Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

mao fazendo a semeadura da soja

Semeadura da soja: descubra qual é o período ideal

Você sabe o segredo para a semeadura da soja dar certo? O ideal é que seja feita em linhas, com espaçamento recomendado entre 40 a 60 cm

Aqui vale um alerta: apesar de o espaçamento mais utilizado variar entre
45 cm e 50 cm, estudos indicam que ainda pode haver outras variações em razão do tipo de cultivar utilizado. 

Por isso, o ideal é que o produtor rural esteja sempre atento às particularidades da área, condições climáticas, equipamentos e insumos. 

O tema – semeadura da soja – é igualmente importante por causa das boas previsões para este ano. 

De acordo com dados da Conab, a previsão total de produção é de cerca de 153 milhões de toneladas. Apenas lembrando que o plantio em quase todo o território brasileiro já está em sua fase final. 

Contudo, não se pode esquecer das preocupações climáticas provocadas pela continuidade do La Niña, que deverá seguir assim até o início de 2024, quando entraremos em neutralidade climática.

O produtor que deseja estar por dentro do período de semeadura nos estados brasileiros pode consultar o calendário estabelecido por meio da Portaria SDA nº 607, de 21 de junho de 2022

Neste artigo, explicaremos a importância da semeadura de soja e como se preparar para esse período, a fim de obter resultados mais satisfatórios. Boa leitura! 

Qual a importância da semeadura de soja?

Não é segredo para os agricultores que toda lavoura bem-sucedida exige um planejamento anterior, de preferência completo e eficiente. O que isso quer dizer?

Basicamente, que leve em consideração atividades que serão executadas, custos de produção, compra de insumos agrícolas, mão de obra, operações e maquinário

Por sinal, a aquisição antecipada de insumos é uma realidade bastante conhecida da sojicultura. A intenção é tentar ao máximo reduzir custos de produção e, o melhor, aumentar consideravelmente a produtividade. 

Por isso, entre as principais ferramentas disponíveis para realizar a gestão da lavoura, a semeadura é indispensável. Considerada umas das principais formas de diminuir riscos de produção, embora seja preciso adotar alguns cuidados. 

Conforme orientações disponibilizadas pela Aprosoja, para executar uma semeadura adequada, as temperaturas de solo devem ser mantidas entre 20ºC e 30°C, sendo a temperatura ótima para a emergência da soja 25°C. 

Até mesmo a profundidade de semeadura (de 3 a 5 cm) e a umidade do solo devem ser checadas. 

Como planejar a semeadura?

Todo planejamento de safra envolve questões como necessidade demandada, capacidade operacional e custos. Confira o que deve constar na lista! 

Capacidade operacional e ativos imobilizados

O agricultor deverá analisar todos os itens da sua propriedade que serão aplicados para semeadura de soja. Na prática, isso quer dizer: mão de obra, maquinário e implementos; existe a necessidade de adequações ou reajustes?

Condições gerais do solo 

As condições podem ser químicas, físicas e biológicas. O ideal é identificar a compactação do solo, analisar a ocorrência e mensurar, em caso de existência, a população de nematoides e outras pragas comuns. 

Além disso, deve ser checado se existe a necessidade de correções de solo ou aplicar fertilizantes (sistemática análise de solo).

Presença de ervas daninhas 

É importante também que o produtor rural saiba como identificar as ervas presentes e sua quantidade. Isso para que o manejo dessas ervas, tanto na pré quanto na pós-semeadura, seja o mais eficiente possível.  

Mas, claro, a atenção maior deve estar voltada às pragas que são mais difíceis de controlar, por exemplo, as que são resistentes ao glifosato.

Planejamento financeiro 

Não há como colocar todos os planos para a safra 2022/23 sem um planejamento financeiro adequado. Esse detalhe permite que o agricultor tenha maior controle sobre suas despesas, além de conseguir projetar etapas mais concisas e reais. 

Plano de ação

Por fim, toda semeadura de soja também necessita de um plano de ação concreto. Isso diz respeito ao planejamento de todas etapas para execução das atividades. 

Devem ser levados em consideração máquinas e implementos (necessidade manutenção e a regulagem), operações de adubação, preparo de solo e semeadura.

Que características considerar na hora da semeadura de soja?

Quando falamos sobre a soja, não podem ser deixados de lado alguns cuidados básicos de implantação e condução da lavoura. Veja! 

Condições climáticas ideais

Conforme orientações da Embrapa Soja, a faixa de temperatura do solo adequada para semeadura da soja varia de 20°C e 30°C, sendo 25°C a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme. 

Só se deve ter atenção à previsão do tempo; nada de realizar esse procedimento em períodos de chuva; isso vai reduzir problemas com déficit e até mesmo replantios.

Semeadura

A atenção também deve ser voltada a época do ano; cada estado tem um período de semeado pré-estabelecido. Portanto, mantenha-se atento aos seguintes aspectos:

  • época do ano; 
  • profundidade da semeadura – recomenda-se de 3 cm a 5 cm; 
  • cultivares (procurando os adaptados à região); 
  • tratamento de sementes; 
  • qualidade; 
  • população de plantas adequadas; 
  • posição semente/adubo; 
  • compatibilidade dos produtos químicos; 
  • controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Sem dúvidas, ao levar ao pé da letra todas as recomendações repassadas pelos órgãos competentes, o agricultor terá bons resultados durante a semeadura. 

Depois da semeadura da soja, o vazio sanitário da soja

Não tem como falar sobre semeadura de soja sem explicar o vazio sanitário, afinal, um processo é indispensável para o sucesso do outro, complementares.

Mesmo que o produtor rural já tenha ouvido falar, trata-se de uma medida de manejo contra a ferrugem asiática, que explicaremos melhor adiante. 

Os governos federal e estaduais sempre se mostraram preocupados em descobrir formas de manter o cultivo de soja protegido. 

Em 2021, o Mapa chegou a publicar a Portaria nº 306/2021, que tinha por objetivo atualizar o PNCFS (Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja), criado em 2007.

Cabe à Secretaria de Defesa Agropecuária tomar medidas fitossanitárias relacionadas ao vazio sanitário da soja e descentralizar o desdobramento das ações oferecendo autonomia deliberativa aos órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal em 20 estados. 

Tal medida foi ótima, já que o manejo contra a ferrugem asiática é mais efetivo quando as características específicas de cada região produtora são respeitadas. 

Mas, afinal, o que é o vazio sanitário?

O vazio sanitário é o período definido e contínuo em que os produtores ficam proibidos de semear ou manter vivas plantas de soja em determinadas áreas. 

A iniciativa não surgiu do nada. Teve como base pesquisas que indicaram a sucessão soja-soja como causador da infestação do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática.

Por isso, é importante realizar uma pausa no cultivo para eliminar as plantas hospedeiras – no caso a soja-tiguera. Essa é uma estratégia de manejo
pré-semeadura, que tem por objetivo erradicar a doença fúngica nas lavouras. 

Apenas relembrando que o ciclo de vida curto do fungo é relativamente curto, de 6 a 9 dias, mas, apesar de ocasionar sua rápida propagação, também permite combater as populações em pouco tempo.

Por isso, o período de vazio sanitário é considerado indispensável para a contenção do patógeno. Manter as áreas de produção de soja limpas por 60 dias ou mais, dependendo da necessidade, pode impedir o desenvolvimento dos inóculos e frear a reprodução do fungo, evitando a infestação precoce nas lavouras.

A partir da determinação do vazio sanitário, portanto, ficou estabelecido o calendário de semeadura na soja. 

Conforme consta na Portaria nº 306/2021, é necessário realizar uma pesquisa científica como medida para racionalizar o número de aplicação de fungicidas e, também, a consequente redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo que causa a doença. 

A medida passou a valer para todos os estados brasileiros, devidamente reconhecida pelo Mapa. O que podemos concluir? 

O vazio sanitário não só restringe o cultivo da soja como medida protetiva, como também estipula as janelas de plantio, que devem ser respeitadas em cada estado, para evitar o uso excessivo de fungicidas e resistência do fungo aos produtos disponíveis no mercado. 

Fica evidente que a semeadura de soja é uma das etapas indispensáveis para a produção ser efetiva e resultar em boa colheita. Mas para que seja possível, é imprescindível seguir as normas e orientações estabelecidas. 

Semeadura da soja – Preparado para a produção de soja em 2023?

Da semeadura à colheita, é essencial cumprir todas as etapas do planejamento. Para isso, nada como poder contar com o crédito rural fornecido pela TerraMagna. 

Fácil, simples e sem burocracia, para você continuar investindo em tecnologia, mão de obra, insumos agrícolas e outros itens indispensáveis. 

Converse com um de nossos especialistas e entenda como podemos ajudar você a encerrar sua safra da soja com resultados positivos. 

Além disso, caso tenha gostado desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades do agronegócio. Até a próxima! 

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides