Os tratores revolucionaram o agronegócio; antigamente, os trabalhos agrícolas eram feitos totalmente de forma manual, com força humana e tração animal.
Em 1769, James Watt patenteou o primeiro motor a vapor. Já em 1803, foi lançada a primeira carruagem a vapor por Richard Trevithick.
No ano de 1858, foi criado o primeiro arado bem-sucedido nos Estados Unidos por
W. Fawkes e, no ano seguinte, foi premiado na Inglaterra o arado puxado por cabo a vapor.
Desde então, os tratores foram se revolucionando, ano a ano, até dar surgimento aos primeiros tratores a combustão. O primeiro a ser lançado foi Paterson (case), em 1892.
Hoje, o mercado tem uma imensa variedade de soluções, compostas de tecnologias inovadoras, que aumentam a produtividade no campo, substituindo muitos trabalhos manuais.
Agora que sabemos um pouco da história do trator, vamos entender a sua importância na agricultura.
Índice de conteúdo
ToggleBenefícios do trator na agricultura
O trator agrícola é a máquina de transporte mais utilizada na agricultura, criada para arrastar implementos agrícolas. Ele é capaz de exercer o trabalho produtivo em um período mais curto e com menos equipamentos, se comparado com o trabalho manual.
Os tratores agrícolas facilitaram o trabalho no campo, de modo que os produtores puderam dar escala ao processo de plantio e colheita de uma maneira mais rápida e rentável.
Temos, no mercado, hoje, opções de tratores de pequeno, médio e grande porte, para suprir as necessidades de qualquer produtor, independentemente do tamanho da sua produção.
Existem tratores totalmente equipados com computadores, sistema de posicionamento global (GPS) e sistema de proteção contra capotagem (ROPS).
Os modelos mais atuais também podem ser utilizados na aplicação de fertilizantes e na manutenção da lavoura.
Quais são os tratores agrícolas?
Como vimos no tópico acima, há uma infinidade de tratores no mercado atualmente, por isso listamos os principais fabricantes do mercado abaixo:
- Allis-Chalmers: Empresa norte-americana fabricante de implementos agrícolas, fundada em 1913;
- Case IH: Marca de equipamentos agrícolas fundada em 1985 nos Estados Unidos;
- Fiat: Fabricante fundada em 1899 em Turim, na Itália;
- Ford: Fabricante multinacional fundada por Henry Ford, em 1903;
- John Deere: empresa estadunidense, fundada em 1837;
- Kubota: Multinacional japonesa, fundada em 1890;
- Mahindra: Organização indiana, fundada em 1945;
- Massey Ferguson: Fundada em 1953, da fusão de Massey Harris e Ferguson;
- New Holland: Fabricante de implementos agrícolas, fundada em 1895.
Quais são os tipos de tratores?
Normalmente, os tratores são classificados como esteira, semiesteira ou de rodas. No Brasil, o mais comum são os tratores de rodas.
A função do trator é arrastar e puxar algum implemento agrícola, com o objetivo de lavrar, arar e gradear a terra, além de pulverizar as plantas.
- Tratores Wheatland: Muito utilizados para arar a terra na preparação do solo e em serviços pesados das fazendas; tem rodas fixas, e o centro de gravidade é mais baixo.
- Tratores de altas safras: Possuem piso regulável e são mais altos, utilizados em cultivos elevados como o algodão. Também conhecido como Trator Row crop por ter piso ajustável e, assim, passar pela plantação sem esmagá-las, utilizado em colheitas em fileiras.
- Tratores compactos: Têm a mesma função dos tratores utilitários, porém em uma versão menor. Esse modelo de trator não é indicado para o uso nas plantações.
- Tratores utilitários: São pequenos, utilizados em operações gerais do campo. Eles são modificados para atender variedades de situações no campo, como paisagismo e escavação. Alguns possuem mecanismos acoplados como carregadeiras e garfos.
Qual é o melhor trator?
A escolha do trator ideal vai depender de inúmeros fatores, por isso é muito importante planejar a compra do trator agrícola.
Com um planejamento, o produtor rural poderá analisar os modelos de cada trator e as suas funções para decidir a melhor opção para a sua necessidade.
Listamos abaixo alguns critérios que devem ser levados em consideração na compra de um trator. São eles:
- Potência do trator;
- Tamanho da propriedade;
- Consumo de combustível;
- Tecnologia;
- Custos de manutenção;
- Peças e serviços;
- Custo-benefício.
Tratores: formas de pagamento
A compra de um trator envolve investimentos mais altos. Hoje, existem inúmeras opções de pagamento; explicaremos algumas formas de adquirir um trator abaixo:
- Empréstimo: É uma maneira de o produtor conseguir o dinheiro para a compra do trator assumindo parcelas com juros.
- Financiamento: Forma de adquirir o bem com parcelas mais longas.
- Consórcios: Maneira de conquistar o bem através de uma carta de crédito. O produtor paga parcelas mensais e participa de sorteios para contemplação. Esse método tem crescido no país, e as próprias fabricantes têm a opção de consórcio.
- Locação: É uma ótima opção para quem quer economizar; com essa forma, o produtor pode realizar a locação somente no período necessário.
Tratores: curiosidades do maior trator do mundo
O BIG BUD 747 é o maior trator do mundo, com 59 toneladas. Ele foi fabricado em 1977 por Ron Harmon, numa empresa dos Estados Unidos.
O personalizado possuía 1100 cavalos de potência, com o dobro do tamanho de muitos tratores de produção pelo mundo, e custou 300.000 dólares.
A máquina foi utilizada por dois irmãos que produziam algodão na Califórnia, por um período de 11 anos até ser vendido para uma fazenda na Flórida.
Em 1997, o gigante foi comprado por Robert e Randy Williams, retornando a 97 quilômetros de onde foi criado.
Em 2000, a fábrica dos pneus personalizados faliu, definindo o destino do big bug, que parou seus trabalhos agrícolas em 2009 e foi levado ao museu.
No ano de 2020, os pneus foram substituídos e o grandalhão retornou à fazenda dos irmãos Willians, trabalhando com um arado FRIGSTAD de 80 pés de largura novamente.
Tratores à venda
Outra forma de comprar um trator e economizar é através do OLX. Na plataforma, é possível encontrar tratores usados com ótimo custo-benefício.
O preço é bem mais acessível para produtores que possuem pouco recurso. Assim, adquirem o bem para otimizar as tarefas na lavoura sem nenhum empecilho.
Qual o trator mais vendido em 2022?
Neste tópico, traremos os principais tratores vendidos no Brasil. São eles:
- Tratores Massey Ferguson: o modelo que mais se destaca é o 4707 (75 CV) por ter um consumo de combustível satisfatório.
- Tratores Valtra: se destaca com o modelo A94, trator de pequeno porte, hidráulico e com controle remoto. O modelo foi premiado por ter grande rendimento e eficiência.
- Tratores New Holland: se destaca pela durabilidade dos rolamentos, que são lubrificados e blindados. O modelo de destaque é o trator de esteira T9.700 Smarttrax, indicado para terrenos irregulares e grandes áreas, além dos diferenciais tecnológicos.
- Tratores John Deere: os tratores da marca se dividem em pequenos, médios e grandes articulados. O John Deere 8400 R (400 CV) é o trator mais vendido no Brasil, com menor consumo de combustível e equipamentos modernos de para agricultura de precisão, além de suas luzes de LED, que deixam os tratores trabalhando mesmo à noite.
Tratores: alugar ou comprar?
Tomar a decisão de alugar ou comprar um trator para suas operações agrícolas pode ser difícil.
Existem vantagens e desvantagens em ambas as opções, e é importante pesar cuidadosamente todas elas antes de assumir qualquer compromisso.
Podemos ajudá-lo analisando alguns detalhes que podem te auxiliar na tomada de decisão para alugar ou comprar um trator:
- Quais são os custos operacionais?
- Você tem orçamento suficiente?
- Existe o modelo que você precisa disponível para aluguel no mercado?
- Qual é o nível de urgência e prioridade?
Esses são alguns pontos importantes a se lembrar antes de decidir. Além do mais que se você estiver precisando de ajuda financeira. Estamos aqui para te ajudar.
Programa Trator Solidário
O estado do Paraná desenvolveu, junto com o Governo do Estado, o programa Trator Solidário para ajudar a agricultura familiar com a aquisição de tratores, implementos e equipamentos, possibilitando financiamento e preços acessíveis.
Trata-se de uma parceria entre a SEAB, o IDR-Paraná, a Fomento Paraná, financeiras, cooperativas de créditos e até mesmo fabricantes de máquinas agrícolas.
O foco são pequenos produtores com propriedades de até 12-80 hectares com renda bruta anual de até R$ 500 mil vinda de atividades agrícolas.
A representatividade desse segmento corresponde de 40% a 50% da produção bruta de todo o estado do Paraná.
- Vantagens: Mais segurança pelo amparo do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). Além dos custos é de 10% a 15% menor que o praticado no mercado.
- Pode ser financiado: Pulverizadores até 900/l (hidráulicos e mecânicos). Colhedora de 175/CV no mínimo. Tratores com potência de 55/CV a 75/CV no mínimo.
TerraMagna: buscando o melhor para você!
Neste post, consideramos todas as opções de tratores existentes no mercado e selecionamos as principais marcas e modelos para que você faça o melhor investimento.
A TerraMagna leva o crédito para o agronegócio de maneira rápida e sem burocracia.
Se você é um distribuidor de insumos e está precisando renovar seu estoque de insumos agrícolas, nós temos a solução ideal para você.