Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Trator com um arado preparando o solo e elementos graficos representando a inteligencia artificial

Inteligência artificial: desafios e funcionalidades

Aliada da produção sustentável, da inovação e da entrega de resultados mais expressivos no agronegócio, a inteligência artificial (IA) na agricultura é uma forte companheira do produtor rural. 

Um fato que não podemos negar: o agronegócio experimentou um crescimento exponencial nas últimas décadas. E, juntamente com todo esse processo, a tecnologia chegou ao campo, revolucionando todo o setor.

Atualmente, a IA está presente nas mais variadas formas: desde drones inteligentes que trazem informações e diagnósticos em tempo real até máquinas capazes de identificar padrões (através de sistemas computacionais).

Para você ter uma ideia, a inteligência artificial na agricultura movimenta milhões de reais todos os anos, com a previsão de US$ 2.075 milhões até 2024. São números muito expressivos, não é mesmo? 

Relacionado: Conheça os impactos reais da IA na agricultura

E suas vantagens não param por aí: ela contribui também para a tomada de decisão, que influencia diretamente o sucesso ou fracasso da lavoura. São ferramentas capazes de trabalhar com um grande volume de dados, diferentemente, por exemplo, da mente humana, extremamente limitada.

A IA na agroindústria ainda está em processo de expansão, apesar de ser bem conhecida por outros setores da economia. Inclusive, algum tempo atrás, não se imaginava a sua aplicação no campo.

Contudo, essa visão mudou drasticamente!

Mas afinal, quais são as reais aplicações da inteligência artificial na agricultura? Como eu, produtor rural, posso aumentar a eficiência dos meus processos produtivos de forma mais rápida e lucrativa?

Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo, que nós, da TerraMagna, preparamos para você!

Fique conosco para ampliar seus conhecimentos!

Condições de crédito rural que cabem no seu bolso? Distribuidor de insumos, não deixe de conferir as opções que a TerraMagna oferece para você!

Afinal, o que é inteligência artificial na agricultura?

Antes de entendermos o sentido desse termo aplicado ao agronegócio, precisamos, primeiramente, entender seu contexto de um modo geral.

A IA (inteligência artificial) é um conceito referente a todo e qualquer comportamento semelhante ao do ser humano, apresentado por algum sistema ou máquina. Em outras palavras, são computadores programados para reproduzir ações humanas, com o uso extensivo de dados.

Você pode se perguntar: mas como isso é possível? Parece algo fora do comum, não é mesmo?

À primeira vista, sim.

Contudo, quando paramos para analisar tudo de forma mais profunda, percebemos que a tecnologia realmente nos permite isso. Para você ter uma ideia, aproximadamente 10% de todas as empresas de IA atualmente investem na agricultura.

E a tendência é que isso aumente muito nos próximos anos.

Em que momento você, produtor rural, pode enxergar a inteligência artificial na agricultura? São várias situações. Vou citar apenas algumas para você:

  • Sensoriamento remoto: obtenção de imagens a distância, sobre a superfície terrestres, através do que chamamos de sensores remotos.
  • Veículos autônomos: veículos que possuem gestão automática ou remota e cujo manejo ocorre por meio de um smartphone.
  • Machine Learning agricultura: trata-se de um método de análise de dados, que tem como objetivo a automatização de modelos analíticos. Na agricultura, ele cruza informações para estabelecer padrões que indiquem condições do solo, por exemplo.
  • Informações em tempo real: como o próprio nome sugere, diz respeito a imagens em tempo real através de drones na agricultura e outros sensores, contribuindo para a segurança e vistoria nas plantações.
  • Meteorologia: sensores e outros materiais da IA permitem prever chuvas, temperaturas e condição dos ventos.

Deu para entender a importância da IA na agricultura?

Aplicações da inteligência artificial na agricultura

Agora que você viu onde a IA está presente na agricultura, é interessante conhecer suas reais aplicações e suas possibilidades. 

Monitorar sua lavoura

Sim. Monitorar sua lavoura. E de forma muito eficiente.

Basicamente, com apoio de drones, veículos autônomos e outras ferramentas, é possível obter imagens mais precisas, identificar falhas de plantio, fazer monitoramento de pragas e controlar infestações de ervas daninhas e outras doenças.

Outro exemplo muito clássico de monitoramento da IA na lavoura são as falhas de irrigação. Com a identificação rápida desses problemas, você evita problemas no futuro, tomando decisões mais assertivas e melhorando sua produtividade no campo.

Coletas e bancos de imagens

Através de dados coletados por drones e Big Data, você pode ter acesso a imagens, tanto para formar um banco de dados quanto para aquelas em tempo real. A partir daí, você pode gerar, por exemplo, diagnósticos gerais sobre a situação da sua lavoura.

Além disso, é possível também gerar mapas de produtividade, que combinam diferentes estratégias para melhorar todo o seu desempenho na fazenda.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão nada mais é que o uso de tecnologias avançadas no campo. Conforme os processos produtivos foram crescendo, o homem precisou de ferramentas mais avançadas, produzindo mais e economizando tempo. 

Assim, não se trata necessariamente de algo novo, mas algo que evoluiu ao longo do tempo. O GPS, por exemplo. Você já ouviu falar neste termo. Ele foi introduzido na agricultura na década de 1990 e é utilizado até hoje.

O processo passou a depender menos do ser humano (feito às vezes até sem interferência alguma), tornando-se mais rápido e eficiente.

Previsão do tempo

Não é novidade para ninguém: se pudéssemos controlar o tempo, a produção no campo seria muito mais eficiente, não é mesmo? Contudo, de forma geral, isso não é possível. Por isso, o produtor trabalha com previsões meteorológicas.

Variações de temperatura, excesso de chuvas ou até escassez são fatores que prejudicam todo tipo de cultura. Prever o que pode acontecer é algo perfeito nesse caso, não é verdade?

Relacionado: Conheça a plataforma da Agrofit

A inteligência artificial na agricultura vem modificando esse cenário. Com algoritmos e dados, aplicativos e softwares podem fornecer ao produtor rural previsões meteorológicas personalizadas (para sua fazenda em específico).

De uso dessas informações, é possível elaborar o planejamento da lavoura e criar estratégias de manejo mais assertivas, aumentando sua produtividade.

Gerenciamento ambiental da inteligência artificial na agricultura

Não podíamos falar de IA sem comentar os desafios ambientais. E são muitos. As mudanças climáticas, por exemplo, têm impacto direto na produção de alimentos mundial. A IA permite lidar com esse problema.

Quando você trabalha com dados mais assertivos, fica mais fácil manter o manejo sustentável do seu negócio. E não apenas isso; você contribui para a produção sustentável na agricultura.

Mão de obra humana × tecnologia

Quando falamos em automatizar processos, é impossível não comentarmos a questão do trabalho humano. Uma coisa precisamos sempre ressaltar: apesar da IA fazer boa parte do trabalho humano, ela não está aqui para substituí-lo

Saiba mais: A tecnologia é uma aliada do produtor agrícola

Todas as tecnologias precisam do fator humano para serem colocadas em prática. A decisão final sempre será do produtor. Dessa forma, é imprescindível aliar sempre ética, sensibilidade e experiência nessas situações.

Tendências e desafios da inteligência artificial na agricultura

Como dissemos ao longo do nosso artigo, a inteligência artificial no campo vem evoluindo ao longo dos anos e vem sendo cada vez mais utilizada. Porém, ainda existem grandes desafios relacionados à sua prática.

Eles são vários. Isso significa que ainda é preciso transpor alguns obstáculos para que a inteligência artificial na agricultura seja utilizada de forma plena. Vamos conhecer alguns dos principais desafios.

Ainda falta conhecimento

O conhecimento é fator-chave para o sucesso da implantação da IA no campo. Existem muitos produtores rurais que alegam falta de conhecimento sobre as tecnologias disponíveis no mercado.

Além disso, existe certa dificuldade em pequenos e médios produtores rurais acompanharem o crescimento da tecnologia. Tudo depende de bons investimentos em educação e uma boa distribuição de informações sobre o tema!

É preciso infraestrutura completa

Aliado ao problema da falta de conhecimento, existem outros fatores como falta de conectividade, que afeta grande parte das áreas rurais brasileiras. Muitos recursos da IA podem ser acessados offline; porém, a falta de sinal, por exemplo, acaba dificultando esse processo.

Em outras palavras, é preciso uma infraestrutura adequada para que a IA possa funcionar.

Investimento alto

É preciso investimento para se ter IA. Não há como negar.

A grande promessa da IA é que, conforme as tecnologias avançam, aumenta também a disponibilidade delas no mercado, tornando as ferramentas mais acessíveis aos produtores.

Assim, é importante que o produtor acompanhe sempre o mercado da tecnologia e as inovações que ele proporciona para a agricultura ao redor do planeta!

Relacionado: Como investir de maneira correta na agricultura familiar

A TerraMagna trabalha com uma tecnologia exclusiva que permite conceder crédito para distribuidores e produtores de forma mais rápida que o mercado tradicional e com taxas mais justas.

Isso é possível porque nossa plataforma avalia o histórico do produtor, sua capacidade de produção e acompanha a lavoura através do monitoramento via satélite e outras tecnologias, do plantio até a colheita.

Antecipamos o recebimento de CPRs, duplicatas e outros títulos do agro. Assim, o distribuidor não tem de esperar até o final da safra para receber, transformando seus contratos em dinheiro em caixa.

Quer saber mais sobre o assunto e consultar todas as condições oferecidas pela TerraMagna? 

Falar com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides