TerraMagna Logo
Portal do
produtor rural

Compliance sócio-ambiental e histórico de produção para pré-financiamento no agronegócio

Já teve que negar financiamento para um produtor por não conhecer a terra dele? Por não ter informações como quantos hectares são produzidos? Sobre como foram as safras anteriores na região? Se existe passivo sócio-ambiental? O monitoramento por satélite permite a você financiar produtores mais rapidamente e com maior certeza, aumentando seu mercado acessível e a agilidade e segurança do seu financiamento.


Linhas de crédito em prazo safra envolvem riscos extraordinários para os financiadores – justamente quem faz o motor do agronegócio funcionar. Não bastassem os riscos climáticos que impactam toda cadeia desde sua raiz, quem custeia o agribusiness lida com riscos fiduciários – desde fraudes até o desvio de grãos.

Em qualquer mercado, o histórico de crédito de quem pede financiamento é essencial – mas no agribusiness, somente esse histórico não é suficiente. Conhecer a capacidade produtiva de um prospect, quantos hectares ele planta, qual cultura, qual foi o desempenho das últimas safras e se o território tem um passivo sócio-ambiental atrelado são aspectos essenciais para que um financiador do agronegócio brasileiro se proteja. Isto é, além do histórico de crédito, você precisa do histórico da terra do produtor.

Até agora, por conta dessa falta de informação, financiadores estavam sempre dois passos atrás dos produtores.

Não mais – o monitoramento de lavouras e garantias em tempo real, a emissão de laudos históricos de safra e a geração de laudos de compliance sócio-ambiental já são uma realidade no agronegócio brasileiro.


Laudo Sócio-Ambiental

Não é novidade que a legislação ambiental brasileira, com o pagamento solidário de todos os players da cadeia envolvidos em crimes ambientais, rende algumas das mais extraordinárias multas do agronegócio, com valores entre 50 milhões e 100 milhões.

Exemplos de fatores de risco sócio-ambiental que devem ser avaliados no pré-financiamento incluem: 

  • invasão de Reservas Indígenas,
  • invasão de Unidades de Conservação,
  • desmatamentos ilegais e
  • embargos ambientais (de diversos órgãos, entre eles o IBAMA)

a fim de garantir que você não herdará qualquer passivo do prospect


Laudo Histórico de Produção

Para não ter outras surpresas com um prospect, é importante conhecer detalhes da sua capacidade produtiva. Um laudo histórico de produção avalia isso a partir de safras passadas; algumas das informações essenciais são:

  • qual a área efetivamente plantada,
  • quais culturas foram plantadas,
  • ocorrência de quebras de safra regionais,
  • como foi o desempenho das safras do produtor, inclusive quando comparado à região,

fornecendo assim os insumos necessários para que você conheça a terra do produtor tão bem quanto ele. 


Como eu implemento essa tecnologia na minha empresa?

Se você até agora não expandiu sua carteira de financiamento por conta do risco causado pela falta de informação e deseja crescer no agronegócio, a TerraMagna pode ajudar.

O FIDES é a nossa plataforma de gerenciamento de riscos no agronegócio. Usando dados governamentais e monitoramento com satélites, fornecemos nossos laudos sócio-ambientais, laudos históricos de produção e acompanhamento em tempo real de garantias agrícolas, guiando você desde o pré-financiamento, com a qualificação de prospects, até alertas de colheita, para potencial arresto do grão.

Essa tecnologia está acessível à sua empresa de maneira simples e efetiva. Você terá uma visão completa de toda sua área plantada – indiferente do seu tamanho – a cada três dias.

Quer conhecer melhor essa solução? Envie um e-mail para [email protected] e um especialista entrará em contato para ajudá-lo a entender como o FIDES pode ser aplicado aos seus negócios.

Procurando um tema específico?

Gostou do artigo?

Receba gratuitamente conteúdos exclusivos e inéditos por e-mail, feitos pelos especialistas da TerraMagna.

Veja também

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Crédito seguro para o agronegócio

Av. Anchieta, 1078 – Jd Nova America

São José dos Campos – SP

Contato

 (12) 3923.3355

 [email protected]

(65) 9 9639.1505

Acompanhe as novidades