mao esta segurando notas de dinheiro mostrando a antecipacao de recebiveis

Antecipação de recebíveis: como funciona esse processo?

Você precisa de uma opção para pagar as contas sem ter de recorrer a um empréstimo? Que tal usar a antecipação de recebíveis?

Essa opção de crédito tem se tornado cada vez mais popular no agronegócio, por ser uma saída simples e de curto prazo para quem precisa de capital de giro, seja para quitar contas, seja para realizar investimentos. 

Manter a sustentabilidade financeira é possível, e não é preciso recorrer a processos burocráticos e onerosos. 

Hoje, o mercado já oferece opções com baixas taxas de juros e crédito disponibilizado em curto prazo. 

Para conhecer mais sobre como funciona a antecipação de recebíveis e como ela pode ajudar seu negócio, confira este artigo! 

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma prática que permite a uma empresa antecipar o recebimento de um valor vindo de notas, duplicatas ou mesmo contratos de lotes futuros, para produtores rurais, o que ocorre por meio de uma instituição financeira ou agfintechs.

Nesse cenário, é possível receber dinheiro referente a vendas a prazo ou parceladas, antes mesmo de o cliente ser cobrado. 

Isso permite ao solicitante recolher valores de uma única vez em um curto prazo. 

Essa é uma maneira de estabilizar o fluxo de caixa, especialmente naqueles momentos de necessidade; afinal, há uma injeção de capital que ajuda no pagamento de dívidas, por exemplo. 

Programa de antecipação de recebíveis 

Em 2020, o Ministério da Economia criou um programa de antecipação de recebíveis chamado AntecipaGov. 

Por meio dele, os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal podem solicitar a antecipação de crédito no valor máximo de 70% do que ainda têm a receber. 

A iniciativa permite aos fornecedores utilizar seus contratos administrativos como garantia para fazer empréstimos e financiamentos em instituições financeiras que são credenciadas pelo Ministério da Economia (ME).

Para mais informações sobre o programa, é só acessar o site: https://www.gov.br/compras/pt-br/antecipagov

Antecipação de recebíveis do agronegócio

Uma das maiores lacunas no agronegócio está relacionada ao acesso a crédito rural

A antecipação de recebíveis é uma alternativa que ajuda a fomentar o agronegócio, permitindo, assim, que os produtores rurais e as distribuidoras de insumos possam investir em seus negócios e continuem produzindo. 

Com dinheiro em caixa, fica mais fácil investir em maquinários, insumos e tecnologias da agricultura de precisão.

A antecipação garante um fluxo de caixa mais saudável, trazendo mais segurança para investimentos futuros.

Para o agro, que demanda investimentos constantes e está em franco crescimento, a opção não é só boa, mas também importante, pois ajuda a fomentar o desenvolvimento do setor. 

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Independentemente de ser um produtor rural ou uma distribuidora de insumos agrícolas, a antecipação de recebíveis funciona da mesma forma para ambos. 

O interessado em antecipar seu recebível leva até uma instituição financeira um documento que comprove o recebível e solicite uma simulação, até mesmo para poder entender como funciona a taxa de juros ali. 

Com isso, a instituição financeira poderá antecipar o pagamento de duplicatas, notas fiscais, contratos de lote futuro, assumindo o recebimento dos títulos que foram adiantados. 

Vale destacar que existe a opção de antecipar um recebível ou vários. 

Cada instituição financeira terá também seus documentos próprios obrigatórios que precisam ser entregues para que seja realizada a análise de crédito da operação. Em caso de aprovação, o solicitante recebe o dinheiro. 

Mas é preciso lembrar algumas questões antes de optar por solicitar a antecipação de recebíveis. 

Quanto maiores forem o valor e o tempo de antecipação – por exemplo, um pagamento que será recebido só daqui a 6 meses –, maior será a taxa de juros. 

Portanto, a antecipação é uma opção ideal para recebimento de valores de pagamentos a curto prazo. 

Existe diferença entre antecipação e empréstimo?

Um empréstimo costuma ter um valor superior, porque os bancos oferecem taxas de avaliação de crédito e juros mais altos nessa opção, sem contar a necessidade de aprovar o cadastro e o crédito; logo, o risco precisa ser levado em conta. 

Por sua vez, na antecipação de recebíveis, o dinheiro já é da empresa/produtor; a questão é que ainda não houve recebimento, por meio de uma operação legal, nem um adiantamento do recebível.

Isso faz com que o risco de inadimplência seja menor; o que acontece é que a instituição financeira compra os recebíveis, mas o pagamento é referente a um valor menor que o nominal. 

No caso do empréstimo, o dinheiro emprestado precisa ser devolvido com taxas de juros adequadas ao risco do negócio, o que costuma ser feito em parcelas.

Já na antecipação de recebíveis, o valor adquirido já é dela e por acordo comercial será pago em prazos determinados, o que reduz bastante o risco de inadimplência.

Para a instituição financeira que está antecipando o crédito, o pagamento é praticamente garantido, e quem contrata tem juros e taxas menores. 

Resumidamente, a antecipação costuma ser mais segura para ambas as partes. De toda maneira, é preciso avaliar as condições para não ter surpresas, o que vai variar conforme a instituição. 

Quais são os tipos de recebíveis?

Mas, afinal, que os tipos de recebíveis podem ser antecipados? Essa é uma dúvida comum para quem ainda não fez esse tipo de operação; conheça as opções a seguir! 

Boletos bancários 

É possível antecipar o recebimento de valores de boletos que foram emitidos para clientes. 

Geralmente, a configuração é feita para que o pagamento seja efetuado em curto prazo, o que torna essa opção ideal para a antecipação.

Recebíveis de cartão de crédito

Valores de cartão de crédito para curto e médio prazo também podem ser antecipados. 

Para isso, é preciso existir uma integração entre o sistema para ter acesso à documentação e enviá-la à instituição. 

Depósitos em conta

O depósito direto em conta também pode ser antecipado; para isso, é preciso checar junto à instituição que tipo de comprovação é preciso para que o valor possa ser creditado. 

Tal opção é ideal para duplicatas emitidas sem boletos, por exemplo. 

Cheques pré-datados

Caso os solicitantes operem com cheques, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção para manutenção da saúde financeira do empreendimento e adiantamento de pagamentos que viriam apenas em questão de meses.

Em quais momentos recorrer à antecipação de recebíveis?

Algumas situações são propícias para a antecipação de recebíveis; é o caso da necessidade de aumento do capital de giro. 

Ele é o responsável por auxiliar na manutenção da estabilidade em seu dia a dia, permitindo o pagamento de dívidas tanto fixas quanto variáveis.

É comum usar essa opção para aumento de capital e pagamento de dívidas inesperadas, que exijam investimentos ou mesmo pagamentos prévios. 

Outro momento importante na antecipação de recebíveis é quando surge a necessidade de pagamento de despesas, como de manutenção de um equipamento que quebrou. 

A antecipação dá um respiro nas contas, permite a negociação de melhores valores e até mesmo cobre o gasto, sem comprometimento do caixa futuro.

Por fim, ter a possibilidade de antecipar recebíveis ajuda a manter o fluxo de caixa positivo, auxiliando a manter a operação no azul. 

Quais são as vantagens de antecipar recebíveis?

Ao longo do artigo, deu para perceber o quão vantajosa é a antecipação de recebíveis. Uma vez que se opta por essa alternativa, há uma série de benefícios perceptíveis!

Taxas reduzidas

Quando comparamos a antecipação de recebíveis com financiamentos, empréstimos e cheque especial, notamos que a opção tem taxas menores. 

Isso se deve ao fato de que o solicitante não está pedindo dinheiro emprestado, mas sim usando seus próprios recursos e que seriam recebidos no futuro. 

Consequentemente, isso faz com que a operação saia mais barata, reduzindo o comprometimento de receitas e o endividamento do negócio.

Menor risco de inadimplência

Como o valor a ser recebido já acertado e o pagamento será efetuado, a instituição tem mais segurança na liberação dos recebíveis. 

Isso porque há uma chance menor de inadimplência, o que reduz os riscos dessa operação. 

Maior liquidez

Um dos principais benefícios da antecipação de recebíveis é a geração de liquidez para o solicitante manter as suas contas em dia. 

O montante recebido de forma antecipada ajuda a regularizar o fluxo de caixa, aumenta o capital de giro e torna o balanço mais líquido. 

Aceleração dos negócios

Antecipar recebíveis permite ao solicitante, como uma distribuidora de insumos, o crescimento financeiro. 

Isso acontece porque ela passa a ter mais liquidez para aproveitar oportunidades, como descontos, bem como consegue negociar com fornecedores em busca de condições diferenciadas. 

Antecipação de recebíveis: fomentando o agronegócio

A antecipação de recebíveis é uma forma prática de obter crédito e fomentar as suas atividades no agronegócio, independentemente de você estar ligado ao setor de forma direta ou indireta. 

Se a sua distribuidora de insumos quer oferecer mais opções para clientes, seja por meio de novos produtos, tecnologias ou até mesmo pagamento, pode apostar na antecipação de recebíveis como alternativa. 

Quer impulsionar o seu negócio? Conte com o apoio da TerraMagna! Nós oferecemos soluções de crédito rural para você investir no seu estabelecimento. 

Quer entender como funciona a liberação de crédito?

Fale com nossos especialistas!