Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

A guerra e a inflação global de alimentos

.

O mercado de grãos, do agricultor ao consumidor final, sofreu um aumento de custos no mundo, e há uma urgência na construção de coalizões que melhorem a nutrição global com ações sustentáveis.

O conflito no Leste Europeu elevou os preços dos alimentos, o que se deve a dificuldades que a Ucrânia passou a ter para escoar sua produção de grãos. As sanções para a Rússia, por sua vez, levaram os impactos econômicos para o petróleo. A alta no preço do barril de petróleo afeta diretamente as atividades agrícolas mundiais, e a oferta apertada de produtos impacta os preços.

Com um território onde 65% das terras são férteis, a Ucrânia se tornou um produtor agrícola expressivo para o abastecimento global. De acordo com dados do Conselho Internacional de Grãos (IGC), em 2021, a Ucrânia foi o quarto maior exportador de milho e o sexto de trigo no mundo. A conferência do IGC, que ocorreu em Londres no início de junho deste ano, tratou sobre o impacto da guerra nos mercados globais de grãos e oleaginosas e a relação com a segurança alimentar mundial. Com a presença dos principais operadores da cadeia de grãos, também foram discutidos os desafios e as oportunidades comerciais para o setor no cenário mundial.

O Brasil esteve presente e colaborou com o debate. Entre os assuntos apresentados, destaca-se o futuro do setor de biocombustíveis em meio a políticas de descarbonização, feitas pelo pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Já a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) falou sobre milho, com foco em logística e infraestrutura para 2022/23.

Como deve agir o agronegócio na próxima safra, tendo em vista o cenário mundial? A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) aponta o caminho; o produtor rural vai precisar fazer um bom planejamento para evitar prejuízos. Mesmo com custo alto, há uma expectativa com relação à demanda do mercado por qualidade.

Assim, tão importante quanto investir na produção das lavouras é criar relacionamentos que estão se tornando cada vez mais importantes no cenário competitivo atuais.

 

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides