Portal do Distribuidor

Artigos exclusivos para você aprimorar sua produção e faturar mais.

pilha de moedas de prata com grafico de negociacao em conceitos representando o controle financeiro

Controle financeiro: aprenda a gerir as finanças na sua distribuidora

Segundo dados do IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos, e um dos principais motivos para isso é a falta de uma gestão eficiente, especialmente de controle financeiro.

O planejamento financeiro em distribuidoras de insumos agrícolas é determinante para o crescimento do negócio.

Afinal, por mais que o setor esteja em franca expansão, é preciso saber se organizar para manter a competitividade.

Muitas atitudes podem ser tomadas para garantir um bom controle financeiro; você sabe quais são?

Para te ajudar nessa tarefa, este artigo vai trazer um panorama completo sobre como fazer um controle financeiro eficiente; vamos lá?

O que é controle financeiro?

O controle financeiro empresarial é um conjunto de ações focadas na projeção de receitas e despesas de um negócio.

A ideia é que, a partir dessas informações, sejam definidas metas financeiras a serem alcançadas pela empresa.

Por meio desse controle, são feitas análises de fluxo de caixa, controlando as entradas e saídas; também há a checagem de dados patrimoniais, saldo bancário, reservas, entre outros.

Qual é o objetivo do controle financeiro? Bem, é fácil. Ter acesso a tais informações permite maior clareza sobre os ativos da distribuidora de insumos, por exemplo.

Além disso, permite uma compreensão sobre o que está sendo gasto com investimento e o que é despesa.

Vale destacar que o sucesso de negócios agrícolas está relacionado à capacidade dos gestores de lidar com as finanças, mantendo, assim, a saúde do empreendimento.

É a partir da obtenção de dados financeiros que são definidos os próximos passos, estratégias e planejamentos.

Por exemplo, se a ideia é expandir a operação para outros estados, são essas informações que vão dar um norte do que pode ser feito e estimar o prazo para atingir o objetivo.

Por que ter um controle financeiro?

Muitas vantagens podem ser obtidas por uma distribuidora de insumos agrícolas quando ela tem um bom controle financeiro.

Como você já viu, a expansão de um negócio só é possível se o gestor conhece as finanças. Confira os outros benefícios a seguir!

Cortar gastos desnecessários

O controle financeiro adequado permite o corte de gastos desnecessário de maneira consciente.

Isso acontece porque todas as entradas e saídas são constantemente monitoradas, permitindo uma visualização mais clara sobre o que de fato é importante e o que não é para o negócio.

Definir o preço dos produtos

Uma das principais dificuldades das empresas é precificar adequadamente os seus produtos e serviços.

O controle financeiro ajuda justamente a fazer Projeção de Margem de Contribuição e a Projeção do Ponto de Equilíbrio (Break Even), por exemplo, que são essenciais na hora da precificação.

Vale destacar que o empreendimento que consegue precificar melhor os seus produtos e serviços tem maior competitividade de mercado.

Analisar o retorno de investimentos

Saber se os investimentos feitos estão dando retorno é essencial para adequar os próximos passos. Caso o valor aplicado em determinada estratégia não esteja sendo suficiente ou esteja pedindo mais que o montante disponível, é possível recalcular a rota.

Outro ponto importante sobre isso é saber o retorno de uma estratégia de marketing; por exemplo, é possível saber mais sobre a sua eficácia, se houve prejuízo ou lucro na empreitada.

Trazer mais praticidade ao dia a dia

O excesso de burocracias no negócio muitas vezes é causado pela falta de dados.

Por isso, manter informações financeiras o ajudará na hora de organizar balanços contábeis, declaração de impostos, coordenação de pagamento de funcionários e fornecedores e emissão de notas fiscais.

O controle financeiro torna essas atividades mais práticas, já que todas as informações são organizadas e não é necessário correr atrás de números em cima da hora.

Quais são as principais formas de controle financeiro?

Está em dúvida sobre que controles financeiros básicos devem ser analisados pelo setor financeiro da sua distribuidora de insumos agrícolas?

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer alguns formatos que podem ser aplicados no dia a dia da distribuidora!

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos principais tipos de controle financeiro existentes e também um dos mais necessários para manter as finanças organizadas.

Ele pode ser alimentado no dia a dia com planilhas ou se pode fazer um compilado para um relatório mensal. O mais importante é que todas entradas e saídas de dinheiro sejam registradas; isso inclui notas promissórias e duplicatas, que são muito comuns em distribuidoras.

De maneira geral, ele mede a diferença entre a receita e a despesa, mostrando se os montantes de saídas são maiores do que as entradas.

Por exemplo, se essa diferença tem afetado o saldo no caixa para baixo, é sinal de que o empreendimento não está gerando capital suficiente para as despesas, o que pode indicar a necessidade de empréstimos.

Capital de giro

O capital de giro corresponde a um conjunto de contas que giram em torno do dia a dia da empresa e todo o montante que é preciso pagar em determinado período, a fim de manter o funcionamento do negócio.

Isso inclui desde recursos de estoque, passando por pagamentos aos fornecedores, até salários e impostos.

Para fazer o cálculo correto, é preciso somar o valor das contas a receber e o que há em estoque e subtrair pelo valor de contas a pagar e demais custos.

Demonstrativo de resultados

O demonstrativo de resultados (DRE) é um dos mais importantes tipos de controle financeiro.

Seu principal objetivo é resumir as operações feitas em determinado período na empresa, indicando para isso receita, custos, despesas e valor líquido final.

O DRE detalha informações importantes sobre o acúmulo de lucro ou prejuízo em cada mês do ano, caminhos para chegar a um resultado líquido favorável, o que acaba indicando ao gestor o desempenho do negócio em relação a receita, crescimento e rentabilidade.

Como se faz um controle financeiro?

Está com dúvidas sobre como fazer um controle financeiro empresarial? Se você é o responsável pela distribuidora de insumos agrícolas, precisa conhecer as dicas a seguir!

1. Mantenha o registro de todas as atividades

Independentemente de ser uma distribuidora ou uma fazenda, é muito importante que todos os gastos recorrentes sejam registrados e armazenados.

Desde valores dos produtos/serviços ou mesmo produção até as quantidades e receitas, tudo precisa estar especificado em um documento.

O registro é crucial, pois é por meio dele que você consegue compreender a situação financeira do negócio.

Consequentemente, fica mais fácil a tomada de decisão a respeito de novos investimentos, compra de mais insumos em época de safra, reformas, entre outros aspectos.

2. Tenha um fluxo de caixa consistente

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão, pois ajuda a conhecer as despesas e receitas do negócio.

O objetivo da ferramenta é identificar o saldo disponível no momento e projetar o futuro.

Assim, é possível ter sempre capital de giro disponível para o custeio das operações (folha de pagamento, impostos, fornecedores, etc.) e também para o investimento em melhorias (expansão de mercado, por exemplo).

Com a ajuda dele, também é possível saber como estão as movimentações financeiras semanais e mensais. Assim, fechar as contas ao final dos ciclos produtivos ou do ano fica muito mais simples.

3. Faça o controle das fontes de dinheiro para controle financeiro

Se a sua distribuidora conta com financiamentos vindos de crédito disponibilizado por bancos ou financeiras, como o crédito rural, é preciso que ela controle com cuidado esse montante.

Os financiamentos costumam suprir as necessidades de recursos em atividades operacionais e de investimento do negócio.

No entanto, não dá para sair gastando todos os recursos assim que ele chega na conta; é necessário planejamento, até mesmo para não faltar dinheiro no meio do caminho.

Por isso, tenha um controle financeiro em planilha para saber quais são as necessidades mais urgentes, o que pode esperar, etc.

4. Organize os pagamentos

Pagamentos em atraso são uma dor de cabeça para o gestor, pois geralmente eles vêm atrelados a juros, aumentando, assim, as dívidas.

Por isso, se você administra uma distribuidora de insumos, organize os pagamentos dos fornecedores e também os recebimentos dos produtores rurais, ainda mais se eles forem feitos por meio de duplicatas e notas promissórias. 

Ter esse tipo de controle e manter os compromissos em dia vai ajudá-lo a ter um bom relacionamento com os fornecedores, por exemplo, o que lá na frente pode significar prazos maiores para pagamento e até descontos para pagamentos antecipados.

5. Conte com as ferramentas certas para o controle financeiro

Um sistema de gestão ajuda a manter todas as informações centralizadas.

Por isso, adote o controle financeiro em Excel ou mesmo o controle financeiro em app. Hoje, o mercado já oferece dezenas de ferramentas que permitem fazer a gestão financeira de forma prática.

Procure por aquelas que atendam às suas necessidades, ainda mais considerando o setor no agronegócio; inclusive, você encontra opções de controle financeiro gratuitas.

Por que ter um controle financeiro?

Fazer o controle financeiro da sua distribuidora de insumos agrícolas é, antes de tudo, uma necessidade.

Uma boa gestão das finanças é capaz de levar um negócio muito mais longe, permitindo melhores projeções de crescimento.

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens, quais os tipos de controle de uma empresa e também conhece dicas de como implementá-lo, fica mais fácil se organizar.

Para continuar se desenvolvendo, conte com o apoio da TerraMagna! Nós temos soluções de crédito rural para você investir em insumos agrícolas para o seu negócio.

Quer entender como funciona a liberação de crédito?

Fale com nossos especialistas!

Procurando um tema específico?

Pesquisar

Receba nossos conteúdos exclusivos feitos pelos nossos especialistas

A TerraMagna traz crédito inteligente para distribuidores de insumos de maneira simples e rápida.

Contato

Acesse o Fides