TerraMagna Logo
Portal do
produtor rural

O clima e os fertilizantes

Realizar a adubação de forma correta pode ser a diferença entre uma boa colheita e um resultado inesperado. As irregularidades do clima são um desafio constante para a atividade da agricultura, uma indústria que fica a céu aberto.  Mudanças de tempo afetam as culturas da semeadura até a colheita. E, no caso da aplicação dos fertilizantes, as variações climáticas também podem ser prejudiciais, se não forem monitoradas de forma adequada. Uma planta bem nutrida, por exemplo, consegue resistir a intempéries.

O produtor rural precisa ficar sempre atento aos fatores climáticos para que consiga evitar perdas ou desperdícios de produtos na hora de fazer a adubação. No caso da aplicação dos adubos foliares, essa atenção deve ser redobrada, para amenizar prejuízos e manter a eficácia desejada nas lavouras. Ventos fortes e umidade em excesso podem influenciar nas condições ideais de aplicação dos foliares.

Cada tipo de fertilizante exige que o agricultor observe, por exemplo, temperatura, umidade, vento e nível de chuvas para que as plantas absorvam, da melhor forma, o insumo aplicado.

O crescimento e a produtividade das lavouras estão ligados à qualidade e à quantidade correta de insumos a ser aplicada de maneira correta. O que vai determinar o melhor desenvolvimento das plantas é uma série de ações conjuntas aliadas à observação das previsões meteorológicas na hora de aplicar os insumos.

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) orienta que o agricultor consulte um profissional para auxiliar a decidir o momento de fazer a adubação e a escolher o fertilizante mais indicado para cada plantação. A fim de favorecer a melhor eficiência dos fertilizantes, o produtor precisa se aliar à assistência técnica e realizar o planejamento de longo prazo para manter o equilíbrio nutricional das lavouras.

Procurando um tema específico?

Gostou do artigo?

Receba gratuitamente conteúdos exclusivos e inéditos por e-mail, feitos pelos especialistas da TerraMagna.

Veja também

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Crédito seguro para o agronegócio

Av. Anchieta, 1078 – Jd Nova America

São José dos Campos – SP

Contato

 (12) 3923.3355

 [email protected]

(65) 9 9639.1505

Acompanhe as novidades