A agricultura sustentável chegou para fazer bem mais que promover uma conexão do homem com a natureza. Ela veio para mudar paradigmas, onde prova ser possível aliar a redução de custos com insumos agrícolas à uma maior produtividade.
A popularidade desse tipo de agricultura tem aumentado devido a certos programas de incentivo, como o IICA e Fundo Verde do Clima que consolidaram uma parceria de US$ 100 milhões que custeiam projetos para reduzir as emissões de gás metano segundo o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Índice de conteúdo
ToggleTipos de Agricultura Sustentável
Vamos conhecer agora os principais tipos de Agricultura Sustentável:
Irrigação de Gotejamento
Ocorre uma vazão lenta e contínua da água, assim é possível diminuir o consumo, a contaminação por fungos, aumentando a qualidade e rendimento da cultura.
Agricultura Biológica ou Orgânica
Tem como objetivo conservar a saúde do solo e de toda a produção. Exemplos: rotação de culturas, manejo ecológico de doenças e pragas e adubação orgânica.
Cogeração de Energia
Produz energia elétrica e térmica por meio do gás natural ou da biomassa, mostrando custo baixo, sem distribuidor de energia, e um menor impacto ambiental.
Compostagem
Aproveitamento de resíduos orgânicos onde é produzido adubo, reduzindo gastos financeiros e tornando a produtividade mais alta.
Sistema de Energia Solar
Aqui os painéis solares transformam a energia produzida pelo sol em calor, representando custo extremamente baixo de manutenção quando comparado aos demais.
Sementeiro de Cultura para Adubação Verde
A técnica transforma a planta em massa verde, deixando o solo mais rico em sais minerais e TMO – Teor de Matéria Orgânica, prevenindo a lixiviação e erosão depois da colheita.
SAFs – Sistemas agroflorestais
Os sistemas agroflorestais são consorciação de culturas com árvores de extrato de folhagem baixo, médio e alto.
Consegue recuperar áreas degradadas e restaurar florestas.