco Inter é um dos maiores bancos digitais, e todo o operacional é feito de forma digital, gratuitamente e sem taxas. O banco tem opções para pessoa física e PJ, entre outros serviços.

XP Investimentos

A XP Investimentos é uma corretora brasileira que tem como meta ser a maior fintech do mundo.

PicPay

O PicPay é um aplicativo de pagamento; com saldo em conta, é possível realizar pagamentos. O objetivo desse serviço é facilitar a troca de valores, de forma rápida.

PagSeguro

O PagSeguro é outra fintech brasileira, o meio de pagamento mais popular do país. A solução possui diversas funcionalidades – até vendas online e offline.

Stone

A Stone é uma das principais fintechs de maquininhas de cartão, sendo fabricante e credenciadora.

Creditas

A Creditas disponibiliza empréstimo com taxas bem mais baixas que as do mercado e  ainda permite o pagamento com prazos mais longos, dependendo do contrato.

Méliuz

A Méliuz é pioneira em cashback – um conceito que está cada vez mais popular no Brasil. 

Em cada compra que um consumidor faz em lojas que são parceiras, uma porcentagem é revertida em crédito.

GuiaBolso

O GuiaBolso é um aplicativo financeiro que tem a proposta de unificar contas e cartões em um só lugar, analisando os dados e selecionando os melhores produtos financeiros para o perfil de cada usuário.

São várias soluções diferentes voltadas para pessoas físicas e empresas – incluindo ofertas para empréstimos.

TerraMagna

A TerraMagna tem uma carteira de empréstimos de cerca de R$ 700 milhões, foi fundada em 2017 e levantou US$ 40 milhões no início deste ano em uma rodada de investimentos liderada por fundos como o SoftBank e o Shift Capital. 

Hoje, a empresa é candidata a se tornar um dos primeiros unicórnios do Brasil.

 

Como é uma fintech agro?

Na prática, elas funcionam como uma espécie de banco digital. 

Em outras palavras, ela utiliza a tecnologia para minimizar a burocracia que existe nos grandes bancos de varejo.

Dessa forma, como já falamos aqui, elas aliviam o produtor rural e os distribuidores de insumos de todo o atraso e trabalho exigidos nesses bancos tradicionais.

Consequentemente, é possível acessar o dinheiro de forma mais instantânea e conveniente. 

Nesse sentido, fintechs como a TerraMagna usam diferentes procedimentos para obter recursos, oferecendo diferentes métodos de pagamentos e parcelamento. 

Quem ganha são os pequenos e médios produtores, que desfrutam de todas as vantagens. 

Além disso, deixa de ser preciso sair da fazenda para solicitar o crédito necessário.

É tudo online, na palma da mão e em questão de dias o dinheiro está na conta.

Por fim, qual é a melhor opção para tomar crédito rural?

Primeiramente, confira quais são as vantagens de uma agfintech em relação às instituições de crédito tradicionais.

Crédito tradicional Crédito com as agfintechs
❌ Mais de 90 dias para ter respostas sobre se o crédito será liberado.✔️ Velocidade, o dinheiro cai na hora e em poucos dias está na conta.
❌ As letrinhas miúdas do contrato acabam pesando no bolso; taxas e mais taxas.✔️ Mais seguro e confiável. Sem enganações nem letras miúdas.
❌ Grandes filas, estresse para ser atendido. Muita burocracia.✔️100% digital. Nada de papelada.
❌ Parcelamento engessado e altas taxas.✔️ Taxas justas, parcelamento diferenciado.
❌ Precisa abrir conta para receber o dinheiro. Além disso, há as taxas administrativas da conta.✔️ Não é necessário abrir conta para ter acesso ao dinheiro.


Sabemos o quanto é desgastante esperar tanto tempo a resposta da liberação ao crédito. 

Por isso, indicamos soluções mais ágeis; a TerraMagna tem dado uma resposta em poucos dias.

Para solicitar é fácil e rápido; é só acessar o site e preencher o formulário.

Qual é a diferença entre fintechs e bancos tradicionais?

Infelizmente, até serviços simples em bancos tradicionais são completamente ineficientes. É sempre um estresse entrar em uma agência bancária e se deparar com filas demoradas e falta de clareza nas informações.

Por causa do tamanho dos grandes bancos, os seus processos e soluções são extremamente lentos. 

As fintechs estão resolvendo esses problemas com mais velocidade do que os grandes bancos, em razão do seu tamanho enxuto; tudo é feito com base em tecnologia, e os problemas são resolvidos digitalmente, proporcionando uma experiência fora da curva.

Qual é a diferença entre fintechs e startups?

Uma fintech também pode ser considerada, no início, uma startup.

As fintechs são organizações de serviços financeiros que se diferenciam pelo uso de tecnologia e inovação.

Startups, por outro lado, são empresas inovadoras que ainda estão numa fase inicial: acabam de entrar no mercado, geralmente não geram lucro ainda, mas têm um enorme potencial de crescimento rápido.

A grande diferença entre elas é que uma startup pode não necessariamente pertencer ao setor financeiro. 

Ela pode operar em diferentes mercados como mobilidade, imóveis, seguros, alimentação, tecnologia, vestuário, saúde ou em qualquer outro mercado.

Quais as vantagens de uma fintech?

Ao contrário de muitos bancos tradicionais, as fintechs trabalham para facilitar a vida dos indivíduos, permitindo resolver problemas e utilizar os serviços de forma instantânea e segura. 

Um banco clássico requer a presença do comprador no momento da abertura de uma conta; com as fintechs, o processo é muito mais conveniente. 

Atualmente, é possível abrir uma conta de investimento sem ter que sair de casa, simplesmente preenchendo os dados essenciais, tais como CPF e número do RG.

Veja algumas das vantagens que ilustram o que é a fintech

  • Tecnologia: tudo é resolvido digitalmente com muita segurança.
  • Velocidade: zero burocracia.
  • Inovação: serviços inovadores, trazendo novas soluções.
  • Preço baixo: oferecem serviços com preços mais baixos, com qualidade superior ao tradicional.

Você quer um exemplo? Durante muito tempo, para investir no mercado de ações na Bolsa de Valores, era necessário pagar taxa de corretagem. 

Agora, com as fintechs e a evolução desse mercado, uma transformação tem sido viável para que hoje você não tenha de pagar essas comissões.  

Geralmente, as fintechs se caracterizam por fornecer soluções financeiras inovadoras que são menos burocráticas, mais fáceis de usar – aliás, é tudo realizado diretamente no seu próprio celular – e com custos baixos, às vezes até inexistentes.

Graças à tecnologia, surgem os cartões de crédito e as contas digitais sem taxas ou anuidade. 

Por terem nascido direto no mundo digital e não terem agências físicas gigantescas, seus custos são muito reduzidos. 

Por essa razão, muitos oferecem produtos sem comissão e têm a capacidade de escala.

Afinal, as fintechs chegam ao mercado com produtos financeiros inovadores. 

Em vários casos, eles foram criados para serem mais fáceis e mais vantajosos para os consumidores.

Afinal, as fintechs são confiáveis?

No início dos anos 2000, uma vez que o internet banking se tornou uma escolha para as filas de bancos, muitas pessoas ficaram desconfiadas. 

Após bem mais de uma década, agora é incomum esperar que as contas sejam enviadas pelo correio e depois fazer o pagamento na agência bancária, desperdiçando horas em filas e guardando recibos em papel.

Note que essa estranheza inicial é natural, pois quem não teve medo do desconhecido pelo menos uma vez em sua vida?

Devemos entender que o mercado financeiro está em constante evolução e que as agências reguladoras permanecem atentas a tais mudanças.

Há até mesmo novas concessões, como a escolha da CMN de permitir que as fintechs emprestem sem a intermediação dos bancos, o que poderia resultar em crédito muito mais barato para o consumidor.

Regulamentos como esses só mostram que as fintechs já são uma realidade no Brasil e no mundo, e mais do que isso: elas conseguiram mudar a maneira como cuidamos do nosso dinheiro, de modo mais dinâmico e também bastante seguro.

Nesse ambiente, o mais importante para encontrar e utilizar serviços e produtos confiáveis é aprender bem a iniciativa da empresa e descobrir se ela está devidamente registrada junto aos principais órgãos reguladores. 

TerraMagna: a fintech que está revolucionando o agro brasileiro

Nós também somos parte desse ecossistema fantástico; por isso, te convidamos a conhecer nossas soluções. 

Se você é distribuidor de insumos e ajuda na produtividade das fazendas brasileiras, com este artigo eu tenho certeza de que agora ficou muito claro pra você, não é mesmo?

Este conteúdo faz parte da missão da TerraMagna de devolver, para o distribuidor, o controle sobre a vida financeira, de forma que ele se preocupe só com o campo, e não com burocracias e perda de tempo com gerentes de bancos tradicionais.

Ainda não conhece as nossas soluções? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides