Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

ranking dos maiores produtores de soja do mundo

Ranking dos maiores produtores de soja do mundo

No ranking dos maiores produtores de soja do mundo, os líderes são Brasil, Estados Unidos e Argentina, mantendo esse título há mais de 15 anos. Juntos, esses três países produzem, por safra, mais de 320 milhões de toneladas de soja.

Liderando este ranking, o Brasil é o primeiro maior produtor de soja do mundo, produzindo cerca de mais de 123 milhões de toneladas.

Além do destaque como produtor, também ocupa o primeiro lugar como maior exportador desse grão.

A seguir, falaremos mais sobre esses países megaprodutores; traremos também um ranking dos maiores produtores de soja do Brasil e muito mais. Boa leitura!

Veja também: Por que a soja é considerada uma commodity?

Quais são os 5 maiores produtores de soja do mundo?

Na imagem, diversas pequenas bandeiras em um palito de madeira, fincadas em um gramado. Em destaque, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Grécia, Espanha e Colômbia, representando o ranking dos maiores produtores de soja do mundo.
Fonte: Freepik

Os 5 maiores produtores de soja do mundo são, respectivamente: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China e Índia.

O líder, Brasil, como já falamos, produz mais de 135 milhões de toneladas. Nosso país também é o maior exportador da commodity.

Em seguida, os Estados Unidos produziram 123.664.230 toneladas. O país
norte-americano teve essa produção em uma área de 40 milhões de hectares, aproximadamente.

Em terceiro lugar, nossa vizinha, a Argentina, que chegou à marca de 37.787.927 toneladas. As expectativas são que esse número cresça no próximo ano.

Em quarto lugar, temos o país que mais consome soja, a China, produzindo 14.193.621 toneladas.

E, em quinto lugar, mas também com produção destaque no ranking dos maiores produtores de soja do mundo, está a Índia, com 13.786.000 toneladas de soja produzidas.

Vale destacar que, no ranking de maiores produtores de carne do mundo, vários desses países também estão na lista, como Estados Unidos (1º lugar), Brasil (2º), China (4º), Índia (5º) e Argentina (6º).

Isso mostra que, além de ter uma agricultura de destaque mundialmente, também são grandes produtores pecuários.

Agora que já viu quais são os maiores produtores de soja do mundo em 2022 e outros anos, continue a leitura para saber a importância dessa alta produção.

Importância da produção de soja no Brasil e nos EUA

Agora, focando a produção brasileira e estadunidense, vale destacar como a produção desses dois líderes é importante para sua própria economia, bem como em termos mundiais.

Esses países ultrapassam em quase 100 bilhões de toneladas para a terceira posição. Ou seja, vão muito além do que os demais desse ranking conseguem produzir.

Grande parte da soja consumida no mundo tem origem nas Américas, seja ela do Norte (Estados Unidos) ou do Sul (Brasil).

Vale destacar que o aumento exponencial da produção de soja em terras brasileiras é possível com os avanços tecnológicos (como a agricultura digital) e logísticos de que o país vem se beneficiando nos últimos anos.

Afinal, o uso de maquinário especializado e a manutenção de rodovias federais permitem que insumos, e até o próprio grão, cheguem cada vez mais aos extremos do país e movimentem a economia local.

Com isso, a soja se torna não apenas um grande item de exportação brasileira, mas uma propulsora da economia interna e da possibilidade de geração de empregos para a área agrícola e rural do país.

Qual é o maior produtor de soja na Europa?

Se as Américas se destacam na produção de soja mundial, o continente europeu não alcança facilmente os primeiros colocados.

Entre os países do Velho Mundo, aquele mais bem colocado no ranking dos maiores produtores de soja do mundo é a Ucrânia.

O país ocupa a 8ª posição, produzindo 4.460.770 toneladas, ficando atrás do Paraguai e do Canadá.

Embora a produção de soja ucraniana se destaque pela Europa, ela não é o suficiente para abastecer o mercado, fazendo com que o grão seja importado de outros países, como o Brasil.

Vale ainda destacar que o país pode perder sua colocação já na próxima safra em decorrência da guerra entre Ucrânia a Rússia.

Com isso, o próximo colocado no ranking europeu é a Itália, uma vez que a Rússia também sofre com os impactos dos conflitos.

A lista com os 5 maiores produtores de soja da Europa é a seguinte:

  1. Ucrânia: produzindo 4.460.770 toneladas e na 8ª posição do ranking mundial;
  2. Rússia: com a produção de 4.026.850 toneladas e ocupando a 9ª posição do ranking mundial;
  3. Itália: produzindo 1.138.993 toneladas e na 13ª colocação do ranking mundial;
  4. Sérvia: com a produção de 645.607 toneladas e na 16ª posição do ranking mundial;
  5. Romênia: chegando à produção de 465.609 toneladas e ocupando a 17ª posição do ranking mundial.

Somando os 5 primeiros colocados em produção de soja do continente europeu, é possível chegar à marca dos primeiros colocados do ranking dos maiores produtores de soja do mundo.

As produções de Brasil, Estados Unidos e Argentina em quantidades separadas são superiores às dos maiores produtores de toda a Europa.

Isso demonstra a alta capacidade produtiva do continente americano em produzir grãos como a soja e outras culturas agrícolas.

Isso em razão do uso de tecnologias de agricultura digital, grande investimento em pesquisas agronômicas, incentivos aos produtores rurais, grandes territórios, entre outros fatores.

Quem é o maior produtor de soja no Brasil?

Imagem da bandeira do Brasil, país líder no ranking dos maiores produtores de soja do mundo.
Fonte: Freepik

Os maiores produtores de soja do Brasil são Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

Segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), na safra 2021/22, o estado mato-grossense, líder nacional na produção de soja, produziu mais de 39 milhões de toneladas, com uma área plantada de 10.909,4 milhões de hectares.

Mas ele não está sozinho. As regiões brasileiras Centro-Oeste e Sul também se destacam, sendo responsáveis por cerca de 70% da produção do grão.

No Paraná, por exemplo, a produção dessa mesma safra foi de 12.104,1 milhões de toneladas. Já no Rio Grande do Sul, 9.727,7 milhões de toneladas.

O estado de Goiás, apesar de ter a menor produção entre esses estados citados, merece destaque por sua produtividade. De acordo com esse mesmo levantamento da CONAB, o estado obteve produtividade de 3.958 kg/ha, a maior entre os 4 estados líderes produtivos do país e acima da média da produtividade brasileira, que é de 3.026 kg/ha.

A capacidade produtiva brasileira

Agora, se por um lado a soja é a principal cultura agrícola do Brasil, por outro, ela ocupa menos de 5% do nosso território, uma área correspondente a cerca de 40 milhões de hectares.

Ou seja, mesmo que parte do solo brasileiro esteja impossibilitado de ser usado pela agricultura, devido às áreas de preservação ambiental, é possível aumentar de forma considerável a plantação de soja no país. 

Com isso, é possível que outras regiões ultrapassem o Mato Grosso como líder no cultivo de soja, desde que respeitadas as regras estabelecidas pela legislação para a agricultura.

Vale ainda mencionar que o Brasil não se destaca apenas em números de plantações, mas também na qualidade do grão oferecido aos mercados interno e externo.

De acordo com um estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a soja brasileira possui índice de 37% de proteína, e a segunda colocada no ranking mundial chega aos 34,7%.

Esse estudo só ressalta ainda mais a qualidade do grão produzido em solo nacional, uma vez que a proteína da soja é o principal fator que a torna tão importante na alimentação.

Para prezar ainda mais pela qualidade do grão e alta produtividade das plantações, os produtores devem atentar ao controle das doenças da soja, à época correta do plantio e a outras técnicas agrícolas eficazes.

Leia também: Doenças da soja: quais as principais que atingem a cultura

Qual é o impacto da produção de soja para os países presentes no ranking dos maiores produtores de soja do mundo?

Grãos de soja em um saco derramado, no piso da madeira. Ao lado direito, um saco em pé, e no esquerdo, uma colher grande de madeira.
Fonte: Freepik

Estar no ranking dos maiores produtores de soja do mundo vai muito além de conseguir uma boa colocação em uma lista.

A soja tem um forte impacto econômico, tanto no mercado interno quanto no externo. Isso porque grão é uma forte commodity de exportação e seu consumo cresce aceleradamente.

Seja para dietas restritivas ou para suplementação, a soja ganha seu espaço no mercado, principalmente entre consumidores que procuram hábitos saudáveis e reduzem o consumo de carnes, por exemplo.

Além disso, ela movimenta o setor tecnológico dos países que se destacam em sua produção.

Afinal, o desenvolvimento de tecnologias ambientais que não prejudiquem o meio ambiente está cada vez maior, e as práticas agrícolas se beneficiam com tais equipamentos.

No Brasil, por exemplo, tais ferramentas tecnológicas permitem a expansão da produção de soja sem diminuir as áreas florestais do país, promovendo uma cultura agrícola e de proteção ambiental em uma mesma região.

Conclusão

Agora, você já sabe quem é o maior produtor de soja do mundo e do Brasil e qual é a importância desse grande volume produtivo para a economia nacional e mundial.

Como visto, o Brasil pode melhorar ainda mais sua produtividade, e as projeções para os próximos anos desse grão são positivas.

Se você é um produtor rural e tem interesse em iniciar o plantio de soja, lembre-se de fazer um planejamento agrícola e saber mais sobre essa cultura.

Em nosso blog, você encontra vários conteúdos relacionados.

Agora, se você é distribuidor de insumos e faz parte dessa cadeia produtiva de soja do país, a TerraMagna pode te ajudar. Troque os seus títulos por crédito, a qualquer momento da safra.

Fale com nossos especialistas

Deixe seu comentário sobre o que achou deste conteúdo sobre o ranking dos maiores produtores de soja do mundo. Até mais!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides