Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Safra de grãos: projeção de 270 milhões de toneladas

Tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentaram dados segundo os quais o país vai chegar a números recordes na próxima safra.

A previsão da Conab estima que a safra atual alcance a produção de 271 milhões de toneladas, um crescimento de 15,8 milhões de toneladas de grãos em relação à safra anterior. Isso representa um aumento de 6,2% na produção das lavouras, com destaque para a cultura do milho, que cresceu 32,3%.

O 9° levantamento da Safra Nacional de Grãos 2021/22 mostra que a área plantada está em torno de 73,7 milhões de hectares e que ocorreu uma ampliação das lavouras de 5,7% de terra a mais que na safra de 2020/21. As lavouras de soja cresceram 1,8 milhão de hectares, um crescimento de 4,6%. Já nas plantações de milho, o aumento foi de 1,7 milhão de hectares cultivados a mais, o que representa 8,6% de crescimento em relação ao plantio anterior.

O IBGE mostra, por meio do 5º Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), uma previsão de recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada em 263 milhões de toneladas, 3,8% a mais que na safra de 2021.

Os principais cereais de inverno – trigo, aveia branca e cevada – aumentaram também sua participação; a produção do trigo cresceu 13,6% com relação a 2021, chegando a 8,9 milhões de toneladas; as plantações de aveia renderam 1,1 milhão de toneladas, aumento de 8,2% em comparação com a safra passada; a cevada, por sua vez, atingiu 8,9% a mais de produção do que no período anterior, com 475,5 mil toneladas.

O aumento da produtividade das lavouras tem uma ligação com a nutrição do solo onde estão inseridas. As plantações adubadas de forma adequada passam a ter um desenvolvimento mais rápido e com potencial produtivo maior.

Assim, ter acesso facilitado para compra e garantias de que os distribuidores de fertilizantes vão ter o produto para fornecer ao agricultor faz parte do planejamento para que a produção farta das lavouras do país continue a fornecer a alimentação de 10% da população mundial.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides