Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

Maos do agricultor segurando silagem de milho recem colhido

Silagem: entenda o que é e a sua importância para o agronegócio

Aumentar a produtividade agrícola é o desejo de muitos agricultores, mas, para isso, também é preciso se preparar para estocar tudo o que for produzido. Isso é feito pelo processo de silagem. 

Armazenar a produção em silos é um dos passos mais importantes para o mercado agrícola atual. Isso porque permite que o agricultor e o agropecuarista melhorem sua produtividade e consigam se adequar melhor aos valores do mercado.

O produtor de gado também ganha, pois consegue comprar em maiores quantidades e armazenar a forragem (a alimentação dos animais) sem sofrer perda nutritiva. 

O processo de silagem, entretanto, demanda bastante estudo e investimento. Saiba mais como funciona!

O que é silagem?

Silagem é o nome dado à prática de armazenamento de forragem, que serve de alimento para animais, principalmente gado bovino no Brasil. 

O processo de silagem permite que grandes quantidades de forragem sejam armazenadas sem perda de nutrientes. 

Isso colabora tanto com o produtor de grãos quanto de gado, pois possibilita que haja margem de negociação e acompanhamento do mercado externo. 

Considerando que grande parte dos grãos produzidos no Brasil são exportados, isso acaba sendo uma grande vantagem para os produtores brasileiros.

O processo de silagem não é uma armazenagem simples, tendo em vista que o intuito é manter a forragem com qualidade nutritiva e de consumo, evitando doenças e outros problemas de saúde para o gado. 

Para fazer isso, o mais importante é o controle de fermentação, que depende de fatores desde a plantação até a colheita e o corte dos grãos. 

Tipos de silagem

Antes de explicar os processos de silagem, é também importante entender quais são os tipos de silagem existentes, pois cada um deles exige um cuidado diferente durante o processo. 

Os principais tipos de silagem para forragem de gado são:

  • Silagem de superfície: forragem armazenada em local preparado acima do solo.
  • Silagem em sacos: a fermentação ocorre já dentro dos sacos, que também podem ser utilizados para transporte.
  • Silagem em trincheiras: forragem armazenada em trincheiras preparadas abaixo do nível do solo. 

Os silos mais utilizados são os horizontais, geralmente de trincheira ou de superfície. Os grandes silos verticais, também bastante conhecidos, não são sempre recomendados, pois exigem um controle maior da fermentação. 

Esses silos são indicados geralmente para armazenagem de grãos para grandes fazendas ou para a indústria, que exigem uma grande quantidade e que ficam menos tempo armazenados. 

Os silos também precisam ser construídos próximo do local de alimentação do gado, diminuindo custos relacionados ao transporte. 

O processo de armazenamento em silos é aplicado a lavouras de milho, sorgo e capim, principais insumos da forragem que alimenta o gado.  

O processo de ensilagem

Ensilagem é o nome dado ao processo de armazenamento em silos. Tão importante quanto investir na infraestrutura dos silos é saber como fazer esse processo da maneira adequada

Se armazenada do jeito errado, a forragem perde seu valor nutricional e pode até mesmo estragar dentro dos silos, causando prejuízos ao produtor. 

O processo de ensilagem consiste em alguns passos que precisam ser seguidos:

  • colheita dos grãos feita no momento ideal;
  • trituração dos grãos no tamanho indicado (variando de acordo com o grão, de 5 mm a 10 mm);
  • compactação da forragem (com maquinário próprio); 
  • vedação do silo (em lonas ou sacos, de acordo com o formato); 
  • controle da fermentação; 
  • após a fermentação, coloca-se para consumo animal. 

Maquinário para colheita

Um dos pontos principais da ensilagem é a colheita e o corte dos grãos, que precisam ser feitos no momento e no tamanho ideal. 

Em pequenas e médias produções, é comum que a colheita seja feita com colhedoras em tratores, sendo uma maneira bem comum e tradicional, que atende à demanda. 

Depois, é preciso passar a colheita em máquina de corte, para que a forragem seja feita da maneira correta. 

Agora, quando a área plantada é muito grande, é indicado o uso de maquinário próprio, como as colhedoras autopropelidas, que já cortam enquanto colhem. 

Isso aumenta a produtividade porque é possível fazer a ensilagem em menos tempo. Para grandes produções, ou para quem quer acelerar a colheita, é uma boa ideia. 

Processo de fermentação

O controle da fermentação da forragem é o mais importante do processo de ensilagem, pois é o que controla também a qualidade da ferragem. 

Esse processo se inicia desde o corte e da picagem; por isso, é preciso acompanhar de perto todos os passos, para garantir o valor nutricional e evitar que a forragem estrague. 

As fases de fermentação para ensilagem são: 

  • Fase de atividade enzimática: logo após a colheita e o corte, quando os vegetais continuam com o processo de respiração e fazem a degradação oxidativa de açúcares.
  • Fase aeróbia: a respiração das células do vegetal continua, mantendo os níveis de oxigênio e o pH elevado. Isso leva à perda de açúcares e à redução do valor energético da forragem. 
  • Fase anaeróbia (fermentação): inicia-se a multiplicação de microrganismos anaeróbios (que não precisam de oxigênio), inclusive de bactérias homoláticas (ácido láctico), imprescindíveis para o armazenamento de forragem. Abaixam o pH e estabilizam a silagem, evitando fungos e outros problemas. 
  • Fase de estabilização: é quando o pH já está baixo. Pode haver liberação de açúcares e ter atividade biológica, mas, se entrar oxigênio, pode levar ao surgimento e mofos e leveduras. Por isso, é um dos passos que mais exige acompanhamento. 
  • Compactação e vedação do silo: antes de vedar o armazenamento, é preciso compactar a forragem, tirando as camadas de ar que ficam entre eles. O valor ideal é uma densidade de 700 kg/m³ a 750 kg/m³. A vedação é o mais importante. É preciso realizar de maneira rápida e completa, retirando todo o oxigênio de dentro do silo. 

A importância da silagem para a agropecuária

O setor da agropecuária é dependente da produção de grãos, pois é a partir deles que se fazem as rações que alimentam os animais. 

O valor dos animais e dos produtos advindos deles também depende diretamente das forragens e das rações, já que a qualidade da alimentação também influencia a qualidade de carnes, leite ou ovos, por exemplo. 

Por isso, produtores de gado e outros animais precisam ter processos de silagem implementados em suas fazendas, para controlar o estoque e a qualidade. 

Sem esse armazenamento, o produtor fica dependente da produção de grãos, que pode variar muito não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, fazendo com que o valor também se altere. 

Para se ter ideia, a oferta de grãos mundial sofreu um grande baque com a guerra da Ucrânia, pois o país era um grande produtor não apenas de grãos, como também de insumos para a produção (principalmente fertilizantes). 

Assim, aqueles produtores que não tinham silos suficientes sofreram mais com a variação de preço dos grãos, que é o mesmo em todo o mundo, já que são considerados commodities (o milho produzido aqui no Brasil é considerado a mesma coisa do produzido nos Estados Unidos). 

Na verdade, a crise dos grãos é um problema já anunciado por muitos especialistas, uma vez que o consumo mundial (tanto para gado quanto para indústria alimentícia) só cresce, mas a produção de grãos depende de alguns países específicos. 

O Brasil, por exemplo, é o quarto maior produtor de grãos do mundo, mas grande parte dos grãos produzidos aqui são para exportação, já que é uma prática mais lucrativa em razão das negociações em dólar. 

Ou seja, o produtor que deseja manter sua produtividade precisa estar atento também ao mercado de grãos e de forragem, encontrando maneiras de diminuir a variação de valores e manter uma sustentabilidade em seu negócio. Para isso, os silos e o processo de silagem são essenciais. 

Empresas de silagem faturam no agronegócio

Como foi visto, a silagem é imprescindível para o mercado do agronegócio atual. Consequentemente, empresas especializadas em armazenamento de grãos conseguem faturar muito com isso. 

Fornecedores de insumos para o processo de silagem (desde a preparação do local do silo até o maquinário para coleta) também conseguem faturar dentro desse nicho. 

Isso porque, como vimos, o processo de silagem exige maquinário específico, lonas, divisores, sem falar nos outros insumos para a produção dos grãos. 

Isto é, os fornecedores e distribuidores de insumos que oferecem produtos que facilitem a vida dos produtos de grãos e de gado conseguem um grande mercado nisso. 

Investimento em silagem 

Para quem é produtor de gado, ter silos na fazenda é um ponto extremamente importante e que não pode ser deixado de lado. 

Sem a forragem no local, o produtor fica dependente da compra contínua de ração, cujo valor pode variar muito entre os períodos. 

Além disso, os silos fazem com que o produtor tenha um controle maior da qualidade da forragem do seu gado, o que pode aumentar muito o valor de sua produção. 

Outro ponto importante é que a construção de silos deve ser prioridade quando o foco da fazenda é aumentar a produtividade ou o número de cabeças de gado. 

Ou seja, é um tipo de investimento intimamente relacionado com o crescimento e a sustentabilidade do negócio. 

O conhecimento em processos de silagem também é primordial. Como vimos, é preciso ter um ótimo controle da estocagem para que não haja perda nutritiva nem desperdício de forragem. 

Para isso, muitas fazendas contratam especialistas tanto para a construção dos silos quanto para o acompanhamento da armazenagem.

Lembre-se de que tudo isso é um investimento: com a armazenagem, o produtor tem mais controle sobre o preço da ração, sua qualidade e, consequentemente, o quanto vale seu gado. 

Crédito agro como possibilidade

Sendo um investimento, é comum que muitos produtores tenham dificuldades em priorizar a construção dos silos ou o processo de silagem adequado. 

Uma das maneiras de driblar a dificuldade financeira é aderir às opções de crédito destinadas ao agronegócio. 

Essa é uma ótima maneira de conseguir evoluir seu negócio mantendo a sustentabilidade financeira da sua fazenda.

Até porque o processo de construção dos silos e do armazenamento tem grande potencial de aumento de produtividade e de lucratividade. 

Desse modo, é um investimento com retorno que pode fazer toda a diferença no seu negócio. 

Existem muitas opções de crédito agro que podem ser utilizadas para silagem e também para outros processos do agronegócio.

Converse com nossos especialistas para entender suas necessidades e ver o que vale a pena para o seu caso!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides