Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

colheitadeira colhendo na lavoura respeitando o periodo de safra

Período de safra: a importância de plantar no momento certo

Segundo a Conab, o calendário agrícola brasileiro é um dos mais dinâmicos do mundo, pois permite o cultivo de até três safras no mesmo ano agrícola. O que acha de entender o período de safra?

O agricultor que deseja atingir a máxima produtividade de sua lavoura precisa observar o período de safra, para que o plantio e a colheita sejam realizados sob condições ideais.

Continue a leitura a seguir para entender o que é período de safra, safrinha e entressafra. 

O que é período de safra?

O período de safra refere-se à época que reúne as melhores condições para o plantio de determinada cultura, levando-se em conta fatores climáticos como temperatura e chuvas. 

Conhecer a época adequada para a realização do plantio e da colheita de acordo com as condições ambientais é um aspecto essencial para a produtividade das lavouras.

A palavra “safra” pode ser empregada para indicar o período temporal em que ocorrem os cultivos agrícolas, bem como pode aludir ao resultado da produção agrícola. 

O período de safra é de fundamental importância para os produtores rurais, uma vez que é nesse momento que a lavoura pode gerar maior rentabilidade, sendo essencial para a sanidade dos negócios agrícolas. 

No Brasil, a cultura que tem a preferência dos agricultores para ser explorada durante o período de safra é a soja, devido ao retorno econômico e à versatilidade do grão. 

O período de safra varia de acordo com a região e com a cultura a ser desenvolvida no local. Na maioria das vezes, o período está ligado ao início da época de chuvas.

Safrinha

A safrinha é o plantio realizado no período seguinte à colheita da safra principal. Trata-se de uma forma de otimizar o uso das áreas de cultivo. 

O termo “safrinha” é empregado porque a produtividade da colheita costuma ser menor, uma vez que nesse período as condições climáticas não são as ideais. 

A safrinha é realizada em culturas de ciclo curto, como as de algodão, milho, soja e feijão.

No entanto, a produtividade inferior da safrinha já não é mais uma realidade para algumas culturas que têm obtido um rendimento equivalente ou superior ao da safra principal.

A produtividade obtida por essas culturas está provocando a mudança do termo “safrinha” para segunda safra

A mudança de denominação é reveladora da importância que esse segundo plantio tem adquirido.

No documento Projeções do Agronegócio 2020/2021 a 2030/2031, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), constam dados que revelam a relevância do milho de segunda safra.

Segundo a publicação, nos últimos dez anos, a área ocupada pelo cultivo do milho de 2ª safra cresceu 95,6%, passando a ser “claramente mais importante” nos termos do documento.

Além do milho, outra cultura que tem captado o interesse dos produtores rurais durante a safrinha é o algodão

Em determinadas regiões do país, os agricultores conseguem produzir até mesmo uma terceira safra; é o caso da cultura de feijão. 

Entressafra

A entressafra é o período intermediário decorrido entre uma safra e a seguinte. Nesse período, o produtor rural realiza o planejamento e os preparativos para a próxima safra. 

Trata-se de uma época estratégica para o agricultor, em que a safra anterior é analisada e faz-se a estimativa dos custos mais importantes para a produção agrícola seguinte.

Nesse momento, o produtor planeja seu orçamento prevendo custos como insumos, custos operacionais, mão de obra e manutenção de máquinas. 

Também é o momento para realizar o planejamento financeiro da atividade, considerando-se a possibilidade de realizar novos investimentos, solicitar crédito rural e contratar o serviço de seguro rural. 

Em culturas que produzem a safrinha, a entressafra terá início após o fim desta. Nesse caso, a duração da entressafra será menor.    

Na entressafra, há um aumento do preço dos produtos agrícolas em razão da menor oferta de mercadorias em relação ao período de safra. 

Período de safra da soja no Brasil 

A soja é a principal lavoura do Brasil, levando em conta fatores como área cultivada, volume produzido e valor exportado.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja da temporada 2021/2022 foi de 124,05 milhões de toneladas

Assim, conhecer o período de safra da soja torna-se relevante para os agricultores que queiram investir nesse importante grão.  

Trazemos a seguir o período em que se realiza o plantio e a colheita da cultura de soja de acordo com as regiões do Brasil. 

Os dados foram extraídos do Calendário de Plantio e Colheita de Grãos no Brasil, elaborado pela Conab. 

Região Sudeste

O período de safra da soja na região Sudeste obedece ao seguinte calendário:

  • Minas Gerais: o plantio ocorre de outubro a dezembro, e a colheita ocorre entre os meses de janeiro a maio. 
  • São Paulo: o plantio é feito entre setembro e dezembro, e a colheita acontece entre fevereiro e maio. 

Região Centro-Oeste

O período de safra da soja na região Centro-Oeste tem a seguinte organização:

  • Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: o plantio ocorre entre setembro e dezembro, e a colheita, entre janeiro e abril. 
  • Goiás: o plantio acontece entre os meses de outubro a dezembro, enquanto a colheita é feita entre os meses de janeiro e abril.
  • Distrito Federal: o plantio é realizado entre outubro e dezembro, e a colheita, entre fevereiro e abril. 

Região Sul

Na região Sul, o período de safra da soja tem a seguinte distribuição:

  • Paraná: o plantio ocorre entre setembro e dezembro, e a colheita, entre janeiro e abril. 
  • Santa Catarina: o plantio acontece entre outubro e dezembro, já a colheita ocorre entre os meses de fevereiro e maio.
  • Rio Grande do Sul: o plantio é realizado entre outubro e janeiro, e a colheita, entre fevereiro e maio. 

Região Norte

Na região Norte do Brasil, o período de safra da soja tem o seguinte calendário:

  • Roraima: o plantio é feito entre os meses de abril e junho, e a colheita, entre agosto e outubro. 
  • Rondônia: o plantio é realizado de outubro a dezembro, e a colheita acontece entre os meses de janeiro a abril. 
  • Pará: o plantio ocorre entre os meses de janeiro a abril, enquanto a colheita acontece entre os meses de maio a agosto.    
  • Tocantins: o plantio é feito entre os meses de outubro a dezembro, e a colheita é realizada entre os meses de fevereiro a maio.

Região Nordeste

Na região Nordeste do Brasil, o período de safra da soja obedece ao seguinte cronograma:

  • Maranhão: nos meses de outubro a janeiro, é feito o plantio; o mês de fevereiro é de plantio/colheita (conforme consta no Calendário da Conab); os meses de março a julho são reservados para a colheita. 
  • Piauí: o plantio ocorre entre os meses de outubro a janeiro, enquanto a colheita acontece entre os meses de fevereiro a junho.  
  • Bahia: nos meses de outubro a dezembro, realiza-se o plantio; o mês de janeiro é de plantio/colheita; nos meses de fevereiro a abril, é feita a colheita. 

Características do período de safra

O período de safra caracteriza-se por apresentar as condições ambientais adequadas para exploração de determinada cultura em dada região.

Como condições ambientais, devem ser considerados fatores como regime de chuvas, luminosidade e temperatura, que propiciam o melhor desenvolvimento dos cultivos. 

Apesar disso, mesmo que as culturas sejam plantadas na época ideal, a lavoura ainda estará sujeita a intempéries climáticas que podem reduzir sua produtividade. 

De acordo com o já citado “Calendário de Plantio e Colheita de Grãos”, o cultivo realizado na época ideal minimiza os riscos que são inerentes à cultura. 

Importância do período de safra

Como vimos anteriormente, é durante o período de safra que a lavoura conta com condições climáticas ideais de desenvolvimento.

Dessa forma, é no decorrer desse período que os cultivos atingem o maior nível de produtividade

Consequentemente, essa época tem grande repercussão econômica para os produtores rurais, que fazem grandes investimentos durante o período e têm a expectativa de obter retorno financeiro.

Além disso, os alimentos da safra têm conquistado a preferência do consumidor final, pois esses alimentos são mais saborosos e nutritivos e têm preços atrativos. 

Conclusão

No presente artigo, nós vimos o que é período de safra e conhecemos as noções de safrinha e entressafra. 

A cultura da soja é a principal aposta dos produtores rurais brasileiros, tendo sua preferência como cultivo adotado durante o período de safra. 

Por esse motivo, apresentamos os períodos de plantio e colheita da cultura da soja de acordo com cada região brasileira.

Durante a safrinha, a cultura de milho tem conquistado cada vez mais espaço nos campos, geralmente sucedendo a da soja. 

A entressafra é o período em que o agricultor faz o planejamento do negócio rural, considerando investimentos e custos com máquinas, mão de obra e insumos agrícolas. 

Já para os distribuidores de insumos, a entressafra pode significar uma baixa na demanda por seus produtos, enquanto o início do plantio é acompanhado por uma procura intensa.

Portanto, vemos que lidar com a sazonalidade do negócio agrícola é fundamental para produtores rurais e distribuidores de insumos que queiram ter uma saúde financeira sólida. 

A TerraMagna desenvolveu uma linha de crédito pensada para a realidade dos distribuidores de insumos

Por meio dela, os distribuidores de insumos podem negociar suas CPRs, duplicatas e outros títulos do agro com o mercado de capitais

Dessa forma, os investidores podem “comprar” esses documentos e o distribuidor tem a possibilidade de receber o dinheiro à vista. 

Quer saber mais sobre o funcionamento desse processo?

Converse com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides