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Portos um entrave para a logística dos fertilizantes

A logística internacional enfrentava dificuldade desde o início da pandemia da covid-19. O fechamento do maior porto do mundo em Xangai, na China, por conta do lockdown e a guerra no Leste Europeu trouxeram mais um entrave ao abastecimento interno de fertilizantes importados: o atraso nas entregas. Com os últimos acontecimentos, o caos se instalou. O congestionamento de navios tem sido um desafio para os gestores portuários em todo o mundo.

Com a demanda aquecida por fertilizantes aqui no Brasil, os portos tiveram que aumentar a produtividade nos terminais à proporção que cresce o volume de desembarque. De acordo com a administração de Paranaguá e Antonina, desde o segundo semestre de 2021, foram feitas alterações nas operações de descarga de granéis de importação. Ações estas que contribuem para agilizar o desembarque dos fertilizantes e aumentaram em 30% os níveis de produtividade portuária, sendo que, de outubro do ano passado a março deste ano, a média é de 40 mil toneladas por dia de insumos descarregados, ou seja, em torno de 2 navios. Mesmo com ações para agilizar os trabalhos, em meados de abril, 18 navios aguardavam para desembarcar 585 mil toneladas de fertilizantes somente no Porto de Paranaguá. Os armazéns do porto têm capacidade para 3,5 milhões de toneladas e estão lotados de produtos que aguardam para serem despachados ao destino, geralmente revendas do interior.

As cargas de fertilizantes que estão nos portos brasileiros são referentes às compras realizadas em 2021, que estão sendo entregues com prazos mais longos que os esperados pelos importadores. Conforme informações divulgadas pelo Porto de Paranaguá, de janeiro a março deste ano, foram desembarcadas 3.068.596 toneladas de fertilizantes, um crescimento de 26% na importação feita pelo Brasil.

À medida que a produção agrícola do país avança, a necessidade por fertilizantes cresce, e o aumento das importações nos últimos meses confirma esse fato. A busca por alternativas tem sido um assunto em constante debate no setor agrícola brasileiro. Além disso, estão sendo pensados recursos para que as soluções logísticas se tornem cada vez mais eficientes. Assim, é preciso uma série de ações conjuntas para que a produção agrícola e a importação de fertilizantes equilibrem suas demandas, e a competitividade dos produtos agrícolas não seja afetada.

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