Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

INVESTIMENTO EM IMÓVEL RURAL

Comprar o próprio imóvel rural ou ampliar a área já existente faz parte do planejamento da atividade do setor rural. Adquirir terra agrícolas é complexo e exige certa experiência, além de disponibilidade financeira. O agronegócio atrai também investimentos, e as propriedades rurais há tempos passaram a ser um ativo financeiro.

Para ajudar na realização do negócio, existem as linhas de crédito fundiário. O Terra Brasil Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é destinado aos pequenos produtores que não possuem terras e tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, oferecendo, inclusive, linhas de crédito para a infraestrutura rural.

Outra opção é o crédito bancário, que oferece linhas de financiamento com processos burocráticos e muitas vezes lentos na liberação de valores mais robustos, que nem sempre atendem à agilidade do mundo dos negócios.

Com a chegada da tecnologia e o aumento da participação das cadeias do agronegócio na economia do país, o setor começou a chamar a atenção de investidores. Há, no mercado, linhas para o investidor que olha para o campo como uma opção de renda. Criado há pouco tempo no Brasil, o Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) foi adaptado dos fundos imobiliários para os investimentos no agronegócio. Aqui, vamos focar os fundos voltados para os ativos imobiliários. As propriedades rurais são investimentos que envolvem grandes valores; com o Fiagro Imobiliário, surge a opção de investir em terras agrícolas de forma mais viável, de modo a proporcionar oportunidade de comprar cotas com os recursos dos fundos. Existe, também, a possibilidade de investir em certificados recebíveis, como o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Outra possibilidade, que pode ser feita pelo Fiagro Imobiliário, é conseguir renda por meio do arrendamento dessas propriedades para outros produtores ou com negociação. A venda pode trazer lucros quando negociada por valores acima dos adquiridos e com os juros dos CRAS e LCAs. Uma vantagem nesse tipo de investimento é que os rendimentos do Fiagro Imobiliário são isentos do Imposto de Renda. O Fiagro Imobiliário é uma oportunidade para quem deseja rentabilidade com terras de alto padrão, uma opção de renda para investimentos menores se olharmos para a dimensão dos negócios do setor. Importante observar que os ganhos do fundo são vinculados aos produtos agrícolas e às safras.

Assim, os lucros nem sempre são constantes, mas se valorizam, visto que há sempre uma procura por terras produtivas, a desvalorização não existe e o retorno é certo quando se opta por terras; basta estudar e escolher como será o investimento.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides