Crescimento do PIB do agro deve chegar a 1,9% em 2020

Não é de hoje que observamos que o agronegócio tem sido o combustível para a economia brasileira. Mesmo diante de tantas dificuldades, em função da crise mundial gerada pela pandemia, o setor se mantém forte gerando oportunidades.

Vários fatores têm contribuído para o cenário positivo, como o aumento da área plantada, os recordes de produção, e o uso da tecnologia para a concessão de crédito, assuntos que já abordamos em outros artigos.

Apesar de tímidas, se comparadas com outros períodos, as projeções são positivas. Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o crescimento do Produto Interno Bruto Agropecuário em 2020 deve ser de 1,9%.

De acordo com a Carta de Conjuntura do Instituto, divulgada recentemente, a soja teve crescimento de 7,0% e continua sendo o produto com maior peso. Como a colheita já foi finalizada nas principais regiões produtoras do Brasil, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), estima recorde histórico da produção de grãos para a safra 2019/2020.

“O aumento da demanda no mercado internacional, combinado com a queda na produção de soja dos Estados Unidos, um câmbio favorável para as exportações e boa produtividade foram responsáveis pela expansão da produção nesta safra e pela manutenção da posição de maior produtor mundial do grão. As revisões do milho e do café também contribuem para uma revisão positiva do resultado do PIB Agropecuário. Para o milho, a produção total para 2020 ainda apresenta queda em relação à produção do ano passado: -0,1% em setembro ante -0,4% estimada em agosto. Segundo a Conab, apesar do aumento da área plantada do grão em quase todas as regiões, exceto Sudeste, o produtor vem enfrentando adversidades climáticas em 2020, com impactos variados na produtividade”, relata o documento.

Já a projeção para 2021 é que o PIB tenha um crescimento de 2,1%. Especialistas de mercado tem um olhar ainda mais confiante e acreditam que o aumento poderá ser maior levando em consideração todo o potencial do setor e o cenário de pandemia que, aparentemente, segue rumo à queda de casos e uma possível vacinação.

Com vários ventos soprando a favor, o agronegócio caminha de forma ímpar, sendo fundamental para o restabelecimento da economia do Brasil, impactando a vida de milhares de pessoas.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurando um tema específico?

Gostou do artigo?

Receba conteúdos como esse, gratuitamente, por e-mail.

Segurança em operações financeiras no agronegócio

Av. Anchieta, 1078
     Jardim Nova America
     São José dos Campos – SP

+55 (12) 9 8121-0847

[email protected]