Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Satelite em orbita usado em monitoramento

Monitoramento: entenda a importância para o gerenciamento agro

Você já deve ter notado o quanto o monitoramento agrícola está presente nas propriedades atualmente.

Muitas vezes não ele não tem esse nome, mas temos certeza de que você já viu alguma das tecnologias que fazem parte do que chamamos de monitoramento agrícola. 

O agronegócio é um dos setores que mais movimentam o país; além disso, ele representa mais de 20% do PIB e quase 60% de todas as exportações nacionais.

Nesse cenário, o monitoramento agrícola e a série de tecnologias que entram nele são parte essencial desse crescimento, pois mostram as melhores soluções para problemas recorrentes. 

Neste artigo, você vai entender o que é monitoramento e algumas dessas soluções e seus principais usos! Vamos lá?

O que é monitoramento?

O monitoramento agrícola é um estudo dinâmico e multitemporal de uma área rural ou urbana que é feito por análises de imagens de satélite, com objetivo de acompanhar a evolução quanto aos usos da terra nesses espaços.

Por meio do monitoramento, é possível quantificar as áreas de produção, verificar o estado de cada plantação e sua capacidade de produção e gerar renda. 

É possível também quantificar áreas desflorestadas e em qual período ocorreu o desflorestamento.

O Brasil possui muita importância no cenário da produção de alimentos e abastecimento mundial, devido à sua extensão territorial e ao clima favorável. 

Por isso, o país apresenta elevado potencial produtivo e está entre os países considerados maiores exportadores agrícolas do mundo.

Em razão disso, ao longo dos anos, o setor agropecuário recebeu investimentos para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que ajudariam a contribuir para o aumento da produtividade e a adoção de práticas mais sustentáveis

O monitoramento agrícola, que já era essencial, ganhou ainda mais visibilidade, pois auxilia na identificação de possíveis problemas, capazes de afetar o desenvolvimento das lavouras e, consequentemente, a produtividade.

Diversos fatores são capazes de impactar o desenvolvimento das culturas, entre eles  clima, características químicas, físicas e biológicas do solo, pragas e doenças agrícolas e também a eficiência do maquinário e dos manejos aplicados. 

É possível fazer o acompanhamento do desenvolvimento das plantas, bem como de todos os fatores citados, em áreas pequenas, médias ou extensas, com as tecnologias desenvolvidas especialmente para o setor agropecuário.

Atualmente, no mercado, já estão disponíveis diversas opções para atender aos produtores e facilitar o monitoramento agrícola. 

Esse processo, que antes era feito por meio do caminhamento pelas áreas produtivas, hoje pode ser realizado até mesmo sem estar nas lavouras, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Por exemplo, informações relacionadas ao clima e à precipitação podem ser obtidas por meio de estações meteorológicas e sensores instalados no campo. 

Imagens de satélites e drones, com câmeras e sensores, podem ser utilizadas para acompanhar o desenvolvimento de plantas em áreas nas quais estão prejudicadas, permitindo aplicações localizadas ou a taxas variáveis. 

Além disso, também é possível monitorar a eficiência das operações com o uso de sensores e conectores instalados no maquinário.

Vale ressaltar que todas as soluções geram informações para que o produtor possa se basear e optar por manejos mais adequados a cada situação e problema.

Por que o monitoramento é necessário?

Sabemos que a agricultura nacional tem se desenvolvido e cresce a demanda por alimento no mundo. 

Com isso, aumenta também a exigência por produtos sustentáveis, que carregam informações sobre sua origem, de forma comprovada, aos envolvidos na cadeia produtiva e alimentar.

Saber tardiamente que uma área de garantia tem algum problema de compliance socioambiental pode acarretar problemas legais, impossibilitar a comercialização da commodity e manchar o nome de um negócio.

Para os setores que trabalham com áreas de garantias (por exemplo, as cédulas do produtor rural – CPRs), ter ferramentas para acompanhar o desenvolvimento da lavoura é fundamental a fim de evitar qualquer tipo de surpresa na liquidação do contrato.

Ser informado rapidamente sobre qualquer problema no desenvolvimento, na produtividade estimada, eventos climáticos ou no período da colheita possibilita que diversos problemas sejam resolvidos e, assim, não interfiram na produção.

Quais as tecnologias usadas no monitoramento agrícola?

Estamos acostumados a ver a tecnologia presente no nosso cotidiano e na rotina de grandes empresas tecnológicas. Mas já reparou o quanto ela também está presente no agronegócio?

Assim como torna fácil o acompanhamento da safra desde o início da plantação até a colheita, a tecnologia também permite monitorar a situação climática dos próximos meses em determinadas regiões.

Antes, as visitas a campo eram feitas por agrônomos, que, além de darem suporte técnico e atuarem como representantes comerciais, passavam horas rodando áreas agrícolas para a fiscalização de garantias; como eles iam realmente até as lavouras, aquilo que conseguiam ver era limitado pelo deslocamento.

Você deve saber bem que as plantações, além de gigantes, são de difícil visitação e acesso. Essa completa falta de presença no campo levava a diversos problemas: plantações improdutivas, ausência de informações e, em alguns casos, até o não plantio.

Aí, entram a tecnologia, o monitoramento via satélite e o processamento das informações, fornecem de forma precisa informações importantes sobre todo o processo da safra.

Hoje, algumas das tecnologias usadas para isso são:

GPS – monitoramento da rota

Fora do campo, o GPS nos ajuda a chegar a lugares desconhecidos, economizar tempo no trânsito e descobrir novas rotas quando estamos dirigindo nossos automóveis.

No campo, essa tecnologia também tem se mostrado muito eficiente para ajudar maquinários agrícolas a tornarem seu trabalho mais prático e rápido. 

O monitoramento de rotas por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) faz a diferença em atividades como: 

  • mapeamento completo das áreas plantadas;
  • controle e navegação das máquinas durante as aplicações;
  • amostras virtuais do solo e da plantação;
  • coleta e análise de dados;
  • possibilidade de máquinas autônomas, sem um motorista;
  • inserção de mapas gerados por outras soluções, gerando a pulverização tecnológica.

Sensores 

Os sensores são tecnologias que podem ser instaladas em pontos estratégicos da lavoura, cobrindo todos os pontos e criando uma rede de monitoramento que gera os mais diversos tipos de informações. 

Existem quatro tipos de sensores:

  • os de localização, que utilizam satélite GPS para determinar latitude, longitude e altitude do terreno, criam mapas topográficos que podem ser usados para entender a melhor forma de plantar, delimitar terrenos e abrir estradas, por exemplo; 
  • os ópticos, que medem as propriedades do solo e, a partir delas, entendem quais correções são necessárias;
  • os mecânicos, que penetram o solo em busca de informações acerca das raízes, quantidades de água e ajustes necessários na irrigação;
  • por fim, os capacitivos, cujos impulsos elétricos são capazes de informar a umidade do solo. 

Drones/VANTs 

Essa tecnologia entrega monitoramento aéreo de qualidade, pois, em vez de sensores ligados ao solo, nesse caso, o monitoramento agrícola chega pelo ar. 

O avanço tecnológico permitiu que os produtores pudessem deixar de coletar seus dados por meio de satélites para confiar em pequenas aeronaves que sobrevoam suas lavouras coletando os mais diversos tipos de informações. 

A diferença entre drones e veículos aéreos não tripulados (VANTs) se dá apenas na nomenclatura; a finalidade de ambos é a mesma. 

A legislação brasileira entende drones como equipamentos de uso recreativo, enquanto os VANTs são regulamentados para uso profissional e exigem uma “carga útil embarcada” que são câmeras, sensores, produtos, entre outros. 

Com essas miniaeronaves, é possível fazer atividades como: 

  • demarcar as áreas de plantio;
  • identificar o número de plantas em determinada área;
  • acompanhar a irrigação;
  • gerir áreas de difícil acesso;
  • monitorar pragas, doenças e daninhas;
  • entre outras soluções.

Monitoramento do tempo – estações meteorológicas

Essa tecnologia permite que você não precise esperar para ver se o vento vira, se chove, se a geada vem; o monitoramento de tempo possibilita todas essas respostas antes mesmo de a tempestade chegar. 

Em vez de ter que confiar em estações meteorológicas instaladas a quilômetros das propriedades, hoje, a tecnologia já nos permite ter o monitoramento do clima dentro da propriedade.

Com isso, entrega informações mais precisas e ajuda a tomar decisões mais inteligentes. 

Junto aos sensores de umidade no solo, as estações meteorológicas tornam os processos de irrigação e tratamento do solo muito mais práticos, entregando dados próprios, que colaboram e fazem a diferença na produtividade da lavoura. 

Invista no monitoramento da sua lavoura

Neste artigo, você aprendeu que o monitoramento agrícola traz diversos benefícios para o dia a dia de trabalho, como:

  • a avaliação das condições da propriedade agrícola, seja da área de lavoura, seja da área de vegetação nativa;
  • entrega dados informativos e comprobatório para entidades financiadoras de safras ou empresas que monitoram desmatamentos;
  • as tecnologias, como o sensoriamento remoto de imagens de satélite, são uma ferramenta capaz de gerar informações relevantes referentes à condição da lavoura;
  • para as vistorias que ocorrem em campo, o trabalho remoto fornece informações prévias das áreas agrícolas;
  • serve como ferramenta de apoio para a equipe que fará a vistoria in loco;
  • direcionamento de ações em campo, o que colabora para uma análise mais assertiva;
  • pode diminuir o número de vistorias em campo, que são muitas vezes ferramenta de validação das informações levantadas remotamente;
  • as informações levantadas são facilitadoras dentro do processo de monitoramento das condições da lavoura e da capacidade de pagamento daquela área.

Ou seja, o investimento nas tecnologias certas pode te ajudar a ter fazendas cada vez mais ricas e produtivas. 

Se você quer auxílio nessa jornada para realizar o monitoramento e aumentar a produtividade em campo, a TerraMagna pode te ajudar com isso! 

Nossa tecnologia permite conceder crédito para distribuidores e produtores de forma mais rápida e com taxas mais justas assim, você pode conseguir obter recursos para investir nos seus objetivos em campo!

Quer saber mais?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides