Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

O clima e os fertilizantes

Realizar a adubação de forma correta pode ser a diferença entre uma boa colheita e um resultado inesperado. As irregularidades do clima são um desafio constante para a atividade da agricultura, uma indústria que fica a céu aberto.  Mudanças de tempo afetam as culturas da semeadura até a colheita. E, no caso da aplicação dos fertilizantes, as variações climáticas também podem ser prejudiciais, se não forem monitoradas de forma adequada. Uma planta bem nutrida, por exemplo, consegue resistir a intempéries.

O produtor rural precisa ficar sempre atento aos fatores climáticos para que consiga evitar perdas ou desperdícios de produtos na hora de fazer a adubação. No caso da aplicação dos adubos foliares, essa atenção deve ser redobrada, para amenizar prejuízos e manter a eficácia desejada nas lavouras. Ventos fortes e umidade em excesso podem influenciar nas condições ideais de aplicação dos foliares.

Cada tipo de fertilizante exige que o agricultor observe, por exemplo, temperatura, umidade, vento e nível de chuvas para que as plantas absorvam, da melhor forma, o insumo aplicado.

O crescimento e a produtividade das lavouras estão ligados à qualidade e à quantidade correta de insumos a ser aplicada de maneira correta. O que vai determinar o melhor desenvolvimento das plantas é uma série de ações conjuntas aliadas à observação das previsões meteorológicas na hora de aplicar os insumos.

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) orienta que o agricultor consulte um profissional para auxiliar a decidir o momento de fazer a adubação e a escolher o fertilizante mais indicado para cada plantação. A fim de favorecer a melhor eficiência dos fertilizantes, o produtor precisa se aliar à assistência técnica e realizar o planejamento de longo prazo para manter o equilíbrio nutricional das lavouras.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides