O Simulador Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar nada mais é que uma política pública brasileira.
Criada em 1995 pelo governo federal, faz ser possível investir em implantação, ampliação ou modernização das estruturas agrícolas familiares.
Esse programa vem crescendo bastante, o Plano Safra 2021/22 disponibilizará R$ 39,34 bilhões através do Pronaf, significando um aumento de 19% em comparação a 2020, segundo a EMATER.
Só para se ter uma noção do quão grande é a representatividade, o último censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou que 23% da área de todos os estabelecimentos agropecuários do país correspondem à agricultura familiar.
Confira agora algumas das principais linhas de financiamento do Simulador Pronaf:
Simulador Pronaf Mais Alimentos – BNDES
Essa linha de crédito rural torna possível para os produtores rurais realizar o investimento em serviços e em sua produção, onde se financia:
- Programas de Informática;
- Implantação;
- Transporte;
- Modernização;
- Armazenagem;
- Ampliação;
- Equipamentos.
As formas de concessão podem ser individuais ou coletivas, na última sendo por um grupo de produtores com intenções similares.
A forma de se realizar esse serviço é encaminhando-se para uma instituição financeira credenciada para saber as informações necessárias.
Depois é realizada uma análise de acordo com a base do projeto técnico que será apresentado, incluindo a DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf, cedida pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.
É também possível começar a solicitação através do Canal MPME.
Muita atenção: As taxas de juros prefixadas estão com seu protocolo suspenso devido ao comprometimento de 100% dos recursos disponíveis.
Simulador Pronaf Custeio – Banco do Brasil
Através dessa linha o produtor consegue o crédito para financiar as despesas das suas atividades rurais pertencentes à agricultura familiar, financiando assim:
- Defensivos;
- Rações;
- Fertilizantes;
- Sementes;
- Vacinas e muito mais.
O limite disponível é de R$ 250 mil por ano agrícola, cobrindo:
- Abacaxi;
- Açaí;
- Alho;
- Amendoim;
- Apicultura;
- Aromáticas e condimentares;
- Arroz;
- Banana;
- Baru;
- Batata doce;
- Batata inglesa;
- Bovinocultura de leite;
- Bovinos para engorda;
- Bubalinos;
- Cacau;
- Caprinos;
- Cará;
- Castanha de caju;
- Cebola;
- Erva-mate;
- Ervas medicinais;
- Feijão caupi;
- Feijão;
- Inhame;
- Laranja;
- Mandioca;
- Milho;
- Olerícolas;
- Ovinos;
- Piscicultura;
- Pupunha;
- Sistemas de produção de base agroecológica;
- Tangerina;
- Tomate;
- Trigo;
- Exploração extrativista sustentável e muito mais.
Mas fique atento: Tudo estará a dispor de análises de cadastro e outras condições negociais, além de claro, o tanto de recurso disponível.
O agro precisa de você!
Com todo esse sucesso que o agronegócio vem apresentando, está mais que óbvio que o protagonista dessa história é você, não é mesmo?
E para que esse sucesso continue sendo cada vez maior, a sua produção não pode parar por que os limites não são suficientes para financiar todo mundo.
Nós da TerraMagna, chamamos a tecnologia para ajudar a levar crédito justo e rápido para quem precisa.
Quer saber todos os detalhes?