Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Sustentabilidade amplia acesso ao crédito

Os impactos da perda de biodiversidade podem atingir a economia de muitas formas, como apresentou uma pesquisa divulgada no início de junho por universidades da Inglaterra. Isso pode impactar de forma negativa os 26 países que foram estudados, com o rebaixamento na classificação de risco para o crédito.

Nessa linha de preocupações e abordagens, além dos cientistas, as lideranças do agronegócio também vêm ser organizando, a exemplo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em audiência realizada em abril pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); a instituição enfatizou a necessidade de preservação ambiental.

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) relatou à Agência Senado que os efeitos das mudanças climáticas no agronegócio, após anos seguidos com problemas climáticos, já afetam o Brasil. Recentemente, o próprio Fórum Econômico Mundial em Davos apresentou um novo estudo segundo o qual as mudanças climáticas poderão levar a perdas trilionárias na América do Sul. Portanto, o Brasil, com sua liderança, deve se engajar nesse tema.

A Cédula de Produto Rural (CPR), desde abril, passou a ter como opção a CPR Preservação, que leva ao produtor recursos para apoiar e fomentar as atividades de sustentabilidade no campo. Trata-se de uma forma de ter crédito com a área preservada no imóvel. Assim, é possível geral recursos financeiros por meio da preservação da vegetação nativa nas fazendas localizadas em áreas de biomas como a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.

Nesse sentido, os ganhos obtidos com práticas sustentáveis são uma forma de aumentar os recursos financeiros nas propriedades rurais. Entre outras iniciativas, estão o mercado de carbono – regulamentado com o Decreto nº 11.075 – e o Pagamento por Serviço Ambientais (PSA).

Desse modo, preservar é ter acesso ao capital, e essas questões se mostram como tendências econômicas dentro de uma agenda verde de crescimento. Ou seja, desenvolver modelos de negócios sustentáveis deve ser uma preocupação permanente do agronegócio também na viabilização de acesso ao crédito.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides