Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Barter: opção para o crédito escasso

O Barter que é uma prática de permutar no setor é antiga; o pagamento com a entrega do grão após a safra sem o uso de dinheiro é um mecanismo usado para a compra de insumos. Geralmente a negociação acontece entre o produtor rural e a distribuidora de insumos. Para contornar a falta de crédito, as operações de Barter ajudam o agronegócio a ter insumos para iniciar a plantação da safra com pagamento a prazo.

A transação de troca é feita através da emissão de uma Cédula de Produto Rural (CPR) que garante a entrega de parte produção como forma de pagamento. Ao realizar a compra dos insumos é preciso que o produtor e distribuidor deixem os termos de retirada e os valores acertados, para evitar problemas na entrega dos produtos. A formalização do negócio precisa ser e registrada em cartório  para ter validade jurídica e financeira.Essa modalidade de negócio no setor rural cresce a cada dia.

 Em média a negociação oferece um prazo de 6 meses até um ano para o início da entrega de parte da produção, o que corresponde geralmente ao ciclo da lavoura. Nas distribuidoras de insumos, as operações de Barter garantem bons volumes de vendas e fortalecem os relacionamentos com os clientes. Mesmo a comercialização sendo feita a prazo o distribuidor consegue fechar o negócio, o que evita que o produtor busque outras empresas para comprar o insumo.

Em um cenário onde o crédito subsidiado não é suficiente para atender a toda demanda do agronegócio, o Barter se torna uma alternativa de conseguir financiamento no setor, mas é importante lembrar que a operação oferece riscos para o distribuidor. Como o agronegócio é uma empresa a céu aberto, pode ocorrer uma quebra de safra. Fatores climáticos como excesso ou falta de chuva, altas ou baixas temperaturas, tempestades e outras situações, estão na lista de riscos que podem prejudicar a entrega dos grãos. Mas, mesmo assim, as operações comerciais realizadas através da permuta, termo popular usado nas transações com Barter, permitem que ocorra o fortalecimento do setor. Em que o  distribuidor ao abrir essa possibilidade de negociação injeta  crédito para que os agricultores realizem o plantio. Assim, mesmo sem capital, é possível investir na lavoura de forma a fortalecer o agronegócio.

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides