Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

mao com um saco de dinheiro e duas lavouras ao fundo representando o financiamento rural

Financiamento rural: quais são, tipos e suas exigências

O financiamento rural é uma modalidade de crédito que traz muitos benefícios para os produtores rurais, como expandir suas operações agrícolas sem ter o caixa prejudicado.

Porém, é necessário ter conhecimento sobre os principais tipos de créditos rurais existentes. Afinal, para adquirir uma terra, há muita burocracia envolvida. 

Nesses casos, é importante analisar com cuidado cada proposta e ter um planejamento financeiro adequado para poder arcar com as parcelas do financiamento. 

Mesmo assim, há muitas possibilidades para que o produtor rural alcance a independência, tenha a sua propriedade rural e expanda o seu negócio agrícola. 

Para saber mais detalhes sobre esse tipo de financiamento no agronegócio, continue a leitura!

Leia também: Custeio rural: saiba o que é e como conseguir o financiamento

O que é um financiamento rural?

Agricultor segurando notas de dinheiro de 100 e 500, com o fundo de uma lavoura. A imagem representa o financiamento rural.
Fonte: Pexels

O financiamento rural é uma forma de o trabalhador rural adquirir terras para atuar de forma independente por meio da concessão de crédito rural.

Essa iniciativa foi criada pelo Governo Federal a partir do Fundo de Terras da Reforma Agrária, que, posteriormente, fundou o Programa Nacional de Crédito Fundiário, chamado de Terra Brasil

A modalidade de aquisição de terras tem como propósito beneficiar os agricultores do nosso país e ajudá-los a desenvolver o agronegócio, tão importante para a economia brasileira.

Além disso, o financiamento rural aumenta as oportunidades e traz mais autonomia para os produtores rurais.

Porém, há algumas regras para adquirir o crédito rural. A seguir, saiba mais detalhes sobre como funciona o financiamento rural.

Como financiar uma área rural?

Primeiro, é preciso entender que todos os recursos para aquisição de crédito rural são originários do Fundo de Terras e Reforma Agrária

Ou seja, o financiamento rural funciona a partir do Sistema Safra, que reúne todas as informações e os requisitos necessários para que agricultores possam obter crédito rural

Quanto às taxas de juros, o Sistema Safra possui as menores do mercado, sendo mais uma facilidade para os produtores rurais que querem adquirir suas próprias terras. 

Anualmente, há uma atualização do calendário do Sistema Safra. Geralmente, tem início entre 1º de julho do ano atual e o dia 30 de junho do ano seguinte.

Também é possível realizar o financiamento rural diretamente com os bancos públicos ou privados. Porém, as condições de financiamento são diferentes. 

O ideal é que o produtor rural entre em contato com a instituição financeira para entender melhor como funciona e quais os valores das taxas de juros. Assim, será possível optar pelo financiamento rural mais vantajoso.

Após a aprovação da solicitação de financiamento rural para aquisição de terras, o agricultor recebe os valores acordados para investir e adquirir a sua propriedade.

Quem pode pegar financiamento rural?

Trabalhador rural sorrindo, em cima de uma macieira, enquanto segura duas maças que colheu. O financiamento rural permite isso.
Fonte: Pexels

Conforme informações divulgadas pelo próprio Banco Central, o financiamento rural é concedido para produtores rurais, cooperativas agrícolas, agroindústrias, cerealistas e associações de produtores

Isso significa que pessoas físicas e jurídicas, que atuam com atividade rural, podem solicitar o financiamento, desde que estejam seguindo as condições previstas pelo Banco Central. 

Mesmo quem não possui terras pode solicitar o financiamento rural. Afinal, essa iniciativa foi criada para tornar os produtores rurais independentes, donos de suas próprias terras.

Porém, é necessário comprovar o trabalho no setor agrícola para poder adquirir o crédito rural. 

De modo geral, o público-alvo do financiamento são pessoas que atuam na agricultura. Porém, há alguns requisitos específicos para que o crédito rural seja concedido:

  • Idade entre 18 e 65 anos;
  • Não possuir terra ou trabalhar com pouca terra;
  • Pelo menos 5 anos de experiência com atividades rurais, nos últimos 15 anos;
  • Não possuir imóvel rural maior que uma propriedade familiar nos últimos 3 anos; 
  • Não ter participado de nenhum programa oferecido pelo Fundo de Terras ou Reforma Agrária;
  • Não ser servidor público;
  • A propriedade a ser financiada não pode pertencer à área de proteção ambiental, terra indígena ou quilombola. 

Atendendo a todos esses requisitos, o financiamento rural é liberado sem maiores problemas.

Qual banco oferece financiamento rural?

Apesar de o Governo Federal ser o principal financiador de terras rurais, é possível conseguir crédito rural por meio dos bancos públicos e privados

Há diversas instituições financeiras que oferecem crédito rural para agricultores:

  • TerraMagna;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica;
  • Banco do Nordeste;
  • BNDES (Pronaf).

O ideal é que o produtor rural procure cada instituição financeira e analise as condições de crédito rural de cada uma. 

Dessa forma, a aquisição de terras se torna mais facilitada, sem causar problemas futuros com os credores e atendendo suas necessidades de crédito.

Quais são as linhas de crédito disponíveis para produtores rurais?

Há várias linhas de crédito rural para iniciantes no agronegócio, como para quem deseja comprar gado, por exemplo. 

Cada uma delas vai variar conforme a necessidade do produtor rural. 

No caso do financiamento rural do Banco do Brasil, as linhas disponíveis são:

  • Crédito para financiar a produção agropecuária;
  • Capital de giro para o agro;
  • Crédito para industrialização agropecuária;
  • Crédito para investir na produção agrícola;
  • Crédito para comercializar produtos agrícolas;
  • Crédito para armazenagem da produção agropecuária. 

Ou seja, é possível adquirir diversos financiamentos para cada necessidade do agricultor. Todas buscam atender o trabalhador rural, desde que siga os critérios específicos. 

Agora, vamos entender um pouco como funcionam as taxas de juros e os prazos para pagamento do financiamento rural. 

Afinal, você não precisa ser surpreendido por valores exorbitantes.

Entenda sobre as taxas de juros e prazos do financiamento rural 

Cada instituição concedente de crédito tem critérios específicos para definir as taxas de juros e os prazos de pagamento de um financiamento rural.

Por isso, é importante que você se informe de forma detalhada com os bancos, para entender como o cálculo de juros é realizado. 

Há taxas com valores mais controlados, equalizados pelo Tesouro Nacional, assim como há as taxas de juros livres, que seguem as taxas do mercado. 

Por exemplo, no Sistema Safra, que financia a aquisição de terras por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), as taxas de juros são de 6% ao ano, podendo variar conforme a linha de crédito escolhida. 

Já o PCA (Programa de Construção e Ampliação de Armazéns) possui taxa de juros a 8,5% ao ano.

De qualquer forma, os valores e as condições de pagamento dependem do tipo de financiamento aprovado e da política interna do banco concedente do benefício.

Quais são os tipos de crédito rural?

Agora vamos entender um pouco mais sobre os tipos de crédito rural oferecidos para os agricultores. 

Crédito rural para custeio

Esse tipo de financiamento é direcionado para cobrir despesas relacionadas à produção agrícola e pecuária.

Por exemplo, adquirir sementes e fertilizantes faz parte das despesas normais de um ciclo produtivo, seja em lavouras periódicas ou permanentes.

No caso da produção pecuária, cobrir despesas do dia a dia, como ração, compra de vacinas e medicamentos.

Crédito rural para investimento

Ideal para desenvolver a fazenda do produtor rural, pois é usado na compra de bens necessários para o ótimo funcionamento da lavoura. 

Aqui, o crédito rural pode ser destinado à compra de tratores, semeadoras, drones e outros maquinários, equipamentos e tecnologias.

Crédito rural para comercialização 

Esse tipo de crédito é voltado exclusivamente para a compra de recursos necessários para comercializar os produtos produzidos pelo agricultor. 

Como exemplo, temos a estocagem dos produtos para ficarem conservados e armazenados adequadamente antes de sua comercialização.

Crédito rural para industrialização 

Ideal para produtores rurais que desejam industrializar a sua produção agropecuária, esse crédito custeia embalagens e rótulos dos produtos, energia elétrica, seguros, mão de obra, impostos, entre outros.

Para que servem o crédito rural e o financiamento rural?

Ampliar as possibilidades do agronegócio no Brasil e desenvolver os pequenos e médios produtores rurais é um dos objetivos do crédito rural e do financiamento. 

Afinal, há várias atividades agrícolas que movimentam o agronegócio em nosso país, e ter a possibilidade do financiamento rural abre um leque de possibilidades para o produtor rural ampliar o seu negócio agrícola. 

Além disso, o financiamento rural fortalece o setor agrícola brasileiro, pois influencia diretamente o crescimento econômico e ainda melhora a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. 

A produção e a venda dos produtos agrícolas também são beneficiadas pelo crédito rural, pois são realizadas de maneira mais adequada. 

Quais são as garantias para obter financiamento rural?

É necessário consultar as instituições financeiras para entender quais são as condições ideais para adquirir o financiamento. 

O produtor rural deve exigir todos os esclarecimentos necessários antes da assinatura do contrato. Dessa forma, tudo fica esclarecido, sem causar prejuízos para ambas as partes. 

Quanto às garantias, podemos citar as mais comuns:

  • Penhor agrícola;
  • Hipoteca cedular;
  • Hipoteca comum;
  • Aval;
  • Alienação fiduciária. 

E os principais meios para formalizar a aquisição do financiamento rural são:

  • Cédula Rural Pignoratícia (CRP);
  • Cédula Rural Hipotecária (CRH);
  • Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária (CRPH);
  • Cédula de Crédito Bancário (CCB);
  • Nota de Crédito Rural. 

Esses meios são utilizados para adquirir financiamento rural pela Caixa e por outras instituições bancárias.

Cada uma delas é escolhida a partir de uma análise realizada pelo banco para identificar qual se adequa ao perfil do produtor rural. 

Você pode se interessar: Cédula de Crédito Rural – A moeda da vez!

Vantagens do financiamento rural

Notas de 50 e 100 reais, a moeda brasileira, representando o dinheiro do financiamento rural.
Fonte: Pixabay

O financiamento rural traz muitas vantagens para o trabalhador agrícola que deseja se tornar independente ou expandir o seu negócio. 

Além disso, taxas de juros reduzidas são uma das principais vantagens em adotar o financiamento rural. 

Outros fatores que trazem muitos benefícios para o produtor rural são:

  • Prazos de pagamento facilitados; 
  • Expansão das operações agrícolas;
  • Diversas modalidades de crédito rural para cada necessidade do agricultor;
  • Valores disponíveis para cada atividade rural. 

Dessa forma, agricultores têm a possibilidade de crescer os seus negócios e ainda contribuir com o mercado agrícola do nosso país.

Saiba mais: Cédula de Produto Rural (CPR): um guia completo

Conclusão 

Agora que você aprendeu mais sobre o financiamento rural, suas modalidades e principais benefícios, conte com a TerraMagna para ampliar o seu negócio agrícola. 

Oferecemos crédito rural para produtores e distribuidores de insumos (sementes, fertilizantes, adubos, adjuvantes, entre outros).

Converse com um de nossos especialistas

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides