Alguns produtores ainda têm certas dúvidas sobre o que são insumos agrícolas ou qual é a importância deles na agricultura.
Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, os insumos agrícolas não são apenas defensivos.
Na verdade, os insumos têm diferentes origens e são usados para aumentar a qualidade da produção agrícola de maneira geral.
Dessa forma, os insumos servem para que a lavoura seja mais produtiva e colaboram para que o agronegócio tenha melhores resultados.
Assim, os produtos entram no processo de criação e ajudam a cuidar da produção para reduzir perdas e aumentar a qualidade.
Ou seja, os insumos agrícolas têm um papel fundamental na agricultura pois contribuem com a produtividade, qualidade e segurança das lavouras.
É um item indispensável e, por isso, é importante entender o que são, como funcionam e quais tipos podem ser utilizados. Acompanhe para entender melhor!
Índice de conteúdo
ToggleAfinal, o que são insumos agrícolas?
Insumos agrícolas é o nome dado a tudo o que é utilizado para melhorar uma produção agrícola, considerando as necessidades daquela plantação especificamente.
Desse modo, podemos dizer que entram nesse grupo diferentes produtos, como:
- fertilizantes;
- defensivos agrícolas;
- inseticidas;
- maquinário para produção e colheita;
- equipamentos de uso direto (sprays, dispersores, equipamentos de regas, estufas, etc).
Nesse sentido, os insumos não são apenas produtos químicos, como muita gente pensa, mas tudo aquilo o que é necessário para que a plantação cresça com produtividade e qualidade.
Investimentos indiretos
Aqui, se encaixam também o trabalho humano e o investimento financeiro indireto.
É preciso considerar, portanto, o valor pago aos trabalhadores da lavoura, estabelecendo quantas pessoas são necessárias para que toda a empresa agrícola funcione.
O investimento indireto é aquele que não é aplicado diretamente na plantação, mas que traz resultados a ela.
Por exemplo, contratar um profissional especializado, treinar trabalhadores, capacitar funcionários e mais.
Agora, a implementação da tecnologia na lavoura também está sendo considerado um insumo, pois equipamentos tecnológicos contribuem muito com o controle da produção.
Além disso, vem se tornando cada vez mais comum o investimento em pesquisas e estudos específicos para uma plantação, visando aumentar cada vez mais a produtividade dela.
Segundo o Eliseu Alves, fundador da Embrapa, o conhecimento pode ser considerado um dos insumos agrícolas mais valiosos, pois sem investimento nele, a produção pode se estagnar e não acompanhar as mudanças do mundo.
Quais são os principais tipos de insumos agrícolas?
Os insumos são classificados em três tipos ou categorias: os insumos biológicos, químicos e mecânicos.
Cada um deles têm suas particularidades e, dentro de suas classes, trazem diversos benefícios para a lavoura e têm impacto direto na produção.
Insumos biológicos
A Embrapa ressalta que as tecnologias sustentáveis estão sendo uma opção cada vez mais comum.
Assim, há um aumento no uso de bioinsumos e redução na utilização de insumos sintéticos, o que garante também maior segurança de produção e alimentar.
Podemos enquadrar aqui:
- sementes específicas que aumentam a produtividade;
- adubos com base natural;
- fertilizantes naturais;
- insetos polinizadores, quando mantidos na lavoura (como as abelhas);
- restos de colheitas que adubam o solo (necessidade de planejamento);
- esterco animal e outros produtos.
Insumos químicos
Diferentemente dos insumos biológicos — que são orgânicos — os insumos químicos são materiais que incluem adubos químicos, defensivos agrícolas (inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, etc) e elementos vindos de rochas e minerais, entre eles o calcário.
Entretanto, é necessário capacitar produtores rurais sobre o uso seguro dos insumos químicos, como aponta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Até 2026, o ministério pretende capacitar mais de 2 milhões de agricultores para tornar a aplicação de insumos biológicos mais segura.
Esse é o objetivo do programa Aplicador Legal, feito pelo próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos
Insumos mecânicos
Por fim, temos os insumos mecânicos, que são constituídos pelos equipamentos, máquinas, implementos agrícolas, metodologias e tecnologias aplicadas ao campo.
Entre os mais comuns e funcionais podemos citar:
- semeadeiras;
- tratores;
- pulverizadores;
- drones;
- equipamentos de irrigação;
- equipamentos de acompanhamento de temperatura e ventos;
- equipamentos tecnológicos para análise.
Qualquer implemento agrícola que ajude na execução das atividades rurais e tenha resultados como aumento de produtividade, mais rapidez, agilidade nos processos e melhore a rentabilidade pode ser chamado de insumo mecânico.
Qual a importância de utilizar insumos agrícolas?
Levando em conta que o termo “insumo agrícola” refere-se a diversos elementos necessários para a agricultura, é correto dizer que, sem os insumos agrícolas, simplesmente não há produção.
Além disso, a escolha dos insumos agrícolas e o investimento feitos nesse sentido influenciam diretamente no crescimento do negócio e na geração de lucros.
Toda produção agrícola precisa de insumos, uma vez que a lavoura só se desenvolve com a aplicação de fertilizantes e defensivos agrícolas. Aliás, até mesmo o uso de tecnologia é enquadrado como insumo.
Além disso, a escolha dos insumos define se a produção será mais econômica e sustentável.
A partir da utilização correta e direcionada dos produtos, o agronegócio consegue melhorar seus resultados e ter uma produtividade mais elevada.
Além dos insumos: o que são os implementos agrícolas
Os implementos agrícolas são um tipo de insumo agrícola, mas não se encaixam na definição de maquinários.
São peças e outros itens que contribuem com a produção e com o próprio maquinário.
Muitos agricultores acabam não investindo tanto nessas peças, colocando o dinheiro nas máquinas mais pesadas.
Entretanto, com as peças certas, é possível melhorar a agilidade, contribuir com a rotina dos trabalhadores e muito mais.
Um estudo recente realizado na Índia mostrou que o investimento nesses implementos pode aumentar muito a produtividade, apesar de nem todo mundo querer investir na peça certa.
Os principais implementos agrícolas são:
- arados: melhoram a qualidade do solo ao movimentá-lo. Existem diferentes tipos, cada um indicado para tipos de plantação específicas;
- subsolador: quebra as camadas compactadas do solo, melhorando a qualidade do solo e aumentando a produtividade. Um bom investimento para as lavouras que usam maquinário pesado.
- niveladores de solo: também ajudam a tornar o solo mais propício à plantação, facilitando a passagem dos maquinários e evitando perdas nos processos de colheita, por exemplo.
- pulverizadores: importantes durante todo o processo, existem vários tipos e vale a pena investir naquele mais indicado para a plantação em questão, pois pode fazer toda a diferença na produtividade.
Vamos mudar a sua produção agrícola!
Conseguir todos os insumos agrícolas necessários para manter a produção agrícola produtividade e com qualidade não é algo barato.
Entretanto, esse tipo de gasto precisa ser visto como um investimento, pois traz retornos a médio e longo prazo que podem mudar a realidade da empresa agrícola.
O investimento em maquinário, por exemplo, é um dos mais importantes, pois pode diminuir o tempo de colheita ou do trato com a lavoura, o que a longo prazo significa muito mais produtividade.
Nesse caso, o crédito agrícola pode ser a melhor opção para conseguir os melhores insumos agrícolas e melhorar cada vez mais seu negócio agrícola.
Se está em dúvida sobre o retorno do investimento e a possibilidade de crédito, Fale com nossos especialistas e entenda como isso pode ajudar na compra de insumos!