A taxa de juros para antecipação de recebíveis pode variar batante, dependendo da instituição, do valor a ser antecipado e do prazo dos recebíveis futuros. Além disso, fatores como o perfil do negócio e o segmento de atuação também podem influenciar essa taxa.
Pedir a antecipação de recebíveis é uma das maneiras de as empresas terem o valor já vendido antes, sem ter de esperar pelas parcelas de cada meio de pagamento escolhido.
Apesar de ser algo bastante comum no mercado, ainda é um processo que gera dúvidas, principalmente quanto às taxas para antecipação de recebíveis e em que momento vale a pena utilizar esse mecanismo.
Entenda mais sobre as taxas para antecipação de recebíveis e como funciona o processo de antecipação.
Índice de conteúdo
ToggleO que é a antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é um mecanismo utilizado para que as empresas consigam receber, antes, valores que seriam pagos a elas no futuro.
Na prática, permite que as empresas recebam os valores que já são delas, mas que não seriam pagos antes do prazo determinado pelo meio de pagamento que processa suas compras.
Por exemplo, quando um cliente compra algo ou um serviço de forma parcelada, a empresa não recebe todo esse dinheiro de uma só vez, mas em parcelas ou, em alguns casos, de uma vez só ao final do pagamento do cliente.
Isso vale não apenas para o cartão de crédito, mas também para boletos de cobrança emitidos, cheques pré-datados, carnês e duplicatas.
Ao antecipar, essa empresa consegue receber esses valores antes dos prazos de pagamento. Assim, esse mecanismo se assemelha muito a outras opções de crédito, como empréstimos, mas contam, geralmente, com taxas mais baixas, o que incentiva o uso pelas empresas.
Esse dinheiro recebido antes pode ser muito importante para empresas, que conseguem, por exemplo, pagar suas contas, investir em novos projetos, comprar novas mercadorias, entre outras coisas.
A antecipação de recebíveis é muito comum em diversos setores do mercado, indo desde o varejo até o agronegócio.
No primeiro caso, é muito comum receber valores de compras em cartão de crédito. No segundo, contribui para o recebimento de compras em grande escala dentro do mercado de agronegócio.
Como funciona o processo?
Os prazos de pagamentos de cada compra variam de acordo com o número de parcelas solicitadas. Por isso, para os varejistas e empresas, isso pode acabar sendo um problema, dependendo da situação.
A empresa solicita a operação de antecipação para gerar seu caixa antecipado. Nesta modalidade de operação, os títulos de recebíveis são negociados com uma taxa de juros que será retida no momento da liberação do recurso no caixa da empresa, ou seja, o valor recebido (valor de aquisição dos títulos) será menor do que o valor do vencimento dos títulos no prazo normal.
Em um primeiro momento, a antecipação de recebíveis pode se assemelhar muito com um empréstimo, mas não está dentro dessa modalidade de crédito.
Como está relacionada com receitas já geradas, o risco de inadimplência para a instituição financeira é menor. Por isso, as taxas também são menores e mais atrativas.
Em razão disso, essa antecipação se torna a melhor opção para diversos casos, quando a empresa precisa de fôlego financeiro para realizar algo.
No caso das vendas em cartão de crédito, é possível fazê-las de maneira avulsa ou programada. O primeiro caso é quando a solicitação é feita pontualmente, apenas quando a empresa precisa desse adiantamento.
Na programada, a empresa solicita a antecipação com frequência (todo mês, por exemplo), então deixa o processamento programado com a instituição financeira; algumas delas podem diminuir as taxas em casos como esse.
Esses dois tipos existem a fim de oferecer as melhores soluções para a antecipação de recebíveis independentemente do mercado de atuação de cada empresa.
Como fazer a antecipação de recebíveis?
Solicitar a antecipação de recebíveis é algo relativamente simples, pois é considerado procedimento comum entre empresas e meios de pagamento.
Basicamente, a empresa entra em contato com a instituição financeira e solicita o procedimento. Depois, passa os dados solicitados para que sejam calculadas as taxas para antecipação de recebíveis.
A instituição financeira faz o cálculo das taxas, e a empresa avalia se valerá ou não a pena fazer a antecipação. Caso aceite, é só confirmar a relação de recebíveis e, então, solicitar o recebimento.
Um ponto importante sobre isso é que, até 2021, as empresas só podiam solicitar a antecipação de recebíveis para a empresa que oferecia o meio de pagamento para ela.
Porém, agora, todos os recebíveis ficam registrados diretamente no Banco Central, o que permite que a empresa consiga solicitar a antecipação em qualquer instituição financeira que ofereça essa possibilidade.
Assim, as instituições conseguem ter acesso aos recebíveis pelo sistema do Banco Central e fazer o repasse da antecipação para a empresa que solicitou.
Isso é positivo porque permite que a empresa escolha a melhor instituição financeira de acordo com a taxa de antecipação de recebíveis, avaliando o que é mais positivo para ela.
Qual é a taxa de antecipação de recebíveis para empresas
Mas, afinal, qual a taxa de antecipação de recebíveis para empresas?
Não existe uma taxa única nem um padrão, como já foi dito, depende do valor que será antecipado, da instituição em si e dos prazoz dos recebíveis futuros.
Ou seja, existe uma grande diferença, dependendo de diversos fatores, como:
- instituição financeira;
- tipos de recebíveis (cartão, cheque, etc.);
- setor de atuação da empresa;
- valor total dos recebíveis;
- antecipação avulsa ou programada;
- entre outros pontos.
Vale lembrar que o valor que será recebido pela empresa é o valor a ser recebido menos o valor da taxa de juros de recebíveis.
Por isso a importância de pesquisar bem a instituição financeira e entender suas taxas e benefícios, para avaliar se vale a pena receber o valor antecipadamente.
Além disso, é preciso considerar que existem outras taxas envolvidas em alguns casos, a exemplo da maquininha de cartão.
É preciso fazer uma avaliação minuciosa caso a empresa esteja pedindo a antecipação avulsa, realmente observando os valores a serem pagos e qual vai ser o retorno no final das contas.
Vale a pena antecipar recebíveis na empresa?
Depende. Solicitar a antecipação precisa ser uma medida bem avaliada pela empresa e de acordo com as necessidades dela naquele momento e também no futuro.
De maneira geral, vale a pena quando a empresa precisa urgentemente de capital de giro ou de algum valor para pagamento de dívidas.
Porém, como vimos, ao solicitar a antecipação, o valor equivalente à taxa de juros é retirado no momento do pagamento. Dependendo da taxa, pode ser que o desconto não valha a pena.
Outro ponto é que é preciso se organizar financeiramente, pois os valores, sendo antecipados, podem ajudar naquele momento.
Dessa maneira, é preciso levar em conta tanto a situação do mercado naquele momento quanto o capital de giro da empresa para entender se o processo valerá a pena ou não.
Outro ponto é que, em muitas instituições financeiras, as parcelas dos clientes que não foram pagas precisam ser quitadas pela própria empresa. Ou seja, acaba sendo criada a necessidade de um outro tipo de pagamento.
De qualquer maneira, a grande questão mesmo é a empresa conseguir se organizar tanto para conseguir se manter com os recebíveis no prazo correto quanto para solicitar o adiantamento e não ter problemas no futuro.
Suporte financeiro com a TerraMagna
Ter suporte financeiro dessa instituição de crédito é essencial para que empreendedores de qualquer setor consigam ter maior margem de segurança e investirem em seus próprios negócios.
Além disso, também é o que torna o crescimento da empresa mais sustentável a curto e longo prazo, algo muito buscado por muitos empreendedores.
No campo, o processo de antecipação da taxa de recebíveis também é bastante comum e pode ser um divisor de águas no crescimento do negócio.
Fazer a antecipação de recebíveis pode ser ideal para você aumentar seu capital de giro, investir em melhorias de entressafra ou se preparar para as próximas que ainda estão por vir.
Por isso, a TerraMagna consegue oferecer uma taxa de antecipação de recebíveis adequada a esse setor e contribuir com todo o mercado.
Fale com nossos especialistas e entenda mais sobre a taxa de antecipação de recebíveis e como solicitá-lo com a TerraMagna!