Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Tipos de Agricultura Sustentável são essenciais para o conhecimento do produtor rural.

Tipos de agricultura sustentável

A agricultura sustentável chegou para fazer bem mais que promover uma conexão do homem com a natureza. Ela veio para mudar paradigmas, onde prova ser possível aliar a redução de custos com insumos agrícolas à uma maior produtividade.

A popularidade desse tipo de agricultura tem aumentado devido a certos programas de incentivo, como o IICA e Fundo Verde do Clima que consolidaram uma parceria de US$ 100 milhões que custeiam projetos para reduzir as emissões de gás metano segundo o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Tipos de Agricultura Sustentável

Vamos conhecer agora os principais tipos de Agricultura Sustentável:

Irrigação de Gotejamento

Ocorre uma vazão lenta e contínua da água, assim é possível diminuir o consumo, a contaminação por fungos, aumentando a qualidade e rendimento da cultura.

Agricultura Biológica ou Orgânica

Tem como objetivo conservar a saúde do solo e de toda a produção. Exemplos: rotação de culturas, manejo ecológico de doenças e pragas e adubação orgânica.

Cogeração de Energia

Produz energia elétrica e térmica por meio do gás natural ou da biomassa, mostrando custo baixo, sem distribuidor de energia, e um menor impacto ambiental.

Compostagem

Aproveitamento de resíduos orgânicos onde é produzido adubo, reduzindo gastos financeiros e tornando a produtividade mais alta.

Sistema de Energia Solar

Aqui os painéis solares transformam a energia produzida pelo sol em calor, representando custo extremamente baixo de manutenção quando comparado aos demais. 

Sementeiro de Cultura para Adubação Verde

A técnica transforma a planta em massa verde, deixando o solo mais rico em sais minerais e TMO – Teor de Matéria Orgânica, prevenindo a lixiviação e erosão depois da colheita.

SAFs – Sistemas agroflorestais

Os sistemas agroflorestais são consorciação de culturas com árvores de extrato de folhagem baixo, médio e alto.

Consegue recuperar áreas degradadas e restaurar florestas.

Produtor Rural, a hora certa de mudar é agora!

Venha saber como a tecnologia pode te ajudar nisso e muito mais conosco, a TerraMagna, uma empresa focada em crédito para o agronegócio e especialista em fazer o certo.

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides