Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Varios pulgao em cima de uma folha verde

Pulgão: conheça a praga que traz prejuízos enormes

As pragas agrícolas são uma grande preocupação para os produtores, entre as quais se encontra o pulgão, que causa uma série de problemas às plantas.

O inseto pode trazer prejuízos à agricultura, levando inclusive à perda da lavoura. 

Para se ter uma ideia, de acordo com cientistas, de 10 a 40% da produção agrícola é perdida pelo ataque de pragas e doenças.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa praga agrícola, que é bastante comum no Brasil. 

Continue a leitura e saiba sobre as características do inseto, espécies, formas de manejo e muito mais!

O que é o pulgão? 

Uma das principais pragas agrícolas, o pulgão ou afídeo é um inseto de porte pequeno e de cores variadas que incluem verde, amarelo-claro, marrom e preto. 

Mais de 1,5 mil exemplares da espécie foram encontrados na natureza, cada qual com os seus comportamentos e atacando diferentes tipos de culturas. 

Pertencente à família Aphididae, o inseto tem alto poder de multiplicação, ainda mais quando exposto a altas temperaturas e baixa precipitação. 

Principais características morfológicas da praga 

Esteticamente, as espécies de pulgões podem ser bastante diferentes, porém todos são bem pequenos; o máximo que atingem é 58 mm de comprimento na fase adulta. 

O corpo do inseto tem formato oval, não existe divisão clara entre a cabeça e o tronco e ele tem de quatro a seis antenas. 

Além disso, alguns representantes da espécie têm asas, e essa parte do corpo é membranosa e transparente, com os pares dianteiros maiores que os traseiros.

Outra característica importante é o aparelho bucal do inseto, que é do tipo picador-sugador e serve como facilitador para consumo da seiva e para introdução de toxinas. 

Qual o ciclo biológico do pulgão?

O ciclo de vida do pulgão é considerado muito curto, capaz de complementar uma geração a cada semana e originar até 10 ninfas fêmeas por dia.

Logo, o ciclo biológico é de 5 a 6 dias como ninfa, no qual são verificados 4 ínstares, que são as fases larvais. 

Por sua vez, os períodos de reprodução e pós-reprodução variam de 15 a 23 dias e de 3 a 4 dias, respectivamente.

Como acontece o ataque dos pulgões e quais os danos causados?

O ataque dos pulgões costuma acontecer nas chamadas reboleiras, que são as partes mais densas de uma plantação. 

A partir disso, eles realizam a colonização e em seguida se dispersam por toda a lavoura. Mas, afinal, quais os danos causados pelo ataque dessa praga nas lavouras? 

O primeiro deles é a sucção de nutrientes das plantas, que afeta o desenvolvimento delas e pode levar a deformações e fazer as folhas murcharem, levando à perda da colheita. 

O pulgão também libera uma secreção açucarada, que leva ao desenvolvimento de um fungo conhecido como fumagina. Além disso, ele cresce sobre os tecidos da planta, dificultando a fotossíntese.

Muitas das viroses que atacam as plantas têm origem no pulgão. É o caso da chamada Toxoptera citricidus (Tristeza dos Citros) transmitida pelo pulgão preto e a redução do crescimento de plantas, que é causada pelo pulgão verde. 

Outro impacto causado pelo pulgão é a sucção da seiva, que em culturas como a do milho pode levar à redução na quantidade de grãos por espiga. 

No caso do trigo, a ação da praga leva à diminuição do tamanho das plantas.

Há também a transmissão de um agente fitopatogênico que reduz o potencial de produção do trigo, o chamado Vírus do Nanismo Amarelo da Cevada (VNAC). 

Quais os principais tipos de pulgões? 

varios pulgoes atacando a planta
Fonte: Pixabay

Existem diferentes tipos de pulgões que atacam as lavouras, sendo eles classificados em monófagos e polífagos. 

Os monófagos são aqueles que se alimentam de plantas pertencentes ao mesmo grupo familiar; já os polífagos se alimentam de plantas de famílias distintas. 

Mas, quais são os principais representantes da espécie? Conheça a seguir!

Pulgão algodoeiro

O pulgão algodoeiro Aphis gossypii, como o próprio nome diz, é o hospedeiro preferido da cultura do algodão, mas ele também pode atacar mais de 700 plantas. 

Entre as suas principais características, estão o comprimento de cerca de 1,3 mm e a coloração, que varia entre o amarelo-claro e o verde-escuro. 

A praga tem por hábito viver sob folhas e brotos novos; quando ataca a cultura, as folhas ficam com um aspecto enrugado ou encarquilhado. 

Os brotos então ficam deformados e é possível identificar a presença da substância açucarada, que favorece o surgimento da fumagina. 

Além do mais, o pulgão algodoeiro é capaz de transmitir alguns tipos de viroses para a planta atacada, como o vermelhão e o mosaico das nervuras.

Pulgão da espiga 

O pulgão da espiga, Sitobion avenae, ataca principalmente as culturas de trigo, aveia, centeio e cevada.

A praga dessa espécie mede entre 1,3 e 3,3 mm de comprimento e conta com uma tonalidade que varia do verde-amarelado ao castanho-avermelhado. 

Grande parte da população do pulgão da espiga sobrevive ao inverno junto dos cereais atacados. 

Geralmente, o seu desenvolvimento ocorre nas panículas (bandeiras) e nas folhas terminais dos cereais. 

Entre os danos, estão a alimentação das folhas e a perda do poder germinativo.

Pulgão do milho

O pulgão do milho, Rhopalosiphum maidis, é uma praga que ataca a cultura do milho, mas também do milheto, cereais, entre outras.

Apesar de ser considerada anteriormente uma praga secundária, sua ocorrência passou a ter grande importância, tornando-se um problema real para produtores em algumas localidades do país. 

Os insetos são de porte pequeno, com 0,9 a 2,6 mm e vivem em colônias, especialmente dentro dos cartuchos de milho. Eles têm uma cor amarelo-esverdeado ou azul-esverdeado com manchas pretas. 

O pulgão do milho é uma espécie com hábito sugador, alimentando-se das partes mais jovens da planta. 

Além disso, ele também libera a substância açucarada que causa falhas no processo de polinização e fecundação das espigas, prejudicando assim a formação de grãos. 

Pulgão verde

O pulgão verde, Myzus persicae, é um representante da praga que afeta muitas culturas, principalmente as hortaliças brássicas, como brócolis, alface, couve, espinafre e agrião. 

Os insetos têm cerca de 2 mm de comprimento, com cores que variam do verde-claro ao verde, com cabeça, antena e tórax pretos.

A praga causa danos diretos e indiretos às culturas. O primeiro inclui a sucção da seiva, que prejudica o crescimento da planta e o encarquilhamento das folhas. Por sua vez, os indiretos incluem a inoculação de vírus, que prejudica a qualidade da cultura como um todo.

Como realizar o controle eficiente desta praga? 

O pulgão causa grandes perdas à cultura quando não combatido da forma correta. Mas como realizar um controle eficiente? 

Devido às inúmeras espécies da praga, é preciso encontrar aquela técnica que melhor funcionará no extermínio do inseto. Entenda mais sobre algumas das opções!

Controle biológico

Uma das alternativas mais eficientes de combate ao pulgão é o controle biológico. 

A ideia desse processo é empregar o uso de predadores naturais da praga onde ela está presente, como a introdução das joaninhas e das vespas, que auxiliam no controle. 

A vespa, por exemplo, deposita ovos no corpo do pulgão, dos quais nascem as larvas que se alimentam do inseto, levando-o à morte. 

Controle mecânico

O controle mecânico também tem ótima resposta no combate aos pulgões. Caso a população não seja tão grande, essa é uma das melhores metodologias de eliminação direta da praga. 

Para isso, é necessário um algodão embebido em água e álcool (ou vinagre) na mesma proporção. A mistura auxilia a retirada de pulgões das folhas. 

O processo poderá acontecer toda semana até que a praga seja completamente eliminada.

Caldas naturais

As caldas naturais são uma alternativa aos inseticidas no combate ao pulgão. Existem diferentes tipos de receitas disponíveis, vamos conhecer uma delas, que usa a urtiga. 

Ingredientes:

500 g de folhas de urtiga frescas;

10 L de água.

Modo de preparo:

Colete as folhas de urtiga, com proteção para evitar queimaduras na pele. 

Misture os ingredientes, colocando as folhas na água por 2 ou 15 dias.

Quando o repouso for de 2 dias, aplique sem diluição. 

Se o repouso for de 15 dias, será preciso diluir a solução em mais 10 partes de água (1 litro da solução para cada 10 litros de água).

Controle químico

O controle químico ainda é a opção mais usada no combate a pragas, visto que, além de eficiente, ele costuma ter uma ação rápida. 

No entanto, é preciso cuidado para não causar um uso desenfreado, pois isso poderá levar à resistência da praga. 

Por isso, o indicado é usá-lo apenas quando a infestação atingir nível de dano econômico. 

Lembre-se de sempre consultar um profissional para saber qual o melhor produto para cada caso. 

Conclusão

Neste artigo, explicamos mais sobre o pulgão e como a praga pode afetar diversas culturas agrícolas. 

São danos diretos e indiretos, como ser vetor de viroses que podem levar à perda da produtividade e redução do valor econômico.

Também falamos sobre alguns tipos de pulgões que podem ocorrer nas plantas e quais as suas principais características. 

Por fim, destacamos alguns tipos de controle e manejo da praga. 

O ideal é ter sempre bons produtos para ajudá-lo. Se você é produtor rural e precisa de crédito para investir na lavoura, pode contar com a TerraMagna

Nós facilitamos a burocracia e trazemos uma experiência simples e segura para o dia a dia no campo por meio do crédito rural. 

Quer saber mais sobre como funciona?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides