TerraMagna Logo
Portal do
produtor rural

Inovação para defensivos agrícolas sustentáveis, bioinsumos e fertilizantes

A guerra no Leste Europeu acelerou uma demanda do agronegócio pelas inovações em fertilizantes e bioinsumos com foco na sustentabilidade. Além disso, cresceu a necessidade do setor por produtos disponíveis no mercado que sejam nutritivos e de baixo impacto ambiental.

Com uma agricultura responsável, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 800 milhões de pessoas no mundo se alimentam do que é produzido nas lavouras brasileiras, algo em torno de 10%   da alimentação global. Mesmo com essa responsabilidade, o Brasil ainda não é autossuficiente em fertilizantes. Para fomentar a pesquisa e novos produtos, foi realizada uma chamada pública pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Finep, com R$ 36 milhões para serem investidos em  inovação de fertilizantes, bioinsumos e defensivos sustentáveis.

O caminho para que a agricultura não dependa das importações pode estar nas pesquisas e na inovação, com uma produção nacional que corresponda às demandas das lavouras. O produtor rural precisa de insumos que ajudem na nutrição das plantas com resultados no aumento da produtividade para atender o mercado.

Assim, abrir as portas para a criação de alternativas de fontes nutricionais que apliquem a inovação em seus processos é um jeito de viabilizar a expansão necessária ao agronegócio brasileiro. Estão sendo destinados R$ 12 milhões para  empresas que desenvolverem fertilizantes com foco em sustentabilidade econômica e ambiental. Podem pleitear esses recursos setores que desejam produzir insumos e apresentem soluções para a nutrição agrícola.

Procurando um tema específico?

Gostou do artigo?

Receba gratuitamente conteúdos exclusivos e inéditos por e-mail, feitos pelos especialistas da TerraMagna.

Veja também

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Crédito seguro para o agronegócio

Av. Anchieta, 1078 – Jd Nova America

São José dos Campos – SP

Contato

 (12) 3923.3355

 [email protected]

(65) 9 9639.1505

Acompanhe as novidades