Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

ILPF: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, a solução verde para a alta produtividade.

ILPF – integração lavoura, pecuária e floresta

A ILPF, ou interação lavoura, pecuária e floresta, é uma estratégia de produção que usa diferentes sistemas produtivos em uma mesma área.

Essa estratégia, que vem crescendo muito com o passar do tempo, pode ser realizada em sucessão, rotação de culturas ou cultivo consorciado, desde que todas as atividades se beneficiem.

Criada no Brasil e desenvolvida pela Embrapa há mais de três décadas, a ILPF veio mostrar que produzir e preservar é possível, contando atualmente com 17,4 milhões de hectares no Brasil, segundo a Embrapa.

A ILPF é, sem dúvidas, a resposta tão procurada de como produzir cada vez mais alimentos de uma forma que não seja necessário abrir novas áreas.

No nosso país, vêm surgindo soluções inovadoras para a grande demanda alimentícia, como: sistema de plantio direto (SPD), integração lavoura-pecuária (ILP) e, o mais recente, ILPF.

Neste artigo, você vai conhecer todos os detalhes a respeito da ILPF, bem como as suas vantagens e muito mais!

O que é ILPF?

A ILPF é uma forma de unir os vários sistemas produtivos de forma integrada, ou seja, agricultura, pecuária e floresta. 

Por exemplo, é possível produzir grãos, pastagem e madeira não ao mesmo tempo, mas na mesma área.

Isso pode ser feito por meio de cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de maneira que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Isso só é possível por meio da implementação da escala de culturas ao longo do tempo; assim, as árvores ficarão dispostas no sistema o tempo todo, alternando-se em consórcio ou sucessão a lavoura e a pecuária.

Desse modo, é possível diversificar as atividades econômicas na propriedade e minimizar os riscos de frustração de renda por causas climáticas ou mesmo por condições de mercado.

A integração lavoura, pecuária e floresta é uma evolução para a agricultura que nasceu no Brasil e pode ser usada em toda a sua potencialidade graças ao clima tropical predominante no país. 

Aliás, ela é uma resposta do país à demanda cada vez maior de produção de alimentos, sem que para isso seja necessário obrigatoriamente aumentar a sua área. 

Como funciona a ILPF?

Basicamente, o sistema funciona da seguinte maneira: 

  1. A agricultura entra no sistema, e a semeadura é feita na época do plantio das árvores.
  2. Assim que tiver um tamanho adequado, o gado entra.
  3. Depois de certo período, acontece o desbaste das árvores, selecionando as melhores.
  4. Graças a esse desbaste, entra luz e ocorre a formação da lavoura entre as faixas.

Vale lembrar que, antigamente, isso era impossível, mas hoje não, tendo em vista a evolução do maquinário agrícola, inovações de manejo e melhoramento genético bem mais avançado. 

Outro ponto que merece destaque é o fato de que as árvores geralmente permanecem na área o tempo todo, e a alternação vai acontecer entre a pecuária e a agricultura.

Quais os benefícios da ILPF?

A ILPF agrega uma série de benefícios para o agronegócio; um dos principais é a geração de mais emprego e renda, considerando a utilização e o aproveitamento de uma mesma área para diferentes atividades. 

Outro ponto que merece atenção é o fato de que a técnica ajuda a reduzir o estresse ambiental dos animais, aumentando o ganho de peso e a produção leiteira, caso eles sejam criados com essa finalidade. 

A melhora no uso do solo é também uma vantagem, aumentando não só a infiltração da água, mas também otimizando o uso de insumos, diminuindo a erosão, ajudando no ciclo de nutrientes e auxiliando na presença de matéria orgânica. 

O fato de contar com áreas florestadas ajuda a diminuir os impactos causados pela emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Isso acontece devido à absorção do gás carbônico emitido pela pecuária por meio das árvores. 

É possível, também, aumentar a produtividade da área quando bem implementado o sistema, sem contar que os biomas são protegidos. 

A recuperação das áreas degradadas é outra vantagem que merece destaque, ajudando na preservação da biodiversidade e otimizando o uso de recursos naturais. 

Além disso, a floresta vai funcionar como uma barreira para doenças e condições climáticas desfavoráveis, reduzindo os efeitos sobre a área.

Em quais pontos é preciso ter atenção com a ILPF?

Essa técnica exige uma maior capacitação do produtor rural, para que consiga alcançar os melhores resultados; do contrário, o processo pode dificultar o trabalho em vez de ajudar.

Além disso, existem muitas regiões em que o mercado madeireiro não é tão presente, o que faz a comercialização ser mais difícil para alguns do que para outros.

Falando em árvores, é preciso ter muita atenção na espécie de árvore que será cultivada, analisando os custos, as condições climáticas, as resistências e muito mais.

Nesse caso em específico, o eucalipto é uma das espécies mais indicadas, devido ao baixo custo de manejo e de mudas, bem como em razão da tecnologia já acumulada. 

Cabe destacar, que as operações de desbastes e destoca são onerosas e, se feitas de forma incorreta, podem danificar o solo.

O que é a Rede ILPF e como ela funciona?

A Rede ILPF é uma associação que acelera um grande amparo tecnológico por produtores rurais a fim de aumentar a sustentabilidade do agro.

O pontapé inicial da rede foi dado em 2012 com o objetivo de acelerar e ampliar a adoção de tecnologias de integração lavoura, pecuária e floresta por produtores rurais, visando aumentar a sustentabilidade agrícola brasileira. 

Ela é constituída pelas empresas:

  • Bradesco;
  • Cocamar;
  • Soesp;
  • Ceptis;
  • John Deere;
  • Syngenta;
  • Embrapa.

De acordo com o site da instituição, a rede apoia atualmente 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), que estão distribuídas pelos biomas brasileiros, além de envolver 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

Desde 2018, a Rede ILPF é uma associação, com uma nova estrutura jurídica que visa ampliar a atuação do grupo e facilitar a entrada de novas empresas interessadas no projeto. 

As expectativas são de que os recursos destinados pelas empresas participantes também possam ser captados por fundos internacionais.

Dicas de ouro

Se um produtor investe em florestas comerciais, como eucalipto, além de garantir uma renda extra, colabora com a redução de emissão de carbono.

Existe ainda uma projeção otimista segundo o Mapa, graças à demanda setorial de  moveleiros, madeireiros, celulose e energéticos.

Caso uma fazenda se encontre em uma região poderosa no mercado madeireiro para fins nobres, as chances de os lucros serem ainda maiores são enormes.

Outro ponto que vale a pena destacar é que existem determinados cenários em que o sistema pode maximizar as vantagens e reduzir os pontos negativos. 

Um deles é quando é feita a pecuária leiteira, porque a produção de vacas tem forte influência do estresse ambiental.

Além dela, a pecuária de corte, que faz uso de gado de origem europeia, também obtém muitos benefícios do ILPF, pois, por meio dele, é possível obter bem-estar térmico devido ao componente florestal.

Quer saber mais?

Um fator determinante que te faz diferente de uma pessoa comum é a atitude.

Nós, da TerraMagna, valorizamos atitudes bem pensadas e bem planejadas, pois foi assim que aliamos a tecnologia a todas as nossas análises.

O agronegócio funciona melhor quando mentes se unem e criam atitudes inovadoras.

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides