TerraMagna Logo
Portal do
produtor rural
Operação de Barter tem que ter os riscos calculados para ser uma operação de sucesso.

Operação de Barter, entenda tudo sobre o assunto!

A operação de Barter é mais que uma troca, é uma negociação de sucesso! Ela é responsável, segundo especialistas, por mais de 20% do faturamento de grandes empresas do agronegócio brasileiro.

O que é Operação de Barter?

É um acordo que o produtor rural faz com a empresa de distribuição, em que o pagamento dos insumos será parte da produção futura.

Esse acordo é firmado em um documento que chamamos de CPR – Cédula do Produtor Rural, onde é devidamente registrado em cartório.

A operação de Barter é um negócio interessante, tanto para o produtor que não precisa gastar dinheiro no início de safra, quanto para o distribuidor que vende seus insumos a prazo.

Os distribuidores de insumos possuem parcerias com tradings ou processadoras de grãos que compram esse produto final delas.

Sendo assim, temos um triângulo perfeito para fechar esse negócio:

IMAGEM

Operação Barter simplificada: O produtor pega insumos e paga com sua própria produção no fim da safra. A distribuidora vende o produto para tradings.

As tradings têm o objetivo de vender por um preço mais alto do que o comprado, dependendo do cenário do mercado internacional.

Por que realizar? 

A maior importância é a garantia de insumos para os produtores rurais, não deixando assim o sistema agrícola parado.

Como é uma operação feita com antecedência, o preço é estipulado previamente, se livrando assim das oscilações cambiais.

O fato de evitar o desperdício também é um valor que devemos destacar, mediante o momento sustentável em que vivemos, a operação de Barter previne diversos problemas causados pelo armazenamento.

Como funciona a Operação de Barter?

O produtor rural precisa de insumos, não tem dinheiro e nem tempo para esperar a aprovação de crédito rural oferecido pelos bancos.

O distribuidor fornece esses insumos, mediante um combinado: que o produtor pague com parte da produção no final da safra, tudo estabelecido na CPR.

Com tudo dentro dos conformes, a distribuidora de insumos pega os produtos que recebeu do produtor rural e repassa para a trading que transforma em consumo, venda ou exportação.

CPR – Cédula do Produtor Rural e sua importância na Operação de Barter

A CPR é basicamente a garantia de toda operação, é nela que estarão descritos os produtos e todos os detalhes referentes ao combinado.

O produtor deve ter uma atenção mais que especial nesse documento, pois ele mal feito já levou a prejuízos incalculáveis, então é altamente aconselhável que esse documento seja feito por um profissional.

Na CPR basicamente, deve constar:

  • Denominação;
  • Data e condições de pagamento; 
  • Nome do credor e a cláusula à ordem;
  • Valor do crédito deferido;
  • Descrição dos bens;
  • Taxa dos juros a pagar;
  • Praça do pagamento;
  • Data e lugar da emissão;
  • Assinatura do emitente ou de representante com poderes especiais.

Pontos de Atenção

O produtor deve tomar cuidado com uma série de fatores, como:

  • Taxas de juros, tornando-a de custo elevado;
  • Quebra de safra, devido a condições climáticas desfavoráveis;
  • Controle de tudo que ele pegou ou devolveu;
  • Endosso da CPR.

Como realizar uma Operação de Barter segura?

Nós da TerraMagna temos uma aliada para ajudar o produtor rural e as distribuidoras de insumos a usufruir de uma operação de Barter mais segura: a tecnologia.

Com um monitoramento de terras via satélites, alto processamento de dados em nuvem, análise de dados governamentais e uma análise por uma exclusiva Inteligência Artificial, garantimos a segurança que o produtor tanto precisa.

Não perca nem mais um segundo, Fale com um Especialista em Barter e Crédito Rural da TerraMagna e se preocupe com o que realmente importa: produzir!

Leia nosso artigo completo sobre BARTER, Crédito Justo e Rápido sem burocracia e ainda melhor: chegando a Perda Zero!

Procurando um tema específico?

Gostou do artigo?

Receba gratuitamente conteúdos exclusivos e inéditos por e-mail, feitos pelos especialistas da TerraMagna.

Veja também

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Crédito seguro para o agronegócio

Av. Anchieta, 1078 – Jd Nova America

São José dos Campos – SP

Contato

 (12) 3923.3355

 [email protected]

(65) 9 9639.1505

Acompanhe as novidades